domingo, 9 de junho de 2013

Com amor



Conheci-a há alguns anos em trabalho de voluntariado de EMAÚS. Ela trabalhava num lar. A doença grave obrigou-a a ficar em casa. Nunca desistiu de lutar nem de viver. Os dinheiros passaram a ser muito poucos. O marido também ficou desempregado e teve de emigrar. A filha estudava música e a faculdade era numa outra cidade. O dinheiro tinha de ser muitas vezes contado e nem uma pequena moeda podia ser desperdiçada.

Arranjou um pequeno terreno para cultivar legumes e hortaliças, conforme as forças. Assim, não tinha de pagar o que punha na sopa. E era uma boa terapia. Era sempre positiva e de sorriso carinhoso e convicto. Com produtos da terra também fazia compotas que vendia aos vizinhos, conhecidos e amigos. Era uma maneira de estar com eles e ganhar também algum dinheiro. Dizia, no entanto, que o mais importante era a amizade, o dinheiro vinha muito depois. habituara-se a gastar cada vez menos.

Aproveitava tudo e de tudo fazia bonitos trabalhos: de velhas camisolas fazia tapetes, de restinhos de tecido nasciam pequenos círculos para decorar toalhas…

 Tudo junto ia dando para sustentar a casa e pagar o curso da filha. Dizia que tinha prazer nos trabalhos que fazia e por achar que também ia dar prazer às pessoas.

Ontem, estive com ela. Trouxe, como havia sido combinado, uma toalha feita de bocadinhos de tecido, harmoniosamente combinado.

E, como sempre, era um trabalho feito com amor.


Sem comentários:

Enviar um comentário