terça-feira, 3 de agosto de 2021

O sabonete

 

Sempre que os vejo em prateleiras do supermercado, não resisto a olhar e muitas vezes a comprar. E então quando os vi numa loja Ach. Brito bem apelativa, o fascínio foi ainda maior. Refiro-me aos sabonetes Patti. Cheiram a bocados bastante felizes da minha infância. 

Na casa de banho das minhas tias - viviam numa casa de lavoura, grande e antiga - nunca conheci outro cheiro. Sempre que ia a casa delas, gostava de ir lavar as mãos para que o perfume do sabonete Patti ficasse entranhado na minha pele durante algum tempo. Os sabonetes eram pequeninos e verdes - via-os sempre sem o papel de fora.

Havia uma janela de vidros pequenos que estava sempre aberta para os campos, mas o perfume do sabonete Patti nunca desaparecia.

Na última vez que fui à casa das minhas tias, há um par de meses, antes de a última delas falecer, lembrei-me apenas do cheiro do sabonete Patti. O mais certo era já não existir. Assim, continua a perfumar bocados bastante felizes da minha infância.

 

12 comentários:

  1. Curioso que também tenho esse cheiro no nariz. Tenho uma estória com estes sabonetes que nunca mais me sai da memória! :))
    .
    Beijo e um excelente dia. Boas férias... :)

    ResponderEliminar
  2. Curioso, Então. Tem de contar um dia.
    Um beijinho e um fim de tarde com bons perfumes.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde
    Há anos que não vejo esses sabonetes no mercado.

    JR

    ResponderEliminar
  4. Também não os vejo muitas vezes. Se calhar, é por isso que, quando os veem, os meus olhos ficam em festa.
    Um bom fim de tarde, Joaquim.

    ResponderEliminar
  5. Também é um dos aromas da minha infância. Ás vezes encontro à venda e não resisto. Obrigada por recordar

    ResponderEliminar
  6. Bem-vinda, Dulce. Que bom, então, tal como eu.
    Uma boa noite.

    ResponderEliminar
  7. Lavar-me com sabonete Patti, passar pelo cabelo o restaurador Olex, comer um pudim feito com farinha Predilecta e sair a sentar-me numa esplanada e pedir um Fruto Real ou uma Canada Dry para me refrescar a boca, previamente lavada com a medicinal Couto, enquanto folheio outros dias depois d'A velha casa lida.
    Há lá melhor fim de tarde Maria Dolores!

    ResponderEliminar
  8. Que maravilha, Joaquim. Gostei imenso. Também do bom humor e da recordação da publicidade que ficava toda gravadinha na memória. Mesmo bom. Obrigada.

    ResponderEliminar
  9. Como lembro esse sabonete que nos perfumava as mãos no tempo em que não havia perfumes e nem águas de colónia em minha casa.
    Boa noite, Maria.

    ResponderEliminar
  10. Olá, Bea.
    Na minha também não. Se calhar, por isso, eu gostava tanto desses sabonetinhos pequenos, verdes e tão perfumados.
    Uma tarde bons perfumes naturais, Bea.

    ResponderEliminar
  11. Da minha infância lembro-me mais do Feno de Portugal e do Lux. Creio que são os primeiros sabonetes de que me lembro. Ainda hoje compro o Feno de Portugal, que esteve desaparecido e regressou.

    Beijinhos e um bom domingo:))

    ResponderEliminar
  12. Também me lembro, embora o Patti venha logo em primeiro lugar. Do Lux também recordo a publicidade que, se não me engano, era 'nove em cada dez estrelas usam Lux'!!!
    Beijinhos, Isabel.

    ResponderEliminar