segunda-feira, 3 de abril de 2023

As duas mães

 

Há muito tempo que não se viam. A mulher mais velha gostou muito de rever a rapariga, mas já com filhos adolescentes. Recordava-se tão bem dela quando era pequena, de mimado sorriso tímido.

E a mulher mais velha logo se lembrou da mãe dela.  Quando os filhos eram pequenos, encontravam-se na escola com frequência. E falavam muito das suas crianças. Dos sucessos, dos sonhos, das fragilidades, etc.

Com o tempo, cada um dos filhos foi seguindo os seus cursos e as suas vidas. As duas mães deixaram de se ver, sem deixarem de se lembrar com carinho uma da outra. Com vidas e profissões muito diferentes, ambas acabaram por ficar sós, também em circunstâncias diversas.

Agora, ali estava uma delas a falar com uma das crianças que há muito não via e que se tinha tornado mulher adulta.

- E a tua mãe como está?

Não estava bem, não. Vivia muito só e, o pior, não tinha amigas com quem falar nem tinha qualquer atividade que lhe desse alegrias.

E a pergunta surgiu por parte da jovem:

- E no seu caso, tem amigas, com certeza?

Sim, algumas boas amigas e uns poucos bons amigos. Felizmente. E ela ia fazendo perguntas. Andava mesmo muito preocupada com a mãe. Os irmãos iam-se desligando porque tinham a sua vida muito ocupada e não desperdiçavam o direito de a viver.

Ela, que era a mais nova, estava sempre presente e tentava ajudar a mãe. Falava com ela, dava-lhe sugestões, motivava-a a sair, a participar de atividades onde conhecesse outras pessoas e se sentisse bem. Sim, iria fazê-lo, prometia-lhe a mãe, mas, chegada a hora, desistia e tudo ficava na mesma - a mesma solidão, as mesmas obsessões. Como estariam os filhos? E os meninos? Porque não atendiam o telefone? Porque não respondiam às mensagens? Porque não vinham visitá-la mais vezes?

Deste lado, a outra mãe ia pensando que talvez fosse bem mais feliz e que assim também os filhos o seriam. Pese embora ter muitos momentos com preocupações idênticas. Tinha bons amigos e algumas atividades que lhe davam prazer, o que lhe amaciava a vida e ajudava a olhar mais alegre e carinhosamente para o mundo e a relativizar muitas situações presentes e passadas.

Sabia que a vida vai dando e retirando muita coisa, mas acreditava que também a vida vai oferecendo outras.

Acabou por mandar um beijinho para para a outra mãe. Pudesse, pelo menos, dar-lhe algum alento. Por pouco que fosse.



3 comentários:

  1. Não se percebe. Se tinham conversado quando os filhos andavam na escola, embora separadas pela vida, agora que havia hipótese de se reencontrarem, por que razão a senhora em causa - a feliz e com amigos e amigas - em vez de um beijo não prometeu uma visita? Logo via se valia ou não a pena. E, pelo menos reencontravam-se.
    Bom, enviar um beijo dá muito menos trabalho. E ela já tinha o seu círculo formado. Mas faz-me um bocadinho de confusão que não tenha dito qualquer coisa como, "gostava de a rever" e logo via como reagia a filha.
    Digo eu acerca de duas pessoas inventadas e de uma situação não menos devaneante:).
    Mas está uma boa história, Maria Dolores.

    ResponderEliminar
  2. A tal que era feliz - embora nem sempre! - poderá ter em conta as suas sugestões.
    Às vezes, é necessária uma grande dose de generosidade e coragem para 'invadir' um espaço onde não sabe se é bem-vindo.
    Talvez um café agradável fosse uma oportunidade para um pouco de conversa. Assunto haveria com certeza e ouvir seria ainda mais importante.

    ResponderEliminar
  3. Thank you for sharing useful information with us. please keep sharing like this. And if you are searching a unique and Top University in India, Colleges discovery platform, which connects students or working professionals with Universities/colleges, at the same time offering information about colleges, courses, entrance exam details, admission notifications, scholarships, and all related topics. Please visit below links:

    MBA Enterprise Management Colleges in Palwal
    MBA Artificial Intelligence Colleges in Palwal
    MBA Business Analytics and Big Data Colleges in Palwal
    MBA E Commerce Colleges in Palwal
    MBA Rural and Agri Business Colleges in Palwal
    MBA Pharma and Healthcare Management Colleges in Palwal
    MBA Entrepreneurship Colleges in Rohtak

    ResponderEliminar