Poderia enumerar muitas coisas que me agradam em Londres, mas vou referir os canteiros floridos das casas. Retangulares na sua maioria, surgem às janelas, nos muros, no pavimento... E as flores são quase sempre miudinhas e de cores diferentes: azul, violeta, branco, amarelo...
E sob um céu tantas vezes cinzento e tantas vezes chuvoso, desenham-se estes bocadinhos alegres e vivos bem perto de quem por eles passa e de quem junto deles reside. Apetece passar devagar e contemplar os diferentes canteiros, uns mais bem cuidados do que outros, mas coma suave e bela pujança de um clima que torna mais verde o que a natureza assim sempre pintou.
A junção de tantas cores é como a multiplicação de etnias que coabitam em Londres. Haverá alguém que queira que os canteiros londrinos tenham uma só cor? Se assim for, muitas flores morrerão e as que ficarem murcharão porque, ao serem cortadas todas. as outras, as raizes não deixam de ser afetadas.
I ❤️ London nas cores húmidas que a natureza da vida foi acrescentando, dando força e beleza à cidade. Só quem não a ama ou não a conhece será capaz de o fazer. Ou não passou por ela devagar, como quando se contemplam os seus canteiros.
quarta-feira, 29 de junho de 2016
sexta-feira, 24 de junho de 2016
BREXIT
quinta-feira, 23 de junho de 2016
Ainda haverá poema?
Ó meu rico S. João,
Tira-nos deste empate
Ajuda a encontrar a vitória
Para que não fique na memória
Ganhar apenas por resgate
Com ou sem microfone
Que os jogadores não atirem à água
Tantos sonhos tantas crenças
Para resolver desavenças
Que emergem de tanta mágoa
E há muitos poetas que cantam
Os jogadores em campo a lutar
Como se a vida estivesse a seus pés
Com a bola a correr a sete pés
Para a vitória poder alcançar
Meu rico S.João, desculpa
De tanto pedido fazer
Nisto que não são orações
Apenas algumas impressões
De quem poema não sabe fazer
Mas no sábado é que vai ser
Diz o povo com esperança
E assim se esquece a tempestade
Sempre à espera da bonança!
Tira-nos deste empate
Ajuda a encontrar a vitória
Para que não fique na memória
Ganhar apenas por resgate
Com ou sem microfone
Que os jogadores não atirem à água
Tantos sonhos tantas crenças
Para resolver desavenças
Que emergem de tanta mágoa
E há muitos poetas que cantam
Os jogadores em campo a lutar
Como se a vida estivesse a seus pés
Com a bola a correr a sete pés
Para a vitória poder alcançar
Meu rico S.João, desculpa
De tanto pedido fazer
Nisto que não são orações
Apenas algumas impressões
De quem poema não sabe fazer
Mas no sábado é que vai ser
Diz o povo com esperança
E assim se esquece a tempestade
Sempre à espera da bonança!
quarta-feira, 22 de junho de 2016
Às 5h de hoje, haverá também poema?
A SELEÇÃO
Poema de Carlos Drummond de Andrade
Vai Rildo, não vai Amarildo?
Vão Pelé e, que bom. Mané,
o menino gaúcho Alcino
e nosso veterano Dino,
Altair, rima de Oldair,
ecoando na ponta: Ivair,
e na quadra do gol: Valdir.
Fábio, o que não pode faltar,
e também não pode Gilmar,
como, entre os santos dos santos,
o patriarca Djalma Santos,
sem esquecer o Djalma Dias
e, entre mil e uma noites, Dias.
Mas se a Comissão não se zanga,
quero ver, em Everton, Manga.
É canhoto, e daí? Fefeu,
quando chuta, nunca perdeu.
A chance que lhe foi roubada,
desta vez a tenha Parada.
Paraná, invicto guerreiro
para guerrear como aqui, lá.
Olhando pró chão, Jairzinho
é como joga legalzinho.
Não abro mão de Nado e Zito,
nem fique o Brito por não dito.
Ditão, é claro, por que não?
e o mineiríssimo Tostão,
o grande Silva, corintiana
glória e mais o áspero Fontana,
Dudu, Edu... e vou juntando
bons nomes ao nome de Orlando,
para chegar até Bellini
em cujas mãos a taça tine.
Célio, Servílio: suaves eles
já completados por Fidélis.
Edson, Denilson e Murilo,
cada um com seu próprio estilo.
