sábado, 21 de junho de 2014

Para bandeirinhas de S. João (?)




Ó meu rico S. João
Ó meu rico S. Joãozinho
Dá a todos saúde e amor
Sem esquecer o dinheirinho

És um alegre santo
E mesmo assim és muito rico
Porque espalhas alegria
Com perfume a manjerico

É regar e pôr ao luar
Diz o povo e com razão
O manjerico aquece os sentidos
Como a sardinha faz ao pão

As crianças olham alegres
Para os balões a subir
Olham para a sua luz
Sem pensar que vão cair

Ó meu rico S. João
Eu não sei o que dizer
O país anda prà frente
Ou está a retroceder?

A erva cidreira espera
Ir dançar no bailarico
Também sabe fazer festas
Não é só o manjerico

A Troika trocou as voltas
E tantas trocas (des)fez
Os que só recebem trocos
Decidem partir de vez

Eu gosto do S. João
E da festa que ele traz
Parece muito inocente
Mas é crítico e mordaz




Aquele balão vai subindo
Parece ter asas e voar
Mas a lua vai pensando
Que a si não pode chegar

O martelinho bate bate
E dá cor a muitas ruas
E quem com ele bate
Também vai fazendo das suas

A sardinha assada na brasa
No S. João não pode faltar
Saborosa e gordinha
Põe-se na broa a pingar

Ó meu rico S. João
Andamos desanimados
Traz-nos mais animação
Mas sem salários cortados

Vou-te fazer uma pergunta
Ó meu rico S. João
Se aqui manda Portugal
Ou se é o governo alemão

Se eu te soubesse dizer
O que da alma me não sai
Ó meu rico S. João
Até darias um ai

Nas ruas do Porto a folia
Começa cedo a crescer
E só quando nasce o dia
É que começa a morrer

Andam dúvidas nos portugueses
Mais do que balões no ar
Se é mentira ou verdade
O que se ouve jurar



Sem comentários:

Enviar um comentário