Falar do 25 de Abril a um jovem de 20 ou 30 anos é quase ficção porque não sabem a miséria desse tempo, o atraso da sociedade, a censura, o analfabetismo de um quarto da população, a falta de liberdade, porque simplesmente não sentiram na pele isso. Esta rapaziada de agora está interessada em outros assuntos, arranjar trabalho remunerado condignamente para não terem de emigrar, habitação para não terem de viver em casa dos pais a vida toda, etc., etc. São problemas diferentes mas não menos importantes que os nossos de então. O 25 Abril para eles, vai passar a ser apenas um marco histórico como o 5 de Outubro ou o 1 de Dezembro para nós. É verdade que muita coisa melhorou mas tenho também a sensação e a desilusão que podíamos estar melhor em vez de irremediavelmente sempre na cauda da Europa. São cinquenta anos caramba, há vidas mais pequenas! Uma boa tarde e um excelente feriado Maria Dolores.
Sim, para os mais jovens, o 25 de Abril é muitas vezes ficção porque não conheceram o antes e nasceram muito depois, quando já estava muita coisa feita, embora haja ainda muito a fazer. Quando estava no ativo, alguns alunos, adolescentes, diziam que a vida antes de Abril de 74 é que era boa. Eu ficava estupefacta. Ou quem lhes dizia isso não tinha memória ou então não olhavam à sua volta - miséria, medo, trabalho infantil, analfabetismo, etc. Também concordo que há bastante desencanto. Hoje foi divulgada uma sondagem que o prova. E muitos políticos também deixam muito a desejar. Se calhar temos todos de ter mais autoestima, valorizar mais o que se faz de bom, conhecer melhor os nossos direitos e devere, etc, sejamos citadinos ou rurais ( diferença feita ontem pelo nosso comentador-presidente Marcelo. Um Dia Feliz, amigo Joaquim.
Parabéns e que venham mais quantos anos você desejar.
ResponderEliminarArthur Claro
http://www.arthur-claro.blogspot.com
Eu e todos nós que estamos a celebrar este Dia que, há cinquenta anos, mudou as nossas vidas.
EliminarObrigada e um bom Dia, Arthur.
Falar do 25 de Abril a um jovem de 20 ou 30 anos é quase ficção porque não sabem a miséria desse tempo, o atraso da sociedade, a censura, o analfabetismo de um quarto da população, a falta de liberdade, porque simplesmente não sentiram na pele isso.
ResponderEliminarEsta rapaziada de agora está interessada em outros assuntos, arranjar trabalho remunerado condignamente para não terem de emigrar, habitação para não terem de viver em casa dos pais a vida toda, etc., etc.
São problemas diferentes mas não menos importantes que os nossos de então. O 25 Abril para eles, vai passar a ser apenas um marco histórico como o 5 de Outubro ou o 1 de Dezembro para nós. É verdade que muita coisa melhorou mas tenho também a sensação e a desilusão que podíamos estar melhor em vez de irremediavelmente sempre na cauda da Europa. São cinquenta anos caramba, há vidas mais pequenas!
Uma boa tarde e um excelente feriado Maria Dolores.
Sim, para os mais jovens, o 25 de Abril é muitas vezes ficção porque não conheceram o antes e nasceram muito depois, quando já estava muita coisa feita, embora haja ainda muito a fazer.
EliminarQuando estava no ativo, alguns alunos, adolescentes, diziam que a vida antes de Abril de 74 é que era boa. Eu ficava estupefacta. Ou quem lhes dizia isso não tinha memória ou então não olhavam à sua volta - miséria, medo, trabalho infantil, analfabetismo, etc.
Também concordo que há bastante desencanto. Hoje foi divulgada uma sondagem que o prova. E muitos políticos também deixam muito a desejar. Se calhar temos todos de ter mais autoestima, valorizar mais o que se faz de bom, conhecer melhor os nossos direitos e devere, etc, sejamos citadinos ou rurais ( diferença feita ontem pelo nosso comentador-presidente Marcelo.
Um Dia Feliz, amigo Joaquim.
MUITO bonito
ResponderEliminarE belo foi o 25 de Abril de 74. Que essa beleza nunca se perca!
EliminarUm Dia Feliz!