sábado, 2 de outubro de 2021

O retiro mas afinal não

 

Há muitas semanas que lá não vou. Tenho vontade de passar algumas horas na pequena cidade com mar ao fundo. E disse de mim para mim que hoje iria para lá em dia de retiro. Não como aqueles que fiz em Miramar quando era muito nova, com outras raparigas, a conselho das nossas mães, muito religiosas. Eram retiros com muitas orações e reflexões dentro e também tempo de diversão e risota.

Não, desta vez, o retiro era mais breve, desenhado por mim e ao meu ritmo. Se não chovesse, faria uma caminhada até ao mar. Talvez logo que chegasse. Como levaria o computador comigo, era certo e sabido que me sentaria e passaria junto  dele uma boa parte do meu dia. Essa seria a parte mais  desejada do meu desejado retiro. 

 

O dia hoje amanheceu chuvoso. Não foi por isso, mas mudei o meu projeto para o dia. Outros afazeres me convocaram em casa. Espero, no entanto, vivê-los, não em retiro, mas sentindo que retirei o peso do que tem de ser feito e ainda não foi.

E não é que o tempo está de feição! Como estaria para um pequeno retiro. 

Espero ver-te em breve, pequena cidade com mar ao fundo! Vou tentar conhecer-te melhor.  Para isso, não levarei o computador.

 

16 comentários:

  1. Que o dia lhe seja produtivo e possa um dia percorrer a tal cidade de mar, dentro ou fora de retiro.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Bea, e que os dias lhe tragam boas maresias.

    ResponderEliminar
  3. Os computadores e os telemóveis, na minha opinião, vieram retirar moimentos de fala olhos nos olhos. Confesso que também sofro desse mal. Mas como deixar o telemóvel em casa? Hoje, quase lado a lado, infelizmente, fala-se pelo telemóvel.
    .
    Feliz fim-de-semana … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tal acontece, é bastante triste. E as gerações mais novas estão a habituar-se demasiado a falar pouco uns com outros, fazendo-o por mensagens. Ou então a sede é tanta de mostrar onde está que se esquecem de quem está por perto. E também há muitos adultos que o fazem.
      Bom fim de semana, Ricardo, com muitos momentos bons olhos nos olhos.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Como gosto de me sentar á beira mar a olhar o horizonte , a ver os navios ao longe ou as gaivotas por perto,e meditar. Se acaso estiver a chover deixo me estar no carro e por vezes até acabo por tirar uma boa desta.
    NFS

    JR

    ResponderEliminar
  5. Esse é um dos prazeres de quem tem o mar por perto e pode olhá-lo diretamente. Aproveite-o bem e às suas belezas.
    Feliz e descansado fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Já não conseguimos viver sem o computador/telemóvel. Mas, o computador já consigo deixar em casa quando saio. O Telm vai comigo, mas também me abstenho. Fui difícil Os retiros fazem bem!

    Felizes somos ao contemplar o amanhecer
    .
    Beijos, e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Sobre o telemóvel, sou muito criticada em família porque ando com ele sem som e muitas vezes nem o oiço a tocar.
    O computador é mesmo quando é necessário para escrever o que quero, porque não tenho facebook nem instagram. Nunca tive e, como tal, não lhe sinto a falta.
    Beijinho, Cidália, e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Um bom retiro dispensa mesmo o computador...
    Bom fim de semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  9. Sim, claro. A menos que o retiro fosse para escrever, o que é um bom motivo para retiro.
    Abraço, Jaime, e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde minha querida amiga Maria. Um retiro faz bem para o corpo, a alma e ao coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Luiz
      Também acho. Às vezes, a boa mudança de ares por um tempinho já é bom.
      Um domingo muito feliz!

      Eliminar
  11. Retiros em cidades com mar ao fundo, significam concretamente o quê, amiga Dolores? Ficar em casa a olhar pela janela e ficar a «Ver o Mar»?
    Seja em casa, na praia ou no campo, seja feliz.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pois, Janita, então como é que lhe hei de explicar?
    Só lhe digo que não sou muito de me pôr à janela, já de ficar em casa, sim, porque tenho a mania de ter sempre coisas para fazer, para ler, para ver, etc. E ir até à beira-mar também gosto. No fundo, é mudar um bocadinho a rotina, sentir e ver o mar por perto.
    Um beijinho, amiga Janita, e um domingo feliz e descomplicado.

    ResponderEliminar
  13. Às vezes o tempo muda-nos os planos. E ficar em casa também não é mau. Depende da companhia e da nossa disposição.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
  14. Bom dia, Elvira
    Para mim, é muito bom estar em casa. A minha mãe costuma dizer 'minha casinha, meu lar'. Também já digo a mesma coisa. Às vezes a brincar, outras a sério.
    Beijinhos e bom feriado

    ResponderEliminar