segunda-feira, 18 de março de 2019

A Clarinha e o pai


Vou falar de uma menina,
Mas antes quero dizer  
Que se chama Clarinha
E, sem dois aninhos ter,
Na sua terna candura
Parece gostar de ler;
Tal como o pai e a mãe
Apreciam a leitura!

Desculpem que me enganei,
E a verdade aqui  vai:
A Clarinha gosta de livros,
Mas quem os lê é o pai.

E desde muito bebé,
Um pequeno bebezinho,
Gosta de ouvir histórias
No bom paternal colinho.

O  pai é muito expressivo,
Imitando os animais,
E a Clarinha ri, ri, ri,
Pedindo-lhe sempre mais.

Mas um dia aconteceu
Uma coisa de espantar:
Do desenho saiu um trator
Para um campo lavrar.

A Clarinha assustou-se
E começou a chorar.
Para que ela se acalmasse,
O pai pôs-se a cantar
E a fazer atchim, atchim,
Tal como na bela história,
Que veio da Califórnia,
E que fala de um espirro
Que tudo atira ao chão,
Mas não pensem que é por mal
Porque  o autor dos espirros
Está é muito constipado;
Não lhe falta educação.

(...)


E, para além dos livros,
O papá está presente,
Pensando na Clarinha,
Mesmo quando está ausente.

De manhã, leva-a à escolinha
E também buscá-la vai,
Vindo ela a palrar
Quando do infantário sai.
E o pai parece sonhar
Quando a linda Clarinha,
Com a sua voz meiguinha,
Lhe diz a palavra pai.

E ao jantar a comidinha
Nem sempre é prioridade
Porque é mesmo de brincar
Que a pequena Clarinha
Sente  mais necessidade.
E o pai lá conta histórias,
Com a ajuda da mãe,
Para convencê-la também
A comer o peixinho,
A carne ou o arrozinho,
A fruta ou o pãozinho,
Podendo depois brincar
Com o panda ou o cãozinho,
Ou então com a boneca
A que só falta falar.

(...)


E de noite a Clarinha,
- Talvez esteja a sonhar -
Se acorda de repente,
Logo começa a chorar.
Então, o pai levanta-se,
Outras vezes é a mãe,
Dizendo à Clarinha:
- O dia está a dormir,
Vamos dormir também!

E o pai da Clarinha,
Quando olha os olhos dela,
No futuro pensando vai
E, ouvindo a palavra pai,
Sente que a vida é tão bela!


A história completa foi publicado na coletânea
Contos do meu pai, da Editorial Novembro, 2017

domingo, 17 de março de 2019

Li devagar e gostei!















Postal enviado pelo Clube das histórias

Subo um passeio branco alastrado de sombra,
luz e folhas caídas.
Pela mão vai minha filha,
juntos subimos rente ao fim da tarde.
Apertando-me os dedos, olhos nos olhos,
minha filha faz-me as perguntas de todas as crianças.
Seus olhos espelham os meus
e na boquita fresca vagueia o sorriso que outrora perdi.
Absorto, caminho rumo ao fim do tempo, ela, rumo ao princípio.
O meu poente roxo é a sua alvorada estridente.
Termino um pouco onde ela começa,
mas minhas mãos continuam nas suas.
Penso agora na morte sem angústia e na vida com outro empenho.
Minha filha vai comigo, seus olhos, seus gestos, seu sorriso,
lembrança de mim.
Vou partindo. Ela apenas chega.
A tarde cai e não é triste morrendo.

 
Rui Knopfli


(Nasceu em Moçambique em 1932, faleceu em Lisboa em 1997)

sábado, 16 de março de 2019

Tom Zé canta "Salva Humanidade"

O Pai

 

O Pai

Terra de semente inculta e bravia,
terra onde não há esteiros ou caminhos,
sob o sol minha vida se alonga e estremece.

Pai, nada podem teus olhos doces,
como nada puderam as estrelas
que me abrasam os olhos e as faces.

Escureceu-me a vista o mal de amor
e na doce fonte do meu sonho
outra fonte tremida se reflecte.

Depois... Pergunta a Deus porque me deram
o que me deram e porque depois
conheci a solidão do céu e da terra.

Olha, minha juventude foi um puro
botão que ficou por rebentar e perde
a sua doçura de seiva e de sangue.

O sol que cai e cai eternamente
cansou-se de a beijar... E o outono.
Pai, nada podem teus olhos doces.

Escutarei de noite as tuas palavras:
... menino, meu menino...

