quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

PODE A LITERATURA PÔR FIM A UMA VIDA DE CRIME?


 




Nos Estados Unidos da América, vingou um programa que se chama Mudando Vidas através da Literatura. Em vez de mandar o réu para a prisão, o juiz manda-o ler e discutir boa literatura. Em Portugal, parece que não há nada parecido. Não haverá?
Robert Waxler, professor de Inglês na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, acabara de jogar uma partida de ténis com Bob Kane, juiz do tribunal distrital de New Bedford. Sentaram-se, ainda a transpirar, para conversar um pouco. O magistrado queixou-se da Justiça, que já lhe parecia uma espécie de torniquete do sistema prisional: prendia e libertava e tornava a prender. O amigo, dono de uma fé inabalável no poder da literatura, viu ali uma oportunidade: "Vamos fazer uma experiência. Vais pegar em oito homens que te apareçam pela frente nas próximas semanas e, em vez de os mandares para a cadeia, manda-los a um seminário de literatura na universidade. Eu arranjo a sala, escolho os livros e oriento as discussões." O académico recordou aquele episódio numa entrevista que deu à Mass Humanities. Fê-lo enfatizando a coragem do juiz por admitir que ler e discutir boa literatura podiam ser uma alternativa à prisão — sem qualquer evidência científica ainda. Pediu-lhe para escolher "rapazes duros". E ele, com a ajuda do técnico de reinserção social Wayne St. Pierre, escolheu oito homens, no mínimo com o 8.º ano de escolaridade, que somavam 145 condenações.
 
Esta é a génese do programa MUDANDO VIDAS ATRAVÉS DA LITERATURA, que arrancou em 1991 em Massachusetts e funciona agora em diversos estados norte-americanos — incluindo o Texas, senhor de uma das maiores taxas de encarceramento do planeta e um dos que mais aplicam a pena de morte. Em quase 20 anos, milhares de condenados leram e debateram obras como O Velho e o Mar, de Ernest Hemingway. "As histórias funcionam como um espelho", explicou Robert Waxler ao jornal New York Times. Ao lê-las, uma pessoa pode perceber quem é e o que quer ser. Não só os condenados, também os técnicos de reinserção social e os juízes que participam nas sessões. O modelo diversificou-se. A par das turmas masculinas, surgiram as femininas e as mistas. Em vez de seis sessões em 12 semanas, algumas fazem sete em 14 ou dez em dez. 
Há quem tenha trocado a novela pelo ensaio, o conto ou a poesia. E até quem tenha levado o programa para trás das grades. O ideólogo vê em tudo isto uma força. Parece-lhe que o essencial é usar a literatura — deixar que a PALAVRA faça as pessoas mais pessoas. O juiz Joseph Dever, do tribunal distrital de Lynn, marca presença nos seminários pensados para mulheres no Colégio Middlesex. "Eu chamo-lhe a alegria do meu juízo", comentou com a Read Fordham Magazine. "Normalmente, à terceira semana, uma pessoa está a falar de uma personagem e outra diz: "Oh meu Deus, isso sou eu!"" Tem refletido muito sobre isto: "Muitas pessoas que cometem crimes estão absorvidas por si próprias. Ao mesmo tempo, têm pouca autoestima. O que o programa faz é atacar esse problema diretamente. Ao ler estes livros e ao identificarem-se com as personagens, passam a ver a vida de uma forma mais objetiva."
 
Grande parte das mulheres com que se cruza naquela sala foi condenada por diversos crimes — como posse, consumo ou tráfico de droga, prostituição, condução sob efeito de álcool. Como é que decide quem é que entra na cadeia e quem é que entra ali? "Não há nada de matemático. Tem de haver um grau elevado de motivação e um grau mínimo de literacia." Surpreendem alguns testemunhos. Esta semana, o jornal britânico The Guardian contava a história de Mitchell Rouse, que enfrentava uma sentença de 60 anos por droga (reduzíveis a 30, se se confessasse culpado). O técnico de raio-X experimentava um stress laboral severo. Recorreu ao consumo de anfetaminas para aguentar as 80 horas de trabalho semanais no hospital. A sua vida degradou-se. Já a temer vê-lo morto, a mulher alertou as autoridades. Cinco anos volvidos, ele acha que lhe aconteceu "um milagre": "O programa mudou a maneira como olho para a vida. Fez-me acreditar no meu potencial. No grupo, não estás enganado, também não estás necessariamente certo, mas a tua opinião é tão válida como a de qualquer outro." O coordenador do seu grupo, Larry Jablecki, da Universidade de Rice, em Houston, socorre-se de textos de Sócrates, Platão, Stuart Mill. Mitchell, que deixou as drogas, recuperou a família e trabalha na construção civil, adorou as ideias de Mill e já pensa em fazer um doutoramento em Filosofia.
 
