sábado, 5 de janeiro de 2019

As montanhas vão parindo ratos?

Há quem diga, com muito boas intenções e muito trabalho meritório, que a Justiça, atualmente, não distingue ricos nem pobres.
Para mim, cidadã comum, com comum sentido de justiça, acho que ainda tal não acontece, sobretudo em muitos casos mediáticos e ruidosos.
São anunciados, por exemplo, crimes de corrupção no mundo da política, do futebol, etc. Gastam-se páginas e páginas de jornais, tempos incomensuráveis de antena; esmiúçam-se, até à exaustão, as provas que o Ministério Público diz ter e, passado muito, muito tempo, o tribunal diz que, afinal, essas provas não são suficientes e quase tudo termina, perante as ávidas câmaras de televisão, com muitos sorrisos e muitos cumprimentos felizes dos arguidos que foram ilibados e dos advogados vitoriosos que os defenderam.
Repetindo, com arte, experiência e aparente naturalidade, os advogados, cujos rostos são conhecidíssimos dos meios de comunicação social, afirmam que "a montanha pariu um rato".
Ninguém lhes negará a inteligência e a argúcia na defesa dos seus constituintes, vasculhando e encontrando nos processos todas as fragilidades que tecem que nem incansáveis aranhas. 
Mas também ninguém pode negar que os mesmos advogados aparecem sempre junto de pessoas ou de instituições muito influentes e de grande poder económico, que lhes podem pagar de forma milionária. 
Portanto, a Justiça ainda terá um longo caminho a percorrer para o cidadão comum não concluir, de forma tão recorrente, que 
- Isto não vai dar em nada.



Sem comentários:

Enviar um comentário