E na noite imensa
com as feridas de ambos seguirei.

Pablo Neruda, in "Crepusculário"

Chile
12 Jul 1904 // 23 Set 1973
Poeta [Nobel 1971] 

sexta-feira, 8 de março de 2019

CALÇADA DA CARRICHE

Há tantas Luísas na terra!

 

Calçada de Carriche

Luísa sobe,
sobe a calçada,
sobe e não pode
que vai cansada.
Sobe, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe
sobe a calçada.

Saiu de casa
de madrugada;
regressa a casa
é já noite fechada.
Na mão grosseira,
de pele queimada,
leva a lancheira
desengonçada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.

Luísa é nova,
desenxovalhada,
tem perna gorda,
bem torneada.
Ferve-lhe o sangue
de afogueada;
saltam-lhe os peitos
na caminhada.
Anda, Luísa.
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.

Passam magalas,
rapaziada,
palpam-lhe as coxas,
não dá por nada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.

Chegou a casa
não disse nada.
Pegou na filha,
deu-lhe a mamada;
bebeu da sopa
numa golada;
lavou a loiça,
varreu a escada;
deu jeito à casa
desarranjada;
coseu a roupa
já remendada;
despiu-se à pressa,
desinteressada;
caiu na cama
de uma assentada;
chegou o homem,
viu-a deitada;
serviu-se dela,
não deu por nada.
Anda, Luísa.
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.

Na manhã débil,
sem alvorada,
salta da cama,
desembestada;
puxa da filha,
dá-lhe a mamada;
veste-se à pressa,
desengonçada;
anda, ciranda,
desaustinada;
range o soalho
a cada passada;
salta para a rua,
corre açodada,
galga o passeio,
desce a calçada,
desce a calçada,
chega à oficina
à hora marcada,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga;
toca a sineta
na hora aprazada,
corre à cantina,
volta à toada,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga,
puxa que puxa,
larga que larga.
Regressa a casa
é já noite fechada.
Luísa arqueja
pela calçada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada,
sobe que sobe,
sobe a calçada,
sobe que sobe,
sobe a calçada.
Anda, Luísa,
Luísa, sobe,
sobe que sobe,
sobe a calçada.

António Gedeão, in 'Teatro do Mundo'

quinta-feira, 7 de março de 2019

Dia 7 de março 2019

Lourdes Castro, 1976

quarta-feira, 6 de março de 2019

Acrisart-E.agora.José?

"E agora, José?"

José

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama, protesta?
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,
seu terno de vidro,
sua incoerência,
seu ódio — e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, para onde?

Carlos Drummond de Andrade, 1942

segunda-feira, 4 de março de 2019

É possível processar quase um país inteiro?


Editorial
PÚBLICO

3 de Março de 2019 

'Carta ao sr. Neto de Moura

O senhor, vindo lá das cavernas de onde fala, está a infringir a Constituição, mas nem dá por isso – assim como os seus colegas que lhe aplicaram a advertência. Os senhores metem-me medo. E não há sociedade mais doente do que aquela que fica com medo da Justiça.


Senhor Neto de Moura. Não nos conhecemos, felizmente. Digo felizmente, porque, embora o jornalismo me obrigue, de quando em vez, a contactar com as catacumbas da sociedade, prefiro, como dizia o famoso Bartleby do Herman Melville, não o fazer.
A verdade é que gostaria de o processar. Não tenho muita paciência para tribunais e os juízes metem-me algum horror, porque já vi em acção alguns exemplares como o senhor. Também não tenho muito tempo livre e a Justiça é lenta. Depois, é verdade que não tenho muito dinheiro e, já se sabe, a Justiça é cara.

Eu tenho um problema de saúde: perante o asco, tenho vómitos. Às vezes também tonturas. As últimas decisões que tomou provocaram-me problemas de saúde. Talvez isso seja um motivo para o processar. Fico literalmente doente ao ver a sua, vá lá, doença com as mulheres. O prejuízo para a minha saúde dos seus acórdãos pode ser um motivo para um processo.
O meu problema com situações asquerosas é uma razão porque evitei, até este momento, escrever sobre o acórdão em que o senhor invocou a Bíblia e considerou exemplares – no sentido de lhe servirem de exemplo — as sociedades que apedrejam as mulheres adúlteras para “acentuar que o adultério da mulher é uma conduta que a sociedade sempre condenou e condena fortemente (e são as mulheres honestas as primeiras a estigmatizar as adúlteras)” e por isso a dita sociedade “vê com alguma compreensão a violência exercida pelo homem traído, vexado e humilhado pela mulher”.
O senhor, vindo lá das cavernas de onde fala, está a infringir a Constituição, mas nem dá por isso – assim como os seus colegas que lhe aplicaram a advertência. Os senhores metem-me medo. E não há sociedade mais doente do que aquela que fica com medo da Justiça.

