sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Há nomes que dão para tudo

Ouvi ontem o deputado do partido Chega, na Assembleia da República, a evocar a morte de Jacinta Marto, precisamente num dia 20 de fevereiro, manifestando-se contra a despenalização da Eutanásia. Confesso que, de repente, não identifiquei logo o nome da pessoa a quem se referia.
Já não bastava Camões e Pessoa serem encaixados em muitos discursos públicos, consoante os tempos e consoante as vontades, também alguns santos da Igreja católica podem dar jeito e fazer semear uns votos que serão colhidos em tempo julgado certo.
O mesmo deputado, que critica a hipocrisia de muitos para desvalorizar e branquear atos de racismo e de ódio, socorre-se de tudo para navegar na onda do populismo e oportunismo.
Como qualquer pessoa católica, conheço um pouco da história dos três pastorinhos de Fátima, tendo dois deles, Jacinta e Francisco, morrido em idade jovem e inocente. Poderá ser este um bom motivo para o referido deputado querer influenciar e fazer-se ouvir, no seu estilo frenético, truculento  e nervoso.
Descansa em paz, santa Jacinta, mas não perdoes sempre aos que sabem o que fazem.



Sem comentários:

Enviar um comentário