terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Cortar ou não cortar, eis a questão


"a Porto Editora nega que tenha havido censura no caso dos polémicos cortes de um poema de Álvaro de Campos num manual escolar do 12º ano, mas confirma que retirou três versos à "Ode Triunfal" por conterem “linguagem “explícita”, relacionada com a “prática da pedofilia”. A decisão, noticiada domingo pelo Expresso, foi recebida com incredulidade e crítica pelas associações de professores de Português. A “Ode Triunfal” é um “texto canónico, uma referência” que não pode ser truncada desta forma, dizem. O Expresso descobriu entretanto mais um manual onde os versos foram omitidos." 
in Expresso Curto de hoje

A descoberta do corte de alguns versos da "Ode Triunfal" de Fernando Pessoa,  num manual de Português de 12º ano, tem dado que falar nos últimos dias.
 Se, por um lado, rejeito qualquer forma de censura; por outro, sei que, embora todos os temas possam ser tratados nas aulas,  é preciso tempo para os abordar devidamente. 
Muitos jovens não conversam em casa, ou porque estão a maior parte do tempo sozinhos ou os problemas familiares criam as suas próprias discussões e angústias; na escola, o tempo torna-se escasso para o debate de ideias; os programas são extensos; os resultados dos exames são muito escrutinados, sobretudo se forem maus.
Ora, por estas e por outras razões talvez, os autores do referido manual fizeram um corte cirúrgico discutível. Se a intenção era afastar temas embaraçosos da sala de aula, a editora podia ter pensado que o tracejado, em vez dos versos, levantaria, como é compreensível, muitas questões aos alunos, atendendo a que são seres pensantes.
Acrescente-se que a "Ode Triunfal" de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, é um extraordinário poema que só poderia ser produzido por um poeta genial que consegue pôr por palavras a imensidão de sensações captadas pela junção de múltiplos espaços e tempos da Humanidade. Contudo, como acontece com os outros textos, tem de ser analisado no tempo necessário.
Diga-se também que, pelo que sei, o poema não é habitualmente lecionado na íntegra por ser muito extenso, embora os alunos tenham acesso à totalidade do texto porque está disponível em muitos suportes.
Seja como for, a discussão é sempre útil e enriquecedora para todos os que trabalham nos e com os manuais, independentemente de ser uma grande ou pequena editora.  Nada nem ninguém é perfeito e pode sempre melhorar-se a qualidade dos produtos, para mais se se trata de educação.
Possam, assim, os autores dos programas concluir que também é preciso tempo para a lecionação dos conteúdos e formação dos jovens, porque a escola é a principal fornecedora desses bens cada vez mais essenciais.
E possa também a obra de Fernando Pessoa e outros autores ser mais conhecida. Se tal acontecer, nem haverá estes cortes porque o sentido crítico e cívico, que se espera dos jovens do 12º ano, ajudará a que o diálogo sobre todos os temas se estabeleça de forma construtiva, dentro e fora da sala de aula. 
 Deixo aqui a "Ode Triunfal" (se faltarem alguns versos, peço desculpa, porque a intenção não é cortar).
 http://arquivopessoa.net/textos/2459

Sem comentários:

Enviar um comentário