domingo, 29 de agosto de 2021

O tão esperado dia

 

Chegou o dia do aniversário. O tão desejado dia. Seis aninhos. Os cinco anos tinham sido celebrados só com os pais em Londres; nos anos anteriores, antes da pandemia, sempre em Portugal, com a família mais alargada, com mar por perto e muita brincadeira.

Este ano, vieram duas amiguinhas. Outro dia virão outras duas  e assim a concentração dentro de casa é menor. A primeira menina a chegar veio com a mãe, de olhar sereno e olhos morenos, que usava hijab preto, túnica até aos pés e trazia máscara. Logo que chegou, tirou os sapatos e pediu para lavar as mãos. Tinha feito teste rápido em casa. Já nos conhecíamos do tempo em que as meninas andavam no infantário. Disse-me que eu estava mais magra e fiquei contente. E ainda mais ao conseguir manter um diálogo com ela em língua inglesa.

Depois, chegou a outra menina, nuns fortes e altos seis anos, de longos cabelos em rastas. Vinha também com a mãe, desta vez sem máscara.

Éramos cinco adultos e quatro nacionalidades. É Londres, pois então. Todos cantámos Happy Birthday. Depois disse à minha filha: vamos cantar em português. Não souberam acompanhar, mas a alegre empatia continuou. 


 

11 comentários:

  1. Bom dia
    Um bonito poema , uma bela voz , um dia cheio de alegria.
    Parabéns !!

    JR

    ResponderEliminar
  2. MUITOS, MUITOS PARABÉNS

    para a menina e família que a ama
    .
    Um domingo super feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OBRIGADA, Ricardo. Realmente a vida com afetos é bem mais feliz.
      Um domingo com igual felicidade.

      Eliminar
  3. Ups... O vídeo é excecional, deslumbrante. É a primeira vez que vejo um vídeo com música, interpretação da letra, e explicada através da função gestual. BRILHANTE.

    ResponderEliminar
  4. Que bom para a Dolores ter a felicidade de ter passado o dia de aniversário com a netinha. São momentos que a menina guardará na memória, com carinho e a Avó também.
    Bonito de ler como as meninas de várias culturas, mantêm os seus hábitos culturais, mesmo vivendo num país estrangeiro, provavelmente onde já nasceram.
    Ainda que com atraso mando um beijinho de parabéns.
    Parabéns também, pela escolha do vídeo e da canção adequada ao texto, bonito de se ouvir e ver (a linguagem gestual).

    Um beijinho, com votos de bom domingo.

    ResponderEliminar
  5. Que palavras tão boas, Janita. Obrigada.
    Fiquei muito feliz por ver que a minha neta estava também muito feliz com a minha presença, depois de 18 meses de ausência. Mais triste fiquei ao vê-la triste na despedida. Deus queira que no Natal não haja ainda mais bicharada a fechar-nos portas.
    Acho bonito ver que as crianças convivem naturalmente com outras de diferentes raças e nacionalidades, sem qualquer problema. Dão uma lição a muitos adultos.
    Lembrei-me dos Clã que é um grupo de que gosto muito e este tema veio-me logo à memória, porque o meu inglês é muito fracote.
    Um beijinho, Janita, e feliz fim de tarde deste último domingo de agosto.

    ResponderEliminar
  6. Respostas
    1. Bom dia, Gracinha. Sim, foi muito bom. Se eu pudesse, em breve voltaria para estar mais uns diinhas com a minha neta.
      Um beijinho

      Eliminar
  7. Parabéns para a netinha e saúde para ela e toda a família.

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel. Foram uns seis aninhos todos contentes, felizmente, mas ainda mais seriam se viesse a Portugal com mais frequência. Veremos se a situação covid melhora. Era tão bom.
      Beijinhos, Isabel, muita saúde também para todos e um dia calmo e bonito.

      Eliminar