Estranho? O MUDANDO VIDAS ATRAVÉS DA LITERATURA parece "menos exótico" quando se sabe que muitas sentenças forçam à frequência dos 12 passos, um programa de autoajuda muito usado no tratamento de dependências químicas ou compulsões, escrevia o New York Times. A diferença é que, aqui, a narrativa não resulta das vivências dos participantes.
Podia um programa destes funcionar em Portugal?
Podia, no âmbito da suspensão da execução de pena de prisão, respondem António Martins, presidente da Associação Sindical de Juízes Portugueses, e Rui Cardoso, secretário-geral do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. De acordo com o Código Penal, um tribunal pode suspender uma pena até cinco anos, "se concluir que a simples censura do facto e a ameaça da prisão realizam de forma adequada e suficiente as finalidades da punição". E, nesse caso, pode mandar a pessoa cumprir deveres ou observar regras de conduta e até determinar que a medida seja acompanhada de regime de prova — ou seja, de um plano de reinserção social que deve ser pensado caso a caso e vigiado por um técnico. Os deveres podem passar por pagar uma indemnização ao lesado ou dar-lhe uma satisfação moral; e as regras de conduta podem passar por não exercer determinada profissão ou frequentar atividades ou programas — por exemplo, fazer um tratamento de toxicodependência.
Não há, nos programas previstos, algo parecido com o MUDANDO VIDAS ATRAVÉS DA LITERATURA. Mas nada, na lei, impede a Direção-Geral de Reinserção Social de o criar, torna Rui Cardoso. E de o propor. "Tudo o que sejam medidas alternativas à prisão pode ser útil", comenta o psicólogo criminal Carlos Poiares. E são conhecidos os efeitos terapêuticos das várias formas de arte. Abundam, de resto, exemplos de recurso à arte dentro das cadeias. No Estabelecimento Prisional do Porto apareceu o coro Ala dos Afinados, impulsionado pelo Serviço Educativo da Casa da Música, por exemplo. E, ainda em maio, 30 reclusos deram corpo a um espetáculo de "teatro do oprimido", projeto coordenado por Hugo Cruz, da associação Pele — Espaço de Contacto Social e Cultural, integrado na décima edição do Imaginarius, Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira.
 
António Martins pensa em "pessoas que, enquanto crianças e jovens, não tiveram uma educação que lhes permitisse adquirir os valores adequados, ter autocrítica sobre os seus comportamentos". E admite que a leitura possa levá-las por esse caminho. O indivíduo confronta-se com a vida heroica de uma personagem e algo se altera dentro dele. "Pode ganhar consciência de que o crime não é um destino. Se calhar, é fruto de circunstâncias, mas há a opção de continuar ou de parar e ter uma nova vida — se calhar, de sacrifício, de dificuldade." Parece claro que uma coisa destas não serve para qualquer um. "Tem de saber interpretar textos para haver identificação", sublinha Carlos Pinto de Abreu, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados. "A leitura obriga a uma grande capacidade de abstração. [Mudar através dela] implica parar, pensar, fazer alguma projeção." "Não se pode agir por palpite", como diz Rui Cardoso. "É preciso aferir os resultados."
E não foram tudo rosas nos EUA. Robert Waxler refere pais chocados por haver condenados a frequentar seminários que os filhos têm de pagar. Aos oponentes diz que o Estado gasta 500 dólares por cabeça, em vez de gastar três mil por cada ano de prisão. E que a reincidência diminui para metade. Mas o estudo que dá tal resultado foi feito com uma amostra de 100 indivíduos. E a exigência ao nível da literacia torna o grupo seleto. Mesmo assim, o Reino Unido já está a aplicar uma versão do programa em diversas cadeias…
 
Ana Cristina Pereira
Revista Visão, 24.07.2010

Não sei que título dar

Se tivesse espaço no meu telemóvel, tiraria fotografias a camélias e a magnólias que vou vendo com frequência. As suas cores e formas proliferam e fascinam.
Fazem-me lembrar o final de um ciclo, talvez do inverno, ainda que estejamos em fevereiro - "Em fevereiro, cada sulco um regueiro" - e de março se diga: "Março, marçagão, manhãs de inverno e tardes de verão".
São estes sinais que vão mostrando que a nossa vida também se constrói por etapas. 
E quando são as flores a dá-los, são calmos embora exuberantes no seu silêncio. 
Como a janela de uma casa tranquila que se abre a renovados ares.
Ah! E lembrei-me agora das violetas que também estão em flor. Embora pequeninas, marcam presença perfumando o ar à sua volta.
Pudessem também a falsidade, a mentira, a ganância... conhecer o seu fim, para um ciclo mais verdadeiro e novo ter início.
Mas não, porque as raízes estão já demasiado fundas.
Mas não, porque qualquer uma destas flores não se dá na lama.



