quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Fósseis já sem megafone

 


Perto da zona onde vivo, há serras com fósseis. Há muitos anos, participei, por lá, em visitas de estudo. O dinamizador punha todo o empenho e entusiasmo nessas atividades. Preparava mapas, fazia desenhos, apontava para o relevo e para as linhas do horizonte, respondia a perguntas... Ah, e levava sempre um megafone que outros elementos do grupo, em momentos de descontração, também usavam para slogans que faziam rir toda a gente.

Motivados e divertidos, calcorreávamos montes e vales à procura de fósseis para os quais nos eram dadas explicações. Ficou-me sobretudo a busca alegre e arejada de marcas de seres que por lá viveram e que nós, passados milhões de anos, procurávamos com interesse. Ainda guardo alguns desses fósseis.

Os da foto trouxeram-mos esta tarde. Do mesmo local.

Para além das recordações que me avivaram, interrogo-me:

Que marcas humanas deixaremos nós?

 

8 comentários:

  1. Sim, o que deixaremos?! Lixo. Poluição. Algumas peças musicais com interesse, pintura, muitos e muitos livros. Os dois primeiros são bem capazes de colaborar activamente na extinção da vida humana na terra, os outros são bens necessários mas perecíveis e com tanta catástrofe - natural e engendrada - tanta falta de respeito e indelicadeza para com o mundo, é provável que nada sobre. Depois o planeta fica uns milhares de anos a regenerar-se - não talvez da mesma forma - e, quem sabe, a vida volta a habitá-lo.

    ResponderEliminar
  2. O cenário não parece otimista, não. E, mesmo assim, continua a haver vontade de produzir arte - que acarinha o mundo e quem o habita. Oxalá ajude também a afastar a lava da destruição mais ou menos iminente.
    E que a esperança da regeneração não morra. Nem a vida que poderá ainda salvar-se.
    Um abracinho, Bea, e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Os nossos vão parar ao mar (os maus) e à nuvem (os bons).
    Resto de bom dia e perspectivas de bom fim-de-semana, embora chuvoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O melhor é irmos vivendo o melhor possível, pensando em nós e nos outros (eu às vezes pareço moralista, mas nem sequer gosto de o parecer!!!).
      Feliz fim de semana também, Joaquim. Por cá prolongado porque o feriado nacional vem a seguir a um municipal.

      Eliminar
  4. Bom dia
    Como não tenho conhecimentos nem cultura suficiente para responder a essa pergunta , deixo apenas no ar a mesma :
    Que marcas humanas deixaremos nós ?

    JR

    ResponderEliminar
  5. Eu também me fico pela mesma interrogação. As perspetivas não são nada boas, mas que a esperança não morra para nos ajudar um bocadinho.
    Boa 6ª f., Joaquim

    ResponderEliminar