domingo, 31 de outubro de 2021

O solitário da rua - os dias mais pequenos

 

Os dias pequenos talvez não sejam muito propícios aos solitários, como eu, o solitário da rua. As noites chegam cedo, fico mais tempo dentro de casa e com a luz acesa. Gosto de chegar da repartição e ir tratar das coisas do quintal ainda com a luz do dia. As ervas daninhas não me dão tréguas. Já apanhei as abóboras manteiga e protegi-as da chuva, embora me tenha habituado a ver abóboras ao sol e à chuva na casa dos meus avós.

Os dias pequenos talvez não sejam muito propícios aos solitários como eu, o solitário da rua, apesar de gostar do som da chuva a cair quando estou em casa. E em domingo caseiro ainda me sabe melhor, mas hoje a chuva é muita, a noite vai chegar mais cedo, desliguei a televisão para não ouvir falar mais uma vez de partidos políticos com muitas guerras dentro. Chove tanto nestes dias de finados que muitos mortos não serão visitados, ainda que as visitas devessem acontecer sobretudo em vida. Também eu, o solitário da rua, não fiz as visitas que poderia ter feito.

Os dias pequenos talvez não sejam muito propícios aos solitários como eu, o solitário da rua, porque fica-se mais ensimesmado, mais reflexivo e a vitamina da luz natural faz algum dano. Não sei por que razão às vezes penso que se fosse mais novo preferia viver num país do norte da Europa, daqueles em que, quando o sol aparece, as pessoas enchem as ruas como se fosse uma festa.

Os dias pequenos talvez não sejam muito propícios aos solitários como eu, o solitário da rua. E os dias grandes sê-lo-ão sempre, interrogo-me. Vou pensar nisso porque, como a noite vem mais cedo, tenho mais tempo. Mas, como amanhã se prevê sol, o melhor será não o desperdiçar.


,

5 comentários:

  1. Bom dia:- Existem pessoas que não sendo da rua são mais solitários que esses. Quem caminha e trabalha a terra nunca pode ser um solitário. Tem sempre a LIBERDADE por sua companhia.
    .
    Tenha um domingo de Halloween muito feliz.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Bonito comentário, Ricardo, obrigada.
    Bom Halloween também com algumas doçuras e, por que não, algumas travessuras.

    ResponderEliminar
  3. Abomino genericamente os dias mais pequenos e tudo o que trazem. Dói-me a demora de crescerem. Mas talvez seja um bem assistir-lhes a contracção e o movimento inverso.

    ResponderEliminar
  4. Eu também prefiro os dias maiores, mas, como tudo, têm também vantagens. Como habitualmente trazem chuva, não tenho a obrigação das regas e fica mais tempo para outras coisas. Talvez para compensar a falta de luz que sempre também o olhar.

    ResponderEliminar