sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Com tradições de Natal!

Há dias, enquanto conduzia, ouvi uma rubrica na rádio sobre o frenesim das compras do Natal, o que rouba muito tempo ao descanso e ao direito a momentos necessários de preguiça.
Foi apresentado também o argumento de que muita coisa se faz nesta quadra para compensar muito do que não é feito durante o ano.
Gostei de ter ouvido aquilo e ajudou-me a viver com mais tranquilidade possíveis esquecimentos, possíveis falhas pela parte que me toca. Ah, e também a reduzir o stresse e a pensar que, muitas vezes, se faz o que se pode e não tudo como se desejaria, e o melhor será estar com as pessoas e dar-lhes atenção.
Porém, como muita gente comum como eu, faço uma lista e vou dando baixa dos nomes das pessoas para as quais já tenho o presente. Em família, optamos pelo "Amigo secreto" entre os adultos, o que facilita bastante.
Ainda assim, há bastantes presentes. Gosto de usar presentinhos feitos por mim: compotas, saquinhos de bombons, bonequinhas de fuxicos, mas nem sempre isto vem a calhar!
E dou comigo a pensar se não seria melhor distribuir estes presentes durante o ano para comemorar momentos e não apenas datas de calendário. Mas a tradição, neste aspeto, continua a ser o que era, malgré tout!
E ainda me faltam umas coisitas! E para mais o telemóvel caiu e o vidro ficou todo estalado! E os piscas do carro podem de repente voltar a falhar! E ainda não visitei familiares que sei que estão à espera! E, se calhar, vai chover e estar frio no Natal! E tenho de comprar o pão para as rabanadas e hoje já deve haver fila! E as pessoas que não têm prendas de Natal. E as pessoas que não têm ninguém no Natal. E ainda não levei umas coisas à família que vive perto e que sei que bem precisa.
De facto, sou um ser comum como muitos seres comuns, mas, acreditem, tentarei que o meu Natal seja tranquilo e não anule momentos de descanso e de preguiça, o que me ajudará a compreender melhor também a necessidade de tranquilidade dos outros. E sobretudo pensar que há muitos dias para além do Natal.
Tenham um Feliz e Tranquilo Natal!

2 comentários:

  1. Boas festas (com postal espinhense e musiquinha do 'Brasiu')
    Beijinho e xi-coração.
    Até ao nosso reencontro.
    http://carruagem23.blogspot.pt/2017/12/ainda-natal.html

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Vítor, pelos votos e pela partilha do post. Gostei muito.
    Feliz Ano Novo com muitas alegrias e boas maresias.
    Até breve.
    Abraço
    M.

    ResponderEliminar