Eu sinto-me humilhada, vexada pelo senhor e a sua repugnante ideia de “sociedade”, mulheres e adultério. Acho que o senhor não me respeita e ofende todas as mulheres deste país.
O adultério não é crime, a não ser na sua cabeça, que me abstenho de qualificar ainda mais. A questão é que o senhor é juiz e põe em causa a segurança das pessoas, desde que sejam mulheres. Isso ofende-me.
A ideia de lhe dar um soco na cara até me pode passar, assim de repente, pela cabeça, mas não o farei. No meu quadro moral e seguindo os preceitos da lei e Constituição, acho que a violência física não é de todo desculpável – nem contra um juiz que a desculpa'.

domingo, 3 de março de 2019

Conversa ao pé da porta

- Nem me lembro de um Carnaval assim.
- Sim, costumava chover mais.
- As tulipas até se desfolham com a secura.
- Também tenho de regar as minhas plantas.
- Temos estado demasiado distraídos a ver a banda a passar.


Maria Bethânia - Samba da Benção

sábado, 2 de março de 2019

Conversa ao pé da porta

- Tenho andado a organizar armários e gavetas.
- Também gosto. Mas há alguma razão especial?
- Não quero dar trabalho um dia mais tarde.
- Ainda é cedo para pensar assim.
- Enquanto dura o Carnaval, sabe bem algum despojamento.


quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Em tempo(s) de máscaras!

  
  Postal enviado pelo Clube das Histórias
 clubecontadores@gmail.com

Depus a máscara e vi-me ao espelho. 


Depus a máscara e vi-me ao espelho. 
Era a criança de há quantos anos.
Não tinha mudado nada...
É essa a vantagem de saber tirar a máscara.
É-se sempre a criança,
O passado que foi
A criança.
Depus a máscara e tornei a pô-la.
Assim é melhor,
Assim sou a máscara.
E volto à personalidade como a um terminus de linha.

Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa, 1934

 


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Miramar "I'm leaving"



Ouvi hoje e gostei. Da música e das imagens.
Oxalá gostem também.

Uma notícia do Expresso, há dois dias

Portugal é 22º país mais saudável do mundo (mas está um bocadinho pior)



REDA&CO/ Getty Images

O líder da lista dos mais saudáveis está bem perto de nós. Os dez primeiros lugares são sobretudo ocupados por países europeus

Portugal é o 22º país mais saudável do mundo numa lista de 169 nações liderada por Espanha. O “Bloomberg Healthiest Country Index”, divulgado este fim de semana, lista os países e tem em consideração factores como a esperança média de vida, risco com o consumo de tabaco e a obesidade, acesso a água potável, entre outros.
Olhando para a tabela disponibilizada pela Bloomberg, apesar de a posição de Portugal no 'ranking' estar consolidada entre os melhores, perde um lugar relativamente ao ano passado, o que significa uma de duas coisas: ou estamos menos saudáveis ou os outros estão fazer mais do que que nós para melhorar. Portugal tem uma pontuação de 87,95 em 100.
Este ano, Espanha roubou o lugar a Itália, que teve de se contentar com o segundo lugar. O pódio encerra com a Islândia. Seguem-se o Japão, Suíça, Suécia, Austrália, Singapura, Noruega e termina com Israel. A maioria dos melhores ficam na Europa. Já os EUA estão em 35º.
A zona do mundo com piores resultados é a região da África Subsariana, em que 27 nações ocupam os últimos 30 lugares da tabela. Os restantes três lugares são ocupados pelo Haiti, Afeganistão e Iémen.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Quando tocam o útil e o agradável


Recordo o post de 8 de setembro 2018: "Uma proposta genial - Uma vitória, uma moeda", a partir do blogue Bem-Vindos ao Paraíso, de Isaura Afonseca.

A ideia consiste em contribuir para a APPDA Norte (Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo), com uma moeda por cada vitória do nosso clube preferido. No final do campeonato, pode entregar-se o donativo diretamente na Associação.

Quem não gostar de futebol, mas gostar de ajudar, pode encontrar outras formas de participação.

