sexta-feira, 23 de julho de 2021

À volta das rotundas

 

De há uns anos a esta parte, não faltam rotundas. Quando começaram a aparecer, foram criticadas, tal como acontece com muita coisa que é novidade. Mas, pensando bem, dão jeito e organizam melhor o trânsito. Pelo menos, as que conheço melhor.

Só não gosto é quando têm erva daninha alta, arbustos secos, pedaços de terra ressequidos. ou plantas grandes que não deixam ver bem para o outro lado. Como acontece às vezes em espaços separadores de estradas. Podendo-se mudar de sentido, não se consegue ver bem os carros que vêm em sentido contrário, de tão altas que as plantas são.

Pois bem, tenho reparado ultimamente que muitas rotundas se estão a alindar. E de que maneira. Ele são flores, ele são cores e formas combinadas. O resultado dá gosto e os olhos gostam de espaços bonitos. Se gostam. Eu diria que também os corações.

Oxalá que assim continue depois das eleições autárquicas. Os olhos gostariam e os corações também. Ah, assim como a crença nas instituições.

 

12 comentários:

  1. Em geral, as rotundas agradam-me. Mas há as que foram construídas sem que espaço haja para tal; são arremedos mal amanhados e quando o condutor desprevenido dá por isso está numa mini rotunda. A febre das rotundas não devia dar-lhes prioridade senão quando facilitam o trânsito. E olhe Maria que conheço várias com tais características e em cidades grandes e lugares muito transitados: são um perigo para quem desconheça o piso e quase aposto que, de vez em quando, originam acidentes de tráfego.
    A febre eleitoral costuma alindar a cara de vilas e cidades, dar-lhes umas tintas de novidade. E, se enfeitadas com gosto e respeitando a finalidade de qualquer rotunda, refrescam o olhar.

    ResponderEliminar
  2. Há que deixar crescer o mato, para depois se cortar na altura certa...
    Foi bem observado Maria Dolores, com o seu olhar atento. Aqui perto de mim, a febre eleitoral ainda não chegou e torna perigoso entrar em rotundas, entroncamentos e até certos sinais de transito se deixaram de ver. Tudo normal, é a força reprodutiva da Primavera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Joaquim. E eu gosto muito de ver a vegetação, não pode é tapar o que é preciso ver bem. E lembra os sinais de trânsito e ainda bem que os lembra. Quem conhece já sabe que estão ali, mas para quem não os conhece pode ser muito mau estarem tapados.
      Um bom dia, Joaquim.

      Eliminar
  3. Sim, também já passei por algumas rotundas onde tive de abrandar a marcha para as compreender, o que me custou logo várias buzinadelas.
    Se a febre eleitoral ajuda a lavar e a alindar a cara de muitos espaços até é bom. Bom seria é que os cuidados continuassem depois.
    Um dia bom com bons olhares, Bea.

    ResponderEliminar
  4. Bom dia
    Como todas as coisas inovadoras , também as rotundas têm vantagens e desvantagens , porem neste caso acho que trouxe mais vantagem para as nossas rodovias .
    E claro que também as autarquias se aproveitam um pouco para fazer campanha , principalmente para retratarem os candidatos .
    Há sempre prós e contras .

    JR

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Joaquim. Também concordo consigo. E mostram boas referências do concelho através de obras de arte, o que também é muito bom. Serem mais cuidadas neste período pré-eleições é natural porque também arranjamos melhor a casa em ocasiões especiais. Tem de ser é um trabalho continuado, senão perde a piada. Quero acreditar que o seja na grande parte dos casos.
    Boa 6ª f. para si.

    ResponderEliminar
  6. As rotundas ajudam e MUITO a circulação do trânsito. Infelizmente ainda existem MUITOS/AS condutores/as que não sabem circular e como sair das rotundas.

    Feliz fim de semana

    ResponderEliminar
  7. É verdade, Ricardo, mas nem sempre é fácil quando há muito trânsito. Nisto, como em tudo na vida, estamos sempre a aprender.
    Obrigada. Feliz fim de semana também.

    ResponderEliminar
  8. Que se alindem os espaços centrais da rotundas a bem do belo e agradável aos olhar, para que passada a fase dos senhores autarcas pretederem cair na boa graça dos eleitores, não volte tudo ao desmazelo camarário e ao desleixo...

    Beijinhos e bom fim de semana, amiga Dolores de olhar atento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Janita.
      Deus queira que os cuidados nos espaços públicos continuem porque se as nossas terras estiveram bonitas também nos embelezam a alma.
      Um beijinho, amiga Janita, e um fim de semana com muitas belezas.

      Eliminar
  9. As rotundas para os meus lados estão sempre compostas. Mas em alturas de eleições é normal que se preocupem contudo!:))
    --
    Passando para desejar um óptimo fim de semana. Beijos

    ResponderEliminar
  10. Felizmente, também não me posso queixar muito, mas nunca é demais lembrar!!!!
    Um beijinho e um fim de semana muito feliz.

    ResponderEliminar