quarta-feira, 2 de junho de 2021

Postais enviados pelo Clube das Histórias

 


' (...) 
Se foste criança diz-me a cor do teu país
Eu te digo que o meu era da cor do bibe
e tinha o tamanho de um pau de giz
Naquele tempo tudo acontecia pela primeira vez
Ainda hoje trago os cheiros no nariz
Senhor que a minha vida seja permitir a infância
embora eu nunca mais saiba como ela se diz'

  Ruy Belo, in ‘Homem de Palavra[s]’

'Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela intimidade que temos com as coisas. Há de ser como acontece com o amor. Assim, as pedrinhas do nosso quintal são sempre maiores do que as outras pedras do mundo. Justo pelo motivo da intimidade'.

Manoel de Barros


'Vejo as letras e os algarismos
nos vossos cadernos escolares,
arrumadinhos sobre a linha
ou aconchegados na quadrícula
que é uma pequena janela
aberta para as contas
poderem respirar e ver o sol.
Cada letra aprendida
cada algarismo sabido
é mais um saltinho em frente
para aprenderem a vida.
No fundo, temos a altura
daquilo que sabemos.
E ainda há tanto para aprender!'

José Jorge Letria



'No último andar é mais bonito:
do último andar se vê o mar.
É lá que eu quero morar.

O último andar é muito longe:
custa-se muito a chegar.
Mas é lá que eu quero morar.

Todo o céu fica a noite inteira
sobre o último andar
É lá que eu quero morar.

Quando faz lua no terraço
fica todo o luar.
É lá que eu quero morar.

Os passarinhos lá se escondem
para ninguém os maltratar:
no último andar.

De lá se avista o mundo inteiro:
tudo parece perto, no ar.
É lá que eu quero morar:

no último andar'.

Cecília Meireles


6 comentários:

  1. Li em silêncio e, fascinado poeticamente falando, relendo, em silêncio me deixei ficar.
    .
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Se tivesse de escolher um destes poemas, não saberia o que fazer, gosto de todos.
    Boa noite, Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Bea, também gostei muito destes postais. Maria do Rosário Pontes, a coordenadora do Projeto, manda sempre bastantes para assinalar/lembrar alguns dias. Todos muito bonitos, na minha opinião.
      Um dia também bonito, Bea.

      Eliminar
  3. A sua publicação é deslumbrante!! :))
    -
    Olhar intrínseco ...
    -
    Uma excelente semana...
    Beijo

    ResponderEliminar