Aqui fica um modo de conhecer melhor a Instituição:
https://www.appda-norte.org.pt/index.php/contactos


Oxalá que hoje e no próximo sábado possa colocar duas moedas de um euro. Pelo FCP, é claro!!!!


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Conversa ao pé da porta

- Não acredita como ando com fome.
- Fome?
- Sim, de ler, de escrever, de ir ao cinema, de ver o mar...
- Ah, estava a ver se era de alimento!
- E acha que isso não é também alimento?

Lady Gaga e Bradley Cooper cantam juntos Shallow no Oscar 2019

Shallow - A Star is Born (Lady Gaga & Bradley Cooper)

'Roma' - um filme sem máscaras e... com três óscares.

 Quando vi este filme, pus este post. Partilho-o de novo porque o filme recebeu, esta noite e em Los Angeles, os óscares de realização, fotografia e filme estrangeiro. Para mim, apenas pessoa que gosta de cinema, bem merecidos.

Começo pelo fim. Não pelo fim do filme, mas pelo final na sala do cinema Trindade, no Porto, onde o filme também está em exibição. Toda a gente continuou sentada, durante os minutos em que passou o genérico, embora os carateres fossem esbranquiçados e de difícil leitura.


De facto, o filme, a preto e branco, entra no coração e na razão das pessoas.

Uma família mexicana de quatro filhos, uma mãe/sogra, duas empregadas e um cão. Vivem numa zona privilegiada, de nome Roma.
A protagonista (para mim) é uma das empregadas, Cleo, uma rapariga pobre mexicana, interpretada na perfeição por Yalitza Aparicio. Ela vive silêncios, sofrimentos, perdas tremendas, levantando-se sempre quando toca o despertador.


Apaixona-se por um rapaz que a abandona. Também os donos da casa se separam.
Num contexto de forte agitação social dos anos 70 no México, surgem fenómenos naturais adversos, desilusões, lutas, sentimentos fortes...
Tudo sem rodeios, sem fingimentos, sem cinismos, sem mentiras. Há cenas em que a vida é tratada a cru.

Gostei muito do modo como agem as crianças, os quatro filhos do casal. Correm para as ondas do mar, zangam-se com os irmãos por tudo e por nada, sentem a natural tristeza pela falta de amor do pai, etc.

E são todas diferentes. E todas gostam de Cleo, que sempre ajuda e acarinha.

Parece que o realizador e argumentista, Alfonso Guarón, quis homenagear as mulheres que contribuíram para o seu crescimento e educação, para além da mãe e da avó que, no filme, estão sempre presentes.

Uma das crianças tem uma forte imaginação. Não sei se, através daquele menino, ele desenhou alguns dos seus próprios traços. 
O que sei é que este filme prende ao longo de mais de duas horas. 
Perdurando nos olhos e no pensamento.




Conversa ao pé da porta

- Também fui à praia este domingo.
- Parecia verão.
- Verão em fevereiro.
- O Trump até diria que gosta deste aquecimento global.
- É tão ignorante que nem sabe o que isso é.
- Pode ser que alguém lhe explique devagarinho e tim-tim por tim-tim para ele perceber.
- A ele e a muita gente. Antes que seja tarde de mais!

Conversa ao pé da porta

- Como é que ele se está a dar por cá?
- Anda felicíssimo.
- Custa a crer depois de dezenas de anos fora.
- Muita gente da idade dele já não mudaria de país.
- Será que consegue arranjar trabalho aqui?
- Ele está confiante e também que ninguém o assalte.
- Oxalá possa continuar a confiar.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ler (com) Sophia

Ontem, na Biblioteca Municipal de Gondomar, realizou-se a prova oral, relativa à fase concelhia, do Concurso Nacional de Leitura.
Os alunos, do 1º ciclo ao Secundário, haviam lido uma obra de Sophia de Mello Breyner para a sua prova de leitura, de interpretação e representação.
As obras foram assim distribuídas:
1º ciclo - A noite de Natal;
2º ciclo - O Rapaz de Bronze;
3º ciclo - O Bojador;
Secundário - Contos Exemplares (contos 'A viagem' e 'Retrato de Mónica'.
Foi uma tarde feliz e luminosa com crianças e jovens a ler, a interpretar, a representar com prazer. E, nos bastidores de todo aquele belo desempenho, estavam professores, pais, profissionais que acreditam, elogiam, motivam, sabem descobrir, prestam serviço público...
Sophia teria gostado de assistir a todo este trabalho e acrescentaria, por certo, outro poema ao mar da sua Prosa ou Poesia.