Natal é quando o homem quiser...



 Hoje partilho alguns excertos de um conto que escrevi e que
foi publicado, em dezembro 2016, na Coletânea NATALÍCIA
da Editorial Novembro

No fim da linha

A decisão foi quase momentânea. Se pensasse muito, teria com certeza tomado outra. Ou talvez não. Não tinha a certeza. O que sabia era que o Natal se aproximava e que os três filhos estavam longe. Os amigos diziam-lhe: "Num instante, te pões em França ou no Reino Unido". Porém, tal já não acontecia em relação à Austrália, para onde o filho mais novo tinha emigrado. Os mesmos amigos brincavam com a distante situação: "Arranjas um canguru  e dás um pulo até lá". 
Só ele conhecia bem a realidade. "Pai, se quiseres, podes vir passar o Natal connosco, mas prevê-se muita neve para as aldeias dos Pirenéus. Lembra-te de que não gostas de ficar tanto tempo no mesmo sítio".
"Pai, este ano, não vamos celebrar o Natal como habitualmente. A Emma, nessa altura, está a concluir a tese e tem de se concentrar".
"Pai, gostava que os miúdos passassem  o Natal com o avô, mas já fomos no ano passado e as viagens são muito caras, como bem sabes. Não te esqueças de que somos quatro e vivemos do outro lado do mundo".

(...)

Estava decidido: passaria a noite de Natal sem família e sem amigos. Também já vivera tantos Natais acompanhado, por que não podia passar essa noite só, se assim vivia tantas outras? As pessoas estavam demasiado habituadas à ideia de que na noite de Natal deviam estar acompanhadas, mas muitos dos seus serões eram passados na solidão da casa, não procurando ninguém e sem ninguém as procurar. Tantas noites em que apetecia falar sobre tudo e sobre nada, contar banais peripécias quotidianas, mas o telefone não tocava e marcar um  número poderia aumentar, do outro lado, o cansaço ou aborrecimento.

(...) 


Ao escurecer, pôs ao ombro o saco de cor parda e fechou a porta de casa, sem estrondo. Caminhou até à estação de comboio, entrando na última carruagem. Lá dentro, tirou uma página de jornal e uma caneta do saco, que colocou no assento oposto, continuando a fazer as palavras cruzadas que começara na véspera, também no comboio.
Como tinha passe, era um modo barato de ouvir muitas histórias contadas por e em diferentes pessoas. Olhando o jornal, parecia centrar-se na procura da palavra certa, mas ia escutando as diferentes vozes, tomando as suas notas e fazendo pequeninos esboços para eventuais ilustrações que acompanhavam os textos. Quase todos os dias encontrava matéria que guardava ou logo reutilizava, dando-lhe novas formas e serventias. Ria-se para si próprio quando se dizia um reciclador de histórias de comboio. Os amigos chamavam-lhe excêntrico e só não tinham razão completa, dizia ele, porque a conta bancária não aumentava por sorte ao jogo.

(...)

 Duas paragens à frente, entrou uma outra mulher. Ângelo puxou o saco para si, libertando o assento da frente, não fosse ela escolhê-lo, apesar dos muitos lugares vazios. Foi um desejo ou um secreto convite. A mulher poderia chamar-se Lídia.
Com olhar distante, a recém-chegada sentou-se, vagarosa e pensativa, em frente a Ângelo, fixando sempre a janela do lado oposto. Ele via-a apenas de perfil. Continuou a fazer as palavras cruzadas. Estranha opção para a noite de Natal, pensaria ela. Ou talvez nem reparasse. O passageiro, que apenas um curto espaço da carruagem de si separava, parecia ser-lhe indiferente. Como se houvesse apenas um estreito riacho de permeio, mas do qual ela nem se apercebia, atenta que estava a uma das margens. Olhava continuamente a janela do lado oposto e, de vez em quando, o ecrã do telemóvel que segurava na mão. Como uma flor sem luz.

 (...)


Zeca Afonso - Menino do Bairro Negro

Zeca Afonso - Canção de Embalar

Zeca Afonso - Vejam Bem

Bom dia!

