terça-feira, 22 de junho de 2021

'Atrás da porta'

 

Não, não mantive o livro atrás da porta, nem fechado em cima de qualquer mesa. Abri-o e li-o no último fim de semana. Lê-se depressa. São 14 contos e 123 páginas, com muitos espaços de respiração.  A autora é Teolinda Gersão, portuguesa e premiada pela sua obra, nomeadamente de contista.


Quase na abertura do livro, como se fosse um azulejo sem adornos que se põe na porta de casa para o visitante saber ao que vem, pode ler-se:


Gostei logo deste início.

Alinho agora uns fios (sem querer chegar ao fim do novelo) de alguns dos meus contos preferidos:

- Um dador de esperma imagina, em diferentes momentos, que pode ser pai de muitos e muitos filhos pelo mundo (O dador).

- Um funcionário evade-se, olhando pela janela, de uma conferência chata de formação contínua. Os seus olhos poisam num lago, no qual nunca tinha reparado, onde aves poisam também (As gaivotas).

- Um homem revela-se ao psiquiatra no sentido de saber se é realmente louco (Atrás da porta).

- Um filho sai, zangado, de casa, mantendo-se ausente durante largos anos. Os pais, com a ajuda de outras pessoas da aldeia, vão visitá-lo a Lisboa, sem o avisar. Nesse dia, é festa de aniversário. As crianças abrem a porta e confundem os avós com outras pessoas de quem todos estão à espera (Visitando um filho).

- Um jovem vive em família, constituída por mulheres : mãe, irmãs, tias, avós, criadas (não gosto da palavra, mas é a palavra usada). Começa a sentir o pulsar sexual e há noites, escondidas das demais habitantes da casa, que se acendem (A terceira mão).

- Um homem vai a um almoço urgente a pedido de um filho. Para o carro e entra num café para saber que estrada seguir. Começa a conversar, a beber, vai ficando e o tempo também vai passando. E o que estava na memória também (Labirinto).


Bom dia e boas, destas ou de outras, leituras!

 

22 comentários:

  1. Também gosto de Teolinda Gersão. Usa prosa aristocrática e muito sua.

    ResponderEliminar
  2. Sim, e lê-se depressa e bem. Os temas que traz para os contos também são muito interessantes.

    ResponderEliminar
  3. Desta autora só li A Cidade de Ulisses e tenho em agenda, porque recomendado, um outro livro de contos denominado Prantos, Amores e Outros Desvarios. Agora com esta descrição, a Maria Dolores deixou-me água na boca e possivelmente menos dinheiro na algibeira... Brinco, em parte, claro; pois bem pior que o preço e a falta de espaço cá em casa, é a lista interminável de livros à espera de serem lidos. Aliás tenho para mim que não vou viver o suficiente para os ler todos, contudo, se por vontade divina tal viesse a acontecer, convinha ir sempre comprando mais um...
    Tenha um bom dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joaquim. Eu gosto bastante de ler contos e já li outros livros desta autora.
      Se o Joaquim ler este livro, espero que goste também, porque os gostos diferem e o próprio momento que se vive pode influenciar.
      Também me confronto com o problema da provável falta de tempo para ler o que quero e que me vai interessando. O melhor é pensarmos que sim!! Para não falar também da falta de espaço que deve ser frequente em quem gosta de livros.
      Um bom e descansado fim de tarde.

      Eliminar
  4. Depois de ler o comentário da Bea e o azulejo do pórtico, até apetece dizer: nas horas de grande aflição, luta, não desistas, sê resiliente, sem nunca perderes a compostura nem a dignidade.

    ResponderEliminar
  5. Acredito que seja um livro com uma narrativa que prende o/a leitor/a a cada página
    .
    Abraço poético
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo. Sim, existem narrativas, neste caso curtas, que prendem bastante.
      Um fim de tarde calmo e feliz.

      Eliminar
  6. Boa sugestão, vou comprá-lo! sempre gostei muito da escrita da Teolinda Gersão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas leituras, Justine, desta ou de outras obras.
      Um fim de tarde bem tranquilo.

      Eliminar
  7. Pela pequenas mostra que a Dolores nos serve logo à entrada, penso que será uma boa leitura. Há um tempinho que não leio livros de pequenos Contos e gosto muito.
    Creio que o último foi um do Mário de Carvalho.
    Fazem-me falta as visitas à FNAC que me eram habituais aos sábados de tarde. :(

    Beijinhos, numa bonita Tarde de Verão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de Mário Carvalho, embora dele tenha lido menos. Será uma ocasião para lá voltar.
      Um beijinho e que o verão continue a iluminar.

      Eliminar
  8. Muito interessante. Mesmo...
    .
    Coisas de uma Vida
    .
    Beijos, e uma excelente tarde.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela sua sugestão de leitura e por me visitar! 💜

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também agradeço a visita. Sim, visito-a muitas vezes em Os olhares da Gracinha. Ultimamente tem-me permitido revisitar lugares que conheço mas descobrindo sempre outras coisas, o que é muito bom.
      Um fim de tarde feliz.

      Eliminar
  10. Obrigada, Cidália.
    Um beijinho e um fim de tarde também excelente.

    ResponderEliminar
  11. Boa noite Maria. Parabéns pela dica maravilhosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver agora as suas dicas, sempre muito boas, sobre o Brasil.
      Um bom fim de semana, Luiz.

      Eliminar
  12. Por acaso estou a ler outro livro da autora, mas este não li.
    Mas, como é uma boa escritora, deve ser bom.
    Continuação de boa semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  13. Boas leituras, então, Jaime. Também gosto desta autora. É bastante sóbria, mas os assuntos que traz para os seus textos são muito pertinentes.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  14. Bem, Dolores, é caso para dizer que podemos "trocar cromos", isto sem nenhum sentido depreciativo. Li ontem (comecei na sexta, à noite), de um só fôlego, "A casa da cabeça do cavalo", da mesma autora. É um mimo! Não sendo um romance de leitura fácil, como o é "A cidade de Ulisses", por exemplo, é envolvente no que respeita o processo narrativo.
    É engraçado pensar que hesitei entre este romance e o "teu" livro de contos, quando estive na "minha" Bertrand. Só não o comprei porque não tinha a certeza se já o tinha e, como tinha lido no ano passado "A árvore das palavras"- romance magnífico! - arrisquei na Casa, que é sempre grafada ao longo da narrativa com maiúscula inicial.
    Bom, temos de nos encontrar para trocar livros, pois fiquei com muita curiosidade (a história de "O Dador" parece-me semelhante a um filmezito com que me cruzei numa das minhas sessões de zapping; quero ver por onde e até onde vai a Teolinda...)
    Beijinho grande;
    IA

    ResponderEliminar
  15. Acho que só li um livro dela, já há uns anos (não me lembro do título). Sei que tenho por aí mais qualquer coisa, mas ainda não li.

    Este parece interessante.

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar