sexta-feira, 16 de junho de 2017

E hoje o Porto estava bem azul!

O percurso da tarde de hoje, organizado pela Câmara Municipal do Porto, tinha como base a pintura "Porto azul" de António Carneiro (1872 / 1930)
O quadro mostra-nos o espaço em frente à Sé do Porto, antes de as casas serem demolidas e termos o Terreiro como hoje existe.
O grupo reuniu no Terreiro da Sé, sob um sol bastante quente, e continuou dentro do monumento, bem mais fresco. Havia uma cantora lírica que ensaiava numa das varandas do altar-mor, para um casamento cujos convidados ainda vimos entrar.
Reparámos nos mármores rosa e negro, por exemplo, das pias batismais; na Nossa Senhora da Vandôma, que, apoiando o menino numa das suas ancas, fazia lembrar muitas mulheres portuguesas.
Saímos para a Pena Ventosa, não sem antes olharmos os azulejos em tons de azul da Galilé que teve intervenção de Nicolau Nazoni, no século XVIII, e a paisagem à nossa volta.
Fomos depois à Casa da Guitarra, à entrada do tabuleiro de cima da Ponte D. Luís, onde, por entre centenas de guitarras e violas, a guia projetou imagens de António Carneiro, de algumas das suas obras, sendo uma delas o retrato do filho que se celebrizou na música.
Por uma travessa estreita, chegámos à Igreja de Santa Clara, que se encontra em obras de restauro do  exterior.
Esta obra do Barroco Joanino é uma das maravilhas do património do Porto. A Igreja, atualmente, não tem culto, porque aguarda obras de limpeza da talha dourada que reveste as suas vastas paredes interiores.
Dali passámos para a rua do Sol, onde se encontra a Capela dos Alfaiates.
Vimos também nesta rua, no número 28, onde nasceu a Escola Oliveira Martins.
E, numa visita que durou quase três horas, houve tempo para ver, para olhar, para dialogar, para aprender... A guia era simpática, muito experiente, sem verdades feitas, e boa interlocutora.
Bem perto, lá estavam paisagens que já vimos centenas de vezes, mas que nunca deixam de fascinar.
Estes percursos são frequentes, os lugares e os temas são muito diversos e os bilhetes podem ser adquiridos, por 3 euros, no Rivoli, na Biblioteca Municipal, na Igreja da Misericórdia, etc.




Sem comentários:

Enviar um comentário