domingo, 8 de julho de 2018

Uma noite na Velha Casa e Outros Dias


Noite

Estou a escrever à noite porque, durante o dia, não tive tempo nem vontade. Acontece aos escritores e muito mais facilmente a mim que não o sou, apesar do meu amor pela escrita.
O céu está sereno, embora as nuvens o tinjam de tons pardacentos. Há muito que vivo só e julgo que assim quero continuar.
Antes de o Félix ir para Moçambique, falámos várias vezes sobre o assunto e vêm sempre à baila os casos de amigos nossos que dormem em quartos separados ou em casas diferentes, e vivem felizes.
- Mas é preciso que a casa tenha espaço ou que cada um aguente as despesas, diz sempre ele com o seu sorriso abraçador (surgiu-me esta palavra, gostei  e acho que a vou adotar).
 Durante a tarde, resolvi, fazer compota de abóbora. Colei, nos frascos, uma etiqueta com flores rosadas miudinhas e que embelezam aquele sabor doce e de cor outonal. Pu-los depois numa prateleira que enfeitei com uma cortininha colorida de papel que recortei. Tal como faziam as velhas senhoras da casa e a minha avó paterna.
Olhei em seguida a eira e vi-me em criança a virar o milho em pequeninos carreiros para que todos os grãozinhos amarelos, bem espalhados na pedra, secassem ao sol. Nunca mais esqueci o calor rugoso do milho quente debaixo dos pés descalços.
Agora, é noite e escrevo porque as palavras fazem-me falta se estiver muito tempo sem lhes tocar.
As luzes da sala estão acesas e vejo o céu coberto de nuvens inertes. E também algum nevoeiro. Vou-me deitar. Gosto pouco da noite. É a morte do céu e de quase todas as coisas.

Sem comentários:

Enviar um comentário