segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Retratos com histórias


Final da manhã de domingo. Na National Gallery, em Londres, uma atividade para crianças, acompanhadas pelos familiares. Numa sala "normal" do museu e num ambiente informal.
Bastaram cartolinas, lápis de cor, fios de lã, bocadinhos de papel colorido e pouco mais.
Ah, e muita simpatia e disponibilidade das monitoras.
Trabalho, aparentemente tão simples, que ensina tantas coisas às crianças e aos adultos: aprender a ver, a estar, a sentir, a fazer, a valorizar, a respeitar, a apreciar...
E é um serviço gratuito.



Pouco depois, outra atividade simples e maravilhosa: uma história contada a partir de um quadro de uma sala da Galeria. Durante uns trinta minutos, a contadora de histórias "agarrou" a atenção dos meninos presentes e dos seus acompanhantes. 
Contou uma história a partir de um quadro (todos os domingos há quadros diferentes). Levou materiais mostrados na obra da arte, que ia tirando de uma caixa enquanto a história se desenrolava. Os meninos puderam tocá-los e até experimentá-los: tecidos de várias cores, um capacete, um escudo de proteção, uma grinalda...
O domingo estava ganho. E houve de certeza crianças e adultos com mais sorrisos e com vontade de voltar ao museu. Ouvi até uma menina que continuava, para si, a contar a história que a tinha fascinado.
Outro serviço também gratuito.



Sem comentários:

Enviar um comentário