Um lugar para Paulo Henrique
enquanto digo a Flávio: fique!
Com Paulo Borges bem na ponta
eu conto, e sei que você conta.
Na lateral, Carlos Alberto
estou certo que vai dar certo.
Acham tampinha Ubirajara?
Valor não se mede por vara.
Até parece de encomenda:
Leônidas, nome que é legenda.
E se Gérson do Botafogo
entra no campo, ganha o jogo.
Não podia esquecer o Lima
e seu chute de muita estima.
Com tudo isso e mais Rinaldo
e o canarinho de Ziraldo,
quarenta e seis, se conto bem
— um time igual eu nunca vi
em Europa, França e Belém —
que barbada seria o Tri,
hein?
(Correio da Manhã, 03-04-1966)
segunda-feira, 20 de junho de 2016
sábado, 18 de junho de 2016
Algumas cores de S. João
Parte da instalação "Gira", no Largo de S. Domingos - Porto |
S. João, és manjerico,
Alho porro, erva cidreira
E também o martelinho
A dar cor à barulheira!
S. João, na minha infância,
Eu pedia um tostãozinho,
Mas se eu fosse banqueira,
Logo teria um milhãozinho!
O desconcerto do mundo
Na Europa foi instalado;
O rico recebe prémio
E o pobre é castigado!
S. João, isto vai mal
No reino da Educação.
Haverá liberdade de escolha
Quando é enorme a seleção?
E por falar em seleção,
Logo o futebol vem à mente;
Oxalá Portugal aqueça
Para animar cá a gente!
E os políticos argumentam
Como se fossem virgem santinha;
Querem que os lugares aqueçam
Puxando brasa à sua sardinha!
Ó meu rico S. João,
Vou-te fazer um pedido:
Ajuda a encontrar a direção
Neste mundo tão perdido!.
segunda-feira, 13 de junho de 2016
domingo, 12 de junho de 2016
sábado, 11 de junho de 2016
sexta-feira, 10 de junho de 2016
terça-feira, 31 de maio de 2016
Liberdade de escolha? De quem?
As escolas que defendem publicamente os contratos de associação têm usado slogans de uma grande emotividade e pouca consistência. Dizem, escrevem, repetem, propalam que deve haver "liberdade de escolha", e muitos põem, de facto, o slogan em prática. Muitos, isto é, direções desses estabelecimentos de ensino..
Ora, não sou nem nunca fui contra o ensino privado, Porém, se existem contratos de associação, com o recurso a dinheiros públicos, não poderão ser aplicados critérios de seleção de alunos como acontece, de forma recorrente e conhecida.
Um dia, um ex-aluno meu, do ensino público, com uma disciplina em atraso no secundário, disse-me que ia mudar de escola, porque tinha sabido de uma vaga num estabelecimento de ensino com contrato de associação. Disse-lhe que o melhor seria não contar com essa vaga. Ele, crente no concerto do mundo, manteve as expectativas. Perdeu-as, contudo, no dia em que contava fazer a inscrição. É que, para além de uma disciplina em atraso, as outras notas eram bastante baixas, o que afetaria, com certeza, o ranking escolar, porque não se antevia sucesso.
De facto, todos conhecem casos em que a liberdade de escolha é limitada para muitos e abundante sobretudo para a direção dos colégios. Haverá, com certeza, exceções, mas não fazem a regra.
O mar amarelo, que se avistava em Lisboa na última manifestação, era composto por muitas crianças e jovens. Teriam sido consultados, respeitando a sua liberdade de escolha, para lá estarem?
Ontem, um comentador, julgo que Miguel Sousa Tavares, dizia ter desconhecido, até agora, a vasta dimensão dos apoios do Estado a escolas privadas. Outro comentador, Luís Marques Mendes, por outro lado, dizia, no comentário do últimos domingo na SIC, que o governo devia manter os contratos de associação por mais dois anos, porque também existem muitos outros dinheiros que se gastam! Ora, isto é uma forma, embora displicente, de reconhecer que estes contratos são dispensáveis.
A defesa da sua manutenção está a tornar-se apenas ideológica.
Outro slogan muito repetido é que o ensino ministrado nos colégios tem mais qualidade. - Imediata - acrescento eu, porque são referidos, com muita frequência, casos de grande sucesso no ensino superior, por parte de alunos que estudaram em escolas públicas.
