sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Desculpem!

 

Ela vivia a pedir desculpa. Pedia desculpa por se atrasar um bocadinho, por estar a interromper ou a ser chata, pelo trabalho não ter ficado perfeito, pelas palavras usadas não serem as mais adequadas, por ter-se calado quando devia ter falado, por ter falado quando o melhor era o silêncio…
Até nas idas ao cemitério pedia sempre desculpa aos seus mortos pelas falhas tidas com eles ao longo da vida.
Aos filhos pedia desculpa insistindo na ideia de não ter sido a mãe que teria desejado ser. Os filhos já se cansavam da repetição.
As vozes mais amigas diziam-na bonita, no seu corpo alto e de rebelde cabelo escuro, mas que tinha de acreditar mais em si e não estar sempre a menosprezar-se e a pedir desculpa.
Um dia, demorou um bocadinho mais a ver-se ao espelho. Viu-se a envelhecer e ficou a olhar o passado vazio de elogios. Não os ouvira nem de si própria.
Apesar de todas as lacunas, como o tempo era voraz, tinha mesmo de deixar de pedir desculpa tantas vezes. Exagerava, tinha consciência disso. Fazia-o com sinceridade, mas mais parecia um vício de alguém que se desvaloriza constantemente causando até  constrangimentos.
Saiu. Já na rua, encontrou uma amiga. Foram tomar um café. Na conversa veio à baila a obsessão do pai da amiga pelos cânones da religião que professava. As ideias que defendia eram as aprendidas no catecismo há muitas décadas. Sem nada tirar e sem nada pôr. Qualquer questionamento ou desvio de práticas logo ele considerava heresia e por isso punha ponto final ao diálogo, mesmo com os filhos que, com o tempo, foram deixando de ser praticantes.  Diziam precisar de outras águas e não viver só de água benta.
À noite, à mesa, ela contou a conversa tida com a amiga. Um dos filhos disse, convicto: compreendo. Às vezes também sinto vontade de nem sequer pedir desculpa a ninguém.
A mãe ouviu e não pediu desculpa.


14 comentários:

  1. Boa tarde
    Pedir desculpa é um acto de coragem, principalmente quando se tem ofendido alguém. Mesmo que haja quem diga que as desculpas se devem evitar, não deixo de as pedir quando ofendo alguém.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim e acho muito mau quando as pessoas não o fazem. Nisso, os adultos têm de dar o exemplo aos mais novos. Eu também acho que peço quando necessário. Espero eu.
      Um bom dia, Joaquim

      Eliminar
  2. Existe quem diga que as desculpas não se pedem... evitam-se.
    .
    Saudação. Bom fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, mas isso às vezes parece um pouco sobranceiro vindo de alguém que acha que nunca erra, o que é muito difícil.
      Bom fim de semana, Ricardo

      Eliminar
  3. Essa senhora não devia ser portuguesa, amiga Mª Dolores.
    Há duas palavras que os portugueses ( a maioria) tem uma enorme dificuldade em dizer: "Obrigada/o e desculpe".
    Isso, até aqui na blogosfera se nota. Bem sei que este texto incide sobre o exagero de pedidos de desculpas sem estar a ofender ninguém, mas, eu peço muitas vezes desculpa e também não ofendo, penso eu...Se houvesse uma maior naturalidade nesse tipo de boa educação, cá pelo nosso burgo, creio que este texto nem teria sido escrito.
    Desculpe...mas é o que penso! :)

    Um abraço e desculpe qualquer coisinha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga Janita. Este 'desculpe qualquer coisinha' é que é mesmo nosso.
      Concordo inteiramente consigo, porque obrigada e desculpe às vezes parecem palavras caídas no esquecimento. E nisto o exemplo é muito importante, porque os mais novos precisam de ver e praticar, o que muitas vezes não acontece.
      Sim, Janita, a senhora é bem portuguesa, quase pede desculpa por existir e isso é que 'não há necessidade'.
      Um abracinho e, já agora, desculpe também qualquer coisinha!

      Eliminar
  4. Bom. Peço desculpa com frequência e na verdade penso muita vez que poderia ser melhor do que sou e que, embora involuntários os erros continuam a ser erros e se fui eu a cometê-los, é natural que me desculpe. Desculpa parece-me matéria de boa educação. E dói um bocadinho se não a usam comigo quando é de. Nunca entendi a desculpa que peço como desvalorização da minha pessoa. Acho mesmo descabido pensá-lo.
    Talvez a senhora de história exagerasse. Não sei. Pela descrição, pareceu-me uma pessoa igual a tantas. Talvez um nadinha chata com a mania das desculpas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também peço desculpa muitas vezes, porque também muitas vezes gostava de ser melhor e de fazer bem melhor (mas não era de mim que eu falava!).
      É mesmo de doer quando alguém nem agradece nem pede desculpa, como se só tivesse direitos e não deveres.
      Sim, aqui acho que está em causa o exagero e o apoucar-se, quando há bons motivos para não estar sempre a pedir desculpa.
      A sua última frase, Bea, é um bom retrato.
      Bom sábado. Por cá, temos chuva e vento.

      Eliminar
  5. Muito bem. Gostei de ler! :)
    *
    Não é fantasia nem invenção
    *
    Beijos e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Desculpe Maria Dolores, não percebi o que é que o comentário do filho tinha a ver com a conversa da mãe ao jantar.
    Assim como não percebi, o que é que a história do pai beato da amiga tinha a ver com o tema central de se pedir desculpas amiúde.
    Desculpe.
    Se pedir muitas vezes desculpa inferioriza um pouco a pessoa não sei, mas raramente a ouço na boca de petulantes e poderosos.
    Um bom fim-de-semana Maria Dolores embora bastante molhado.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Joaquim, pelo seu comentário. É curioso que tocou num ponto que eu já tinha pensado que podia não ficar claro.
    E peço desculpa por isso.
    O pai beato, do meu ponto de vista, exagerava porque repetia sempre o mesmo modelo, não admitindo sequer o questionamento.
    Os filhos, perante este fechamento, podem preferir seguir outros caminhos.
    A senhora que pedia desculpa por tudo e por nada também exagerava porque o fazia constantemente, embora com muito mais abertura.
    O que eu queria dizer era que quando há tanto exagero, seja no que for, pode desmotivar quem está mais próximo. O filho, de tanto ouvir pedir desculpa, às vezes nem lhe apetecia fazê-lo.
    Claro que há aqui um bocadinho de caricatura, Joaquim, e não me estou a 'armar' para dar a ideia que ajo com conta, peso e medida. Muitas vezes exagero por defeito e outras por excesso.
    Não sei se consegui explicar aonde eu queria chegar. Se não consegui, peço-lhe desculpa.
    Bom fim de semana, Joaquim. Este vai ser prolongado e com muita chuva no horizonte.

    ResponderEliminar
  8. Curiosamente não sou muito de pedir desculpa talvez por ser cuidadosa na relação com outrem! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia, Gracinha.
      É porque consegue pôr em prática o 'prevenir que é melhor do que remediar'. Eu também gostaria, mas muitas vezes não consigo.
      Um bom domingo, ainda que bastante chuvoso.

      Eliminar