segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Uma ilustre casa na serrania


A Torre da Lagariça fica em Resende, perto de Lamego. Lá estão as ruínas da casa que terá inspirado Eça de Queirós para escrever o seu livro A ilustre casa de Ramires.
Os acessos não são fáceis, o abandono da casa mete dó, mas vale a pena ir até lá. Junto dela não passam carros, está cercada de serranias e ouve-se o calmo e profundo silêncio.
Se puderem, vejam o blogue Carruagem 23, https://carruagem23.blogspot.com/2019/01/aventura-dos-cinco.html, onde Vítor Oliveira conta a aventura de cinco amigos que visitaram a casa que está à venda e em ruínas.
A intenção não era a compra, mas ver os ainda visíveis sinais de uma casa que parece ter sido muito inspiradora para um dos nossos maiores escritores.
Mesmo em ruínas,  continua a sê-lo para quem dela se aproxima nos nossos dias.

4 comentários:

  1. Um dia muito bem passado, em ótima companhia
    Obrigado.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Sim, de facto, nem só as grandes viagens ficam na memória. Para além da beleza e interesse dos locais que se visitam, estão as pessoas com quem estamos. Melhor era impossível.
    Um abraço
    M.

    ResponderEliminar
  3. Com amigos é que a vida faz sentido! E, quando eles são os melhores do mundo, mesmo a visita a uma casa em ruínas em dia de inverno rigoroso é o sol a brilhar!

    ResponderEliminar
  4. Olá, amiga, que bom ter a tua visita. E ouvir outra vez o que disseste antes da partida, contrariando o frio e a chuva.
    Também foi bela a tua ideia da visita. Foi um dia inesquecível entre amigos, alegria, lugares bonitos, bons sabores...
    Um beijinho
    M.

    ResponderEliminar