Sem querer aumentar a cisão entre o ensino público e o privado, porque ambos merecem muito respeito, seria bom que não se perdesse tanto tempo com slogans e tiradas algo irracionais de uma só cor e em proveito próprio ou de um grupo restrito, mas que se agisse com mais sensatez, tendo em conta que "A César o que é de César".
E há tanto a fazer na Educação - tanto em escolas públicas como em privadas, apesar de já tanto se ter feito!
Maresia
A propósito das afirmações, loucas e desrespeitosas, de José Cid
sobre os transmontanos, e que têm gerado um mar de críticas,
lembrei-me deste texto
que postei em fevereiro de 2014.
Partilho-o de novo.
E ando com saudades de ir a Trás-os-Montes, apesar de gostar muito do mar.
Van Gogh |
Quando era pequena, ouvia a minha mãe dizer que, na
cidade, havia um mar de gente. E também falava do mar de água que ela dizia
ficar muito muito longe. Demorava tanto a dizer a palavra que parece que ainda
oiço aquele eco: looooooonnnge. Falava também do grande oceano.
Senti sempre alguma curiosidade por saber como era o
mar tão grande, assim como era o mar de gente. Nunca tive tempo nem
oportunidade. Casei muito nova. Tinha a família, o campo, os animais… E também
montanhas com neve ou secas pelo sol que pareciam barreiras.
Há muitos anos que os meus filhos saíram da aldeia.
Foram abandonando a terra, enquanto se faziam homens. Como todas as outras
pessoas mais novas e com força, foram trabalhar para longe e tudo foi morrendo
aos poucos. Ficaram os velhos nas casas cada vez mais velhas e escuras. A
aldeia, tal como as pessoas, envelheceu. Ficámos todos mais fracos e sós.
Os meus filhos quiseram sempre que eu
conhecesse a cidade e que eu visse o mar. Acabei por vir, porque não gosto de
dizer não aos meus filhos. Já bastou o tempo em que não lhes podia dar os
brinquedos que pediam. O que valia é que gostavam das histórias que eu lhes
contava. Olhava à minha volta e logo inventava um continho, como eu gostava de
lhes dizer. Lembro-me da história do milho cor-de-rosa, da cereja-brinco-de-princesa,
da castanha que gostava de apanhar sol, da geada endiabrada, da bola de trapos
que se desfez antes de chegar à baliza…
Agora aqui estou em frente ao mar e só me apetece
olhar e ficar calada. A luz é tão forte que mantenho os olhos quase fechados. Parece
que estou numa festa, porque posso descansar e ver muita gente a passear. As
pessoas não parecem ter pressa. A esta hora, se eu estivesse na minha aldeia, teria
de recolher o gado e dar-lhe de comer. E acender o lume. Às vezes nem reparo
nas cores do pôr-do-sol. E, no entanto, há turistas que ficam na estalagem que
há na aldeia, atraídos pela paisagem do fim do dia, como se fosse íman
para os seus olhos.
Agora que estou perto do mar, parece que oiço tudo
melhor. E vejo melhor também. O cheiro é fresco e azul. Afinal estou a gostar
de ter vindo.
O barulho das gaivotas é que parece agoirento. Parece
que chamam ou gritam! Fazem-me lembrar uma rapariga da aldeia que decidiu
emigrar. Dizia que não sabia como as pessoas podiam viver encarceradas entre
montanhas que escondiam o céu. Algum tempo depois regressou. Deixou crescer os
cabelos crespos e punha-se a cantar canções estranhas até de madrugada, à
janela. As músicas falavam de um amor infeliz e de segredos nunca contados.
O mar é muito mais largo do que eu pensava. Faz muito
barulho e as ondas, quando saltam, são mais altas do que os rochedos. A espuma
parece neve no inverno da minha aldeia.
Quando abro os
olhos e vejo este mar cheio de luz, sinto-me pequenina. Parece que me cega. Lembro-me
da minha terra que está muito distante. Não quero regressar por enquanto. O mar
não pode ser visto a correr. É como os montes. Quem os olha só da estrada não
os fica a conhecer nem os guarda na memória.
Olho para o mar
e parece que estou a ver e a ouvir a minha mãe. Ela, uma vez, ensinou-me uma
palavra que ouvira de uma senhora da aldeia que tinha livros que lia numa
casa à beira-mar. Essa palavra era maresia.
Só agora a percebi melhor.
