sábado, 1 de junho de 2024

Acho que em Portugal não aconteceria!

 

Há uns dias, uma senhora velhinha e muito frágil foi a um Centro de Saúde a poucos quilómetros do centro de Londres. Dirigiu-se ao balcão e disse ao que ia: sentia-se doente e queria marcar uma consulta. Ouviram o pedido e a resposta foi:

- Desculpe, mas não podemos marcar consultas aqui ao balcão. Tem de o fazer online. 

A velhinha disse que tinha dificuldades em fazê-lo desse modo.

Poderia então pedir ajuda a alguém - responderam-lhe.

A senhora velhinha foi-se embora, muito mais triste e fragilizada do que tinha chegado.


Apesar de todas as críticas ao SNS em Portugal, vindas de diferentes setores e agudizadas por ideias que na Campanha eleitoral são repetidas, acho que tal não se passaria e a consulta seria marcada.

Oxalá eu tenha razão no que estou a dizer. E sobretudo que continue a haver cada vez mais razões para que quem precisa de ajuda tão premente não seja despachado com indiferença o que, em idades mais avançadas, aumenta a dor da solidão.


2 comentários:

  1. Apesar dos problemas que existem, o nosso SNS é dos melhores do mundo. Basta ver o que se passou durante a pandemia, em que os países mais ricos tiveram muitos mais problemas que nós.
    Boa semana minha amiga.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo, amigo Jaime. Devíamos, às vezes, valorizar mais aquilo que é nosso e que /quando corre bem.
      Outro abraço

      Eliminar