domingo, 3 de abril de 2022

Mimosa

 

Quando hoje de manhã cheguei à velha casa, logo a vi a rebolar-se no chão ao sol e em plena liberdade. Passado algum tempo, já tinha desaparecido do pátio. É assim a Mimosa, de belo pelo amarelado e olhos desconfiados de verde fugidio. Um dia - há já uma data de anos - apareceu no jardim da velha casa e por lá ficou a morar, embora ninguém lhe conheça o poiso. Nem crias. Nem acompanhantes. Nem os dias que demora a regressar quando deixa de ser vista. 

Para muitos, é uma gata imprevisível que, de repente, vira feroz como onça. Quem não a conhece e, a confiar no nome, mima-lhe o pelo, mas logo recua no gesto pelo rosnar repentino do felino.

Com o tempo, habituou-se à companhia serena do senhor Delfim e aos restinhos do almoço que ele lhe põe com cuidado no pratinho verde. Seja onde for, esteja onde estiver, quando ela lhe pressente os passos, aproxima-se e vai ficando por perto, sossegada e constante, enquanto ele trata da terra e das plantas.

Comunicam como dois seres solitários e silenciosos que pisam a terra bravia que lhes amacia a vida, sem excesso verborreico.

Antes de eu sair da velha casa, chamei 'Mimosa'! Só para ver se ela estava lá. Não apareceu. Tenho para mim que nunca achou graça ao nome que eu própria lhe dei.



8 comentários:

  1. Onde resido, na rua/praça existe um jardim onde "moram" dois gatos pretos que, penso, sejam irmãos. Um deles está sempre presente. O outro sai de manhã - deve ir trabalhar - e só regressa à noite, lol
    .
    Saudações cordiais
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que só regressa à noite fez-me lembrar o conto de Miguel Torga, sobre um gato, nos seus Bichos.
      Quer ver mundo e faz muito bem. Talvez conte depois ao 'irmão'.
      Um dia alegre e divertido.

      Eliminar
  2. Muito bom. Adorei a publicação. Obrigada pela partilha!

    --
    Não há silêncio que me incomode

    Beijos. Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Uma gata " desconfiada " ou "desconfinada"

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Julgo que as duas coisas, o que a torna imprevisível mas talvez mais engraçada.

      Eliminar
  4. Mimosa é um nome bonito. Talvez porque um familiar tinha uma cadelita amarela e ladina com o mesmo nome. E essa gata tem um jeito muito seu para lidar com os humanos. A história tem pernas para andar, continua ou fica por aqui?
    Boa semana, Maria.

    ResponderEliminar
  5. Por acaso a Mimosa já entrou numa história que continua à espera de um final mais a meu gosto. Quando a releio, acho sempre que a Mimosa merece melhor.
    Um dia bom e com mimos Bea.

    ResponderEliminar