Assim como entendi a voz antiga de minha mãe.
quinta-feira, 26 de maio de 2016
Uma belíssima ideia!
OFICINA DO LIVRO PARA
CRIANÇAS A PARTIR DOS SEIS ANOS
No âmbito da próxima feira do livro “LIVROS NA REITORIA”, nas
arcadas da Reitoria da Universidade do Porto, no dia 4/6/2016, vai ser
realizada uma “oficina do livro” para crianças a partir dos 6 anos, pelo
Serviço Educativo do Museu da Imprensa.
Esta actividade tem o
livro como ponto de partida, e as crianças são desafiadas a construir
livros através de técnicas simples e versáteis, de uma forma original e
divertida, com dobragens e colagens, sendo a decoração e as histórias únicas e
pessoais, e da inteira responsabilidade dos jovens criadores/autores.
Recursos humanos – Dois monitores por oficina.
Materiais – Fornecidos pelo Museu da Imprensa.
Duração da oficina – 60 minutos (a partir das 16h)
Número máximo de
participantes – 20
(vinte).
Preço – 7,50€ (IVA incluído)
DATA LIMITE PARA A
INSCRIÇÃO: 27/05/2016
Contacto:
968707303sábado, 14 de maio de 2016
Dina, Leyla, Cairo, francesinhas...
Ontem, ao fim da tarde, caminhávamos e estávamos quase a chegar à ponte D. Luís, no Porto. Em sentido contrário, vinha uma jovem. Parou junto de nós e perguntou, em inglês, como chegar à rua Santa Catarina.
Estávamos bem longe para quem anda a pé. Entreolhámo-nos. Como seria o modo mais fácil de lá chegar? Ir pelo túnel? Não, o melhor seria, se ela quisesse, continuara a caminhada, acompanhá-la até ao Cubo e depois indicar-lhe o percurso. Logo aceitou com um sorriso de algum contentamento. Reparei, então, que era morena, magra, cabelo escuro e segurava um telemóvel na mão. Pelo caminho, fomos falando, entrecortando, de vez em quando, a conversa: como se diz em inglês? Se disser em francês, compreende? A little bit!
E, entretanto, chegámos à Ribeira. Os restaurantes, olhando o rio e o Cais de Gaia, ainda estavam quase vazios. Nos bancos, junto ao Douro, alguns casais de namorados pareciam viver a liberdade de tempo amoroso e livre. Bem perto, boiavam dois pequenos barcos.
Fomos caminhando. Qual é o seu país? Egito. Já lá foram? Não, mas conheço pessoas que estiveram lá. E gostaram? Sim, muito. Ela sorri. Acrescento que gostava de visitar o Cairo. Sim? É muito bonito e agora está mais calmo do que há uns cinco anos, continua ela.
Perguntei-lhe o nome: Dina (talvez Dinah). Em Portugal, há muitas mulheres com esse nome. Sim? - pergunta ela com alguma admiração. E Leyla também? Não, dissemos-lhe.
A minha filha chama-se Leyla e mostrou o telemóvel com a fotografia dos filhos. Muito bonitos - dissemos nós.
- Os seus filhos são crescidos e ainda é muito nova.
- Não, já tenho 34 anos. E abriu o sorriso moreno. As minhas amigas da minha idade já têm filhos muito mais velhos. Dissemos-lhe que atualmente há muitas mulheres em Portugal que têm filhos muito mais tarde.
E íamos caminhando. Apontámos para as Caves do Cais de Gaia. Não conhecia. Sim, do vinho do Porto já tinha ouvido falar. E depois perguntou por pratos típicos. Tinham-lhe falado de um peixe pequenino. Presumimos que fosse sardinha ou carapau. Sim, é muito bom. Com arroz de feijão.
Passávamos junto a um restaurante, onde se podia ler que havia francesinhas. Conhece? Não. Quis saber o que havia por baixo do molho.
Chegámos ao Cubo. Parámos. Procurámos o melhor ângulo para se ver bem. E dissemos-lhe: sobe, duas ruas acima, vira à direita, vai ver a Estação de S. Bento, sobe a rua 31 de Janeiro, também à direita, e a rua perpendicular é a rua Santa Catarina.
Isto tudo com muitos movimentos de mãos para suprir o que não se sabia explicar bem em inglês.
Passe uns bons dias no Porto.
