quarta-feira, 5 de junho de 2024

Despojamento

 

Hoje passei uma boa parte da manhã a arrumar uma divisão da casa  que já estava à espera disso há muito tempo. Eu, pelo menos, estava, mas demorou a começar: umas vezes porque não havia tempo, outras, porque faltava vontade…

E, como estamos no tempo das cerejas (hoje comi algumas e souberam-me muito bem), umas coisas puxam outras. Recuei então ao tempo em que as minhas filhas eram pequenas e passávamos férias no Algarve. Tínhamos um Mini, onde cabíamos os quatro, mais as malas, mais uns sacos, mais um lanche e garrafas de água…

Nessa época, eu tinha o fraquinho pelo artesanato do Alentejo e por cestos em vime do Algarve.

Portanto, na viagem de regresso, o pobre do Mini aguentava também com cestos algarvios (alguns ainda duram) não muito pequenos e pratos ou outras peças do Redondo, que ainda conservo, embora já tenha dado algumas.

Ah, e da zona de Almeirim, ainda trazíamos um melão ou melancia e pequeninas abóboras decorativas.

E não havia autoestrada nem ar condicionado. Nem telemóveis. Saiamos de madrugada e, ainda assim, apanhávamos filas intermináveis. Éramos jovens, os perigos espreitavam, mas quase não os víamos.

Era o tempo da acumulação de objetos. Vou-me despojando, no entanto, de algumas coisas e não sinto vontade de ocupar esses lugares que ficaram vazios. 

Agora, procuro rentabilizar o que tenho. E, quando faço arrumações, vou separando coisas para dar, para levar à loja social, para conservar pelo valor afetivo que algumas coisas têm…

E, apesar de achar que agora um Mini seria demasiado pequeno, cada vez gosto mais da palavra despojamento.


4 comentários:

  1. Durante a vida enchemos a casa de recordações. Depois um dia notamos que muitas delas já não nos dizem nada.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  2. É mesmo, querida Elvira. Talvez vamos aprendendo a ser mais seletivos nas coisas que nos cercam e a valorizar outras dimensões da vida.
    Outro abraço e que a saúde ande por aí.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Pois eu tenho muitas dificuldades em despojar-me de algumas coisas , embora seja criticado por isso .

    JR

    ResponderEliminar
  4. O que também é natural, Joaquim. Muitas vezes, desfaço-me de alguns objetos sem custo, bem pelo contrário, mas há outros de que não seria capaz.
    Boa 5a feira.

    ResponderEliminar