sexta-feira, 3 de maio de 2019

'Verifiquei que a Madalena sou eu...'

'Não gosto nada de blogues... o amigo Vítor já sabe!
No entanto, visito a carruagem, sempre que posso...e partilho a opinião de Dolores Garrido: vale a pena!
Lá, encontramos sugestões feitas de experiências conseguidas, opiniões muito válidas e uma humildade apoiada em conhecimento sólido. Por isso, a Carruagem 23 é o único blogue que conheço.
Mas porque a vida é feita de esperas, encontros, desencontros e reencontros, partilhas e confidências, aconteceu chegar-me às mãos um livro com o título 'A VELHA CASA e outros dias', e com uma dedicatória - «Fev.º 2019 - Para a Ana Rosa com um beijinho - Dolores Garrido». Foi o meu amigo Vítor que mo deu. Olhei para a contracapa e reconheci o rosto da autora, era-me familiar... Vou ler!
Folheando ao acaso, li, no espaço dos agradecimentos da última página, outro nome que conheço dos bancos da FLUP: Ana Cardoso. E assim a teia se foi construindo...
À medida que me ia embrenhando na velha casa, em A Ver O Rio e ia viajando até Paris, verifiquei que a Madalena sou eu... que quem escreveu este diário fui eu... Desculpe-me Dolores! Eu explico:
Amor pelos livros e pelas arrumações, sou eu a autocaracterizar-me. Tento, em cada dia, reconhecer o que de bom me acontece na vida, quero estar satisfeita, mas...zás, aparecem os contratempos, parece que a vida não quer que eu me sinta bem! Também sou o centro de uma sanduíche, tenho os meus pais que precisam de mim e uma filha que também precisa (embora esta nem sempre o saiba, da altura dos seus 22 anos). O carinho pelos meus alunos, a troca de mensagens com eles, o orgulho que sinto de os ter ajudado a serem quem são, a escola que circula nas minhas veias, porque é inseparável de mim, são aspetos que reconheci em Madalena. O prazer numa curta conversa e o olhar atento a quem nos rodeia e a quem connosco partilha os seus dias, como é o caso do sr. Delfim...
Adorei! Não só porque me reconheci, como já expliquei, mas também pelo estilo escorreito e sem rodeios.
Foi par dizer MUITO OBRIGADA que vim a este blogue e creio que já me alonguei... Será que passei a gostar de blogues? "On verra!"
Beijinho'.
Ana Rosa Silva

Nota - O blogue a que Ana Rosa Silva se refere é http://carruagem23.blogspot.com, magnificamente dinamizado por Vítor Oliveira. As viagens nesta Carruagem são sempre diferentes e, à saída, fica-se sempre a saber mais e a pensar melhor.

Resposta à Ana Rosa - Antes de mais, MUITO OBRIGADA também pela felicidade que me deu ao fazer-me sentir que valeu a pena ter escrito a Velha Casa e outros dias. E que, por isso, valerá a pena continuar a escrever.
Para além da escrita, devo dizer que eu podia viver também sem o meu blogue, mas, para mim, não era bem a mesma coisa, apesar de ser bem simples. Porém, tal como a Ana Rosa, também visito poucos, se calhar por inércia ou indisciplina minhas.
A 'Carruagem 23' é um dos que visito com mais frequência. Obrigada, Vítor, pela profundidade, pertinência e atualidade dos teus posts. E por, através de ti e do teu blogue, ter tido o grande prazer deste dia: abrir o olamariana e ler o comentário da Ana Rosa, a quem agradeço imenso as palavras tão saborosas. Também refere a Ana Cardoso (felizmente, minha amiga, tal como o Vítor). Foi ela que apresentou generosa e maravilhosamente este meu diário, num dia também muito feliz para mim. De facto, o mundo é pequeno, mas as pessoas podem torná-lo bem melhor e bem mais habitável.
 Obrigada, Ana Rosa, por ter lido o meu livro com tanta atenção e por ter escrito o comentário que 'puxei' para página principal (espero que não me leve a mal), porque entrou no post de 3 de junho, já bastante recuado e, como tal, mais difícil de ser visto e partilhado.
Adorei a sua alegre e cúmplice vivacidade ao declarar-se também autora do livro, identificando-se com  diversas situações que refiro e que são vivenciadas por imensos professores. Também isso lhe agradeço. E se me diz que consegui convocar algumas, fico ainda mais feliz.
Um grande abraço e, mais uma vez, OBRIGADA.
Dolores


Sem comentários:

Enviar um comentário