domingo, 10 de outubro de 2021

Perfeição vs imperfeição

 

De há uns anos a esta parte, a flor da foto - julgo que é da família das proteias e que me foi oferecida - abre-se, por esta altura, com todo o seu esplendor e perfeição no jardim da minha casa. Um assombro harmonioso de forma e de cor. Não ocupa muito espaço, mas é impossível não se reparar nela pela bela sofisticação.

 

Porém, dou comigo a pensar que prefiro flores menos perfeitas. Acontece-me o mesmo com certas rosas. As suas linhas são tão bem tecidas e desenhadas que deixam de parecer naturais, ostentando algum exibicionismo que me desagrada.

Sim, prefiro, de longe, flores mais simples e imperfeitas, nas quais encontro mais completas perfeições. 

 

  

14 comentários:

  1. Em tudo, a simplicidade natural ordena e sobressai. Digo eu que não me considero perfeccionista, mas, por vezes, admiro o quase perfeito. Não sei se podemos dizer que tal flor seja perfeita (a sua, Maria). Parece de beleza rebuscada.

    ResponderEliminar
  2. Mostrei-a à minha mãe. Logo disse: que linda, pega de gano? (um dia destes, vou falar desta palavra).
    Também admiro a perfeição, se é que existe. E o que se vai fazendo para tentar vê-la de perto.
    Um dia bom, Bea, e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. na minha terra diz-se, "pega de estaca" que quer dizer, qualquer poda serve, não precisa ter raiz. Serve um caule, um rebentinho, um ramito.

      Eliminar
    2. Pois, por cá chama-se 'gano' à tal estaca, ao raminho sem raiz.
      Dizemos: 'dás-me um ganinho?'
      São engraçadas estas nossas raízes.

      Eliminar
  3. Bom dia
    A natureza é assim mesmo.
    As flores tal como nós são tão perfeitas e naturais mas não podem agradar a todos .
    Que seria do mundo se todos tivéssemos os mesmos gostos.
    Alguém disse um dia:
    Olhai os lírios do campo. Não trabalham nem fiam , no entanto nem Salomão em toda a sua glória jamais se vestiu assim.
    Uma boa semana

    JR

    ResponderEliminar
  4. É engraçado que, quando escrevi este pequeno apontamento, ocorreu-me essa analogia flores-pessoas.
    Fez muito bem, Joaquim, em lembrar E. Veríssimo e o seu Olhai os Lírios do Campo. Li o livro há imensos anos e nunca mais o esqueci.
    Boa semana para si.

    ResponderEliminar
  5. Áhh... que maravilha de publicação!! :))

    -
    Mãos que acolhem no regaço
    -
    Votos de uma excelente semana. Beijos

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Cidália. Vou já ver as tais 'Mãos que acolhem no regaço'.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  7. É linda esta flor! Eu adoro a "quase" perfeição!!! Bj

    ResponderEliminar
  8. Muito bonita.
    Falando de flores eu prefiro as silvestres.
    Abraço, saúde e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E às vezes há surpresas tão bonitas. Quase obras de arte.
      Outro abraço, Elvira. Continuação de boa semana.

      Eliminar
  9. Toda as flores são lindas, embora eu dê preferência às mais simples e naturalmente bonitas, quer pela cor quer pelo "feitio".
    Agora se elas são perfeitas, creio que isso é um bocado como os olhos de quem ama...até o feio lhe parece belo e perfeito.
    Isso da perfeição é muito subjectivo, Dolores, não acha? Nem sempre o belo é perfeito e vice-versa. Com as flores deve passar-se o mesmo.

    Quando a esse termo das plantas pegarem de "gano" é capaz de ter sido uma derivação de "cano", que é como se diz na minha terra, ou estaca, como se diz qui mais para Norte. :-)

    Boa noite, amiga Dolores.
    Noite serena.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Bom dia, Janita. Realmente isto de perfeição tem muito que se lhe diga. E às vezes a palavra até é banalizada. Também por mim, é claro.
    Ah, que bom ter falado de 'cano'. Tinha-me esquecido dessa palavra, mas uma senhora que trabalhou muitos anos em minha casa dizia 'vou-lhe trazer um caninho'. Gosto muito destas variações.
    Beijinhos, Janita, e um dia muito bom e muito florido.

    ResponderEliminar