-
sexta-feira, 13 de maio de 2016
COMPOTA DE AMEIXAS COM CHÁ E CHEIROS
Já não é a primeira vez que partilho, aqui,
esta "receita".
Na verdade, nunca a fiz. Interessou-me mais pelo sabor da escrita do texto,
apesar da sua simplicidade, do que a compota em si.
Quando tiver
ameixas no meu quintal, tentarei fazê-la.
Mas, claro, não a darei à vizinha. Se
não gosta de ameixas!
Não sei se vem a propósito, mas ainda não vi cerejas à venda este ano!
Ingredientes:
500 g de ameixas frescas e maduras
Um bule de chá com açúcar
Quatro colheres, das de sopa, de rum
Algum tempo, muito afeto
Acessórios essenciais: uma cesta, ervas aromáticas, um bloco, uma caneta,
luz do Sol
Se tiver quintal, percorra-o pela manhã.
Lá pelo meio de uma manhã de Sol. Esqueça as ervas daninhas e tudo o que houver
de mais rasteiro. Os olhos devem ser levantados para além da sua cabeça, junto
das ameixoeiras. Use as duas mãos que ajudarão na procura de ameixas rijas e
maduras. Não importa a tonalidade. Podem ser brancas, rosadas ou vermelhas.
Tenha consigo uma cesta. No fundo, pode pôr hortelã-pimenta, alecrim,
manjericão, lúcia-lima, erva cidreira… Colha os frutos ainda com algumas
folhas. Utilize uma tesoura pequena de poda. Usada mas não enferrujada.
Se não tiver árvores de fruto, procure
as ameixas num mercado tradicional. Se a vendedeira quiser aldrabar no preço, é
por uma boa causa. Porém, não deixe de regatear. E de escolher os frutos bem
frescos, perfumados, coloridos.
Chegando à cozinha, ponha a cesta –
mesmo que vá ao mercado, prefira-a ao saco de plástico – sobre a mesa. Retenha
as cores e os aromas. Pode até fotografar e registar, por escrito, as suas
impressões, porque a memória muitas vezes é curta; as imagens amontoam-se,
esbatem-se, apagam-se.
Utilize um bloco que tenha comprado numa
viagem com momentos de luz e descoberta. Ponha-o sobre a mesa e vá escrevendo
frases soltas. Poderá reutilizá-las, recortando-as e colando-as no frasco.
Evite tapar os frutos.
Não desligue o telefone nem o ponha em
silêncio. Se alguém telefonar, partilhe o momento.
Lave depois as ameixas, já sem pé nem
folhas. Faça-o numa vasilha grande, sem pressa, mexendo os frutos delicada e
amorosamente.
Ao lado, tenha outra vasilha. Antiga de
preferência. Que lhe traga boas recordações de alguém que gostava de si, que se
preocupava consigo, que lhe mostrava sempre um sorriso e que também contava
histórias doces.
Misture e ajeite bem as ameixas nessa
vasilha. Sobre elas, deite devagar o chá. Use um bule que viu sobre a mesa em
dias de festa ou em momentos felizes. Cubra todas as ameixas, independentemente
da forma ou do conteúdo. Ponha a tigela num sítio fresco e tranquilo da
cozinha. Dê-lhe espaço e visibilidade. Vá à arca e procure uma toalha de estopa
ou de linho. Pode ser grossa e enrugada. Aconchegue-a sob a malga. Deixe
repousar durante a tarde e noite. Aproveite o silêncio aromatizado para
escrever mais longamente.
No dia seguinte, levante-se cedo. Abra a
janela. Espreguice-se, esquecendo que a vizinha é madrugadora e curiosa.
Já na cozinha, escorra as ameixas e
passe-as para uma compoteira transparente. O rum irá para o lume com um pouco
de açúcar e a calda que ficou. Logo que tome ponto, deite-a sobre as ameixas,
deixando macerar duas horas. Coloque a compoteira num sítio onde dê o Sol. Vá
rodando o frasco para iluminar todos os frutos e poder observá-los melhor na
sua unidade e diferença. Saboreie o momento. Guarde a cesta.
Por fim, ofereça as ervas aromáticas à
vizinha. Ela disse um dia que não gostava de ameixas.
quinta-feira, 12 de maio de 2016
Sete Anos de Pastor Jacob servia
Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
e a ela só por prémio pretendia.
Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando se com vê la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.
Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assi negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida;
começa de servir outros sete anos,
dizendo:-Mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida.
Luís de Camões
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