terça-feira, 14 de agosto de 2012

"O desporto não é só futebol!"

Hoje de manhã, ouvi um dos medalhados portugueses (medalha de prata em canoagem) a expressar a sua alegria por ver o seu trabalho recompensado e reconhecido.

Foi a única medalha que Portugal conquistou, para além de alguns diplomas. Há quem considere que a prestação de Portugal nos Jogos Olímpicos foi sofrível, por comparação com outras países de igual dimensão  que obtiveram algumas medalhas.

No entanto, será bom realçar que há modalidades desportivas, nas quais se incluem o remo e a canoagem, que exigem um enorme esforço diário  e, pelo que que julgo saber, os atletas não recebem nada ou recebem muito pouco.

São incomparáveis os salários de uma grande parte dos futebolistas e as condições em que trabalham. Alguns ganham salários obscenos nos dias que correm.

Contudo, as atenções voltam-se sobretudo para o futebol. As transmissões televisivas duram horas e horas, enquanto outras modalidades são quase esquecidas ao longo do ano.

Era altura de os meios de comunicação privilegiarem outras áreas. Podia ser que estimulassem outras práticas desportivas e ajudassem a reduzir tanta corrupção do futebol.

As audiências baixariam por uns tempos, mas o país jogava para ganhar.


4 comentários:

  1. Quanto a isto, e depois do que escreveste (que subscrevo por inteiro), só tenho a acrescentar um apontamento linguístico (tinha que ser!):

    http://carruagem23.blogspot.pt/2012/08/dos-canoistas.html

    Boas férias.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Vítor. Vou, então, à Carruagem 23 ver o apontamento linguístico.

    E, já agora, sugiro também a visita. Mesmo em férias (ainda há o relatório para fazer ai, ai!), "o saber não ocupa lugar".

    Beijinho
    M.

    ResponderEliminar
  3. Olá, de novo

    Entrei na Carruagem 23 (http://carruagem23.blogspot.pt/2012/08/dos-canoistas.html) e vi o apontamento sobre canoagem. Terei de o ler de novo para assimilar melhor a informação. É pena a tal jornalista não o ler.

    Outra confusão que é comum, embora não a nível linguístico, é dizer remo em vez de canoagem ou vice-versa. Antes de as minhas filhas praticarem remo também a fiz.

    Os jornalistas, muitas vezes, deveriam informar-se melhor sobre os termos que utilizam.

    Beijinho e continuação de produtivas viagens, dentro ou fora da Carruagem 23.

    M.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, coitada da jornalista!
      É morfologia a mais para ela. Eu acho que ela foi influenciada pela relação canoísta > *canoísmo... Ela, se não tiver sido outro alguém, julgando que ela lê o teleponto...
      Enfim!
      Bj

      Eliminar