domingo, 11 de junho de 2023

A oficina e o café

 

Nas manhãs de vários sábados, chegávamos à mesma hora ao café que fica bem perto de algumas de nós.

No início, era só uma, depois duas e, em breve, já éramos quatro ou cinco amigas, à mesa porque a mestra se nos juntou também. Era um gostoso aquecimento para umas horas a cortar, combinar, coser tecidos, vendo aparecer um objeto bonito e nosso.

Eram divertidas e criativas essas manhãs de sábado na oficina de costura. Escolhíamos os tecidos e, sempre com a ajuda da mestra - mais nova do que nós -, fizemos chapéus, sacos de várias formas, capas para caderno ou álbum, etc, etc, etc.

Com a sua peça acabada, cada uma de nós sentia a alegria de a ter produzido. Ou quase, melhor dizendo, porque a mestra lá acertava o corte e a cosedura, se o desacerto era grande.

Ontem foi a despedida dessas manhãs de sábado tão costurado como animado.

A mestra, que era uma boa mestra e também muito gentil, ofereceu-nos, nesta última sessão, pedaços de tecidos para continuarmos a fazer os nossos trabalhos em casa. Vistosos mimos a saírem de uma caixa de retalhos dobrados, desdobrando já novas ideias.

No próximo sábado, talvez a senhora do café repare na nossa ausência porque, desde o primeiro dia, ocupávamos sempre a mesma mesa. Ou talvez não, porque os cafés e pingos e meias de leite e galões e torradas e pães com queijo são peças que vai servindo todas as manhãs com pouco descanso. Sempre com um sorriso suave e natural. Também de mestra.

 

3 comentários:

  1. Para quem ama a costura e o convívio, parece-me um hobby bastante feliz. Aposto que sim, a senhora do café vai sentir a vossa falta (como não, se eram um grupo habitual?!). Costurar é a coisa que faço com menos gosto; pior, só as inúteis reuniões profissionais que Deus haja - agonio só de pensá-las. Protelo as minhas bainhas, os chuleios, o pregar de botões que pretendo mudar num casaco, o apertar de um vestido que comprei demasiado largo e só por gostar dele (não entendo esta mania de comprar coisas acima da medida só por as encontrar em conta e as gostar). Enfim, há várias peças em espera. E, contudo, já melhorei, tempos houve em que punha na cabeça costurar as prendas de natal, o que me obrigava a várias horas a contragosto e não conseguia terminar a tempo (ainda tenho algumas peças apenas talhadas e com alfinetes).
    Boa semana, Maria Dolores

    ResponderEliminar
  2. Encontros e atividades dessa natureza são muito interessantes.
    Mas podem continuar na mesma mesa sem a mestra...
    Boa semana, cara amiga Maria Dolores.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Sempre com um sorriso suave e natural. Também de mestra.👏👏👏

    ResponderEliminar