Há um mês que não visitava a Mariana. E pensava nela. E pensava nos amigos que arranjam um bocadinho para lerem alguns dos posts.
Pois, a vida é assim e tenho andado ocupada com outros pequenos projetos de escrita, porque não posso andar longe das palavras durante muito tempo, por mais simples que sejam.
E hoje, logo pela manhã, ouvi na rádio que foi há trinta anos que José Afonso morreu. Ficaram, felizmente, as suas canções que vão sendo ouvidas, cantadas, retomadas...
E por estes dias também se tem falado bastante das crianças que nada têm para comer, sobretudo em países muito pobres de África. E as imagens são lancinantes.
E lembram o esbanjamento de muitos. E os lucros avassaladores de alguns.
As canções também o recordam. 

sábado, 21 de janeiro de 2017

De olhos encabelados


sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Isto não é publicidade!!!


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Darkness in US?

Quando as palavras ficam

Ir ao Trindade ver cinema outra vez?

O cinema Trindade fechou as suas portas no ano 2000 e agora é anunciada a sua reabertura. Boa notícia para a cidade, para quem não vive lá mas muito gosta dela e sobretudo para quem gosta de cinema e só o pode fazer em alguns centros comerciais.
Anunciam-se filmes, ciclos de cinema, etc.
Abram-se as salas. O Porto tem de estar aberto ao turismo, mas também acolher quem lá vive, quem nele trabalha ou que se aproxima dele com frequência.
Parafraseando um conhecido comunicador, também no Trindade "fui feliz", ou porque o filme me encantou ou porque subia ou descia estas escadas sentindo o encanto do momento.
Possa(mos), então, ir ao Trindade ver cinema outra vez.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Vai no Batalha(?)

Há dias, ouvi uma bela notícia: o Cinema Batalha vai ser reabilitado. 
O arquiteto é Alexandre Alves Costa e o público poderá ver os filmes no grande écran da renovada Casa de Cinema lá para 2018.
Muitas pessoas, tal como eu, sentem saudades daquele espaço de namoro, de encontro de amigos, de sedução pelos filmes.
Já não sei há quantos anos o Cinema Batalha está ao (aparente) abandono, o que causava grande desolação a quem por lá passava.
Também recordo com alguma nostalgia a Sala Bebé, julgo que ficava no piso inferior do cinema Batalha, e onde passavam filmes de grande qualidade.
Com filmes em cartaz, talvez a área circundante se torne mais apelativa e haja motivos para momentos de renovada alegria.
E acredito que o projeto irá ser concretizado e que a expressão do título (que ficava ainda melhor: Bai no Batalha!) não se aplique a este filme.





sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Um bom princípio!


quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

W. A. Mozart - Requiem [Arsys Bourgogne]

"Quando eu morrer" de António Feijó

I
"Quando eu morrer - e hei-de morrer primeiro
do que tu - não deixes fechar-me os olhos
meu Amor. Continua a espelhar-te nos meus olhos
e ver-te-ás de corpo inteiro

como quando sorrias no meu colo.
E, ao veres que tenho toda a tua imagem
dentro de mim, se, então, tiveres coragem,
fecha-me os olhos com um beijo.

Eu, Marco Pólo,

farei a nebulosa travessia
e o rastro da minha barca
segui-lo-ás em pensamento. Abarca

nele o mar inteiro, o porto, a ria...
E, se me vires chegar ao cais dos céus,
ver-me-ás, debruçado sobre as ondas, para dizer-te adeus.

II
Não um adeus distante
ou um adeus de quem não torna cá,
nem espera tornar. Um adeus de até já,
como a alguém que se espera a cada instante.

Que eu voltarei. Eu sei que hei-de voltar
de novo para ti, no mesmo barco
sem remos e sem velas, pelo charco
azul do céu, cansado de lá estar.

E viverei em ti como um eflúvio, uma recordação.
E não quero que chores para fora,
Amor, que tu bem sabes que quem chora

assim, mente. E, se quiseres partir e o coração
to peça, diz-mo. A travessia é longa... Não atino
talvez na rota. Que nos importa, aos dois, ir sem destino."

Álvaro Feijó, lido na evocação de Mário Soares, pela voz de Maria Barroso

Nota -  António Feijó nasceu em Ponte de Lima, em 1859
e faleceu no dia 20 de junho de 1917,
em Estocolmo, na Suécia.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Obrigada, Mário Soares!

Vieira da Silva
Ela é tão livre que um dia será presa.
- Presa por quê?
- Por excesso de liberdade.
- Mas essa liberdade é inocente?
- É. Até mesmo ingênua.
- Então por que a prisão?
- Porque a liberdade ofende.  
Clarice Lispector 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Flores da época