quinta-feira, 27 de maio de 2021

Maresias, batatas, cebolas, gavetas, escolinha...

 

Hoje de manhã fui a Espinho, uma cidade bonita, geométrica e com mar ao fundo.  Enquanto conduzia, iam-me surgindo ideias. Umas iam ficando nas bermas da estrada, outras foram saborosas, ainda que simples, enquanto duraram. Matéria para um post - pensava eu. E já não sei a que propósito, pensei nas minhas viagens a Londres que deixei de fazer com a pandemia.

Quando chegava à estação de comboio e via a minha filha e a minha neta à minha espera, era como se chegasse a uma casa que não era a minha, mas que era como se fosse a minha casa. Daí a umas horas, já tinha tomado nota de coisas a comprar para cozinhar. Para uma tuga como eu, era quase impossível ter só uma ou duas batatas ou apenas uma ou duas cebolas. E logo eu: filha, vou ao supermercado. E lá vinha eu carregadinha, a pé, é claro, porque a facilidade dos transportes dispensa-lhes o carro, com batatas, cebolas, alhos, mais fruta, etc.

 E quando me apanhava sozinha em casa - na época, não havia teletrabalho e a Clarinha ia para a escolinha cedo - punha-me a arrumar prateleiras e gavetas. Quando contava isto às minhas amigas, diziam-me: fazes isso porque ela é tua filha, se fosse nora, não fazias.

E às 15.30, lá estava eu diante da porta alta e resistente da escola primária. Estivesse sol ou a chover, esperávamos todos cá fora pela hora certa em que o portão se abria para irmos buscar as nossas crianças. Mais todas do que todos. De cores de pele diferentes, umas com o cabelo descoberto, muitas com ele escondido nos lenços que os prendiam. E, em breve, estava eu junto da sala, a espreitar para ver a minha boneca, já que os meninos esperavam que a professora, à porta, os chamasse. E lá vinha ela a correr até mim, porque aos 4/5 anos, raramente se caminha e quase sempre se corre.

E assim cheguei às ruas geométricas de Espinho com as suas obras que nunca mais acabam e afixam placas com imensos desvios. Para além da maresia, há bons espaços com cheiro a boa maré de livros: uma Bertrand com muita luz e simpatia; uma biblioteca onde queria ter ido hoje, mas não fui. Faltou-me tempo. Como faltavam as batatas e as cebolas  em Londres, sem faltar a vontade de lá voltar.


5 comentários:

  1. Há-de voltar, Maria. E ir à escolinha buscar a neta; e ao super comprar o que lhe aprouver; e chegar no comboio tendo filha e neta a esperá-la (tão bom). E depois dá belos passeios por Londres e mata saudades. Os ingleses já estão aí. Por que razão não hão-de os portugueses ir até lá?!
    E deu um post.

    ResponderEliminar
  2. Tive a sorte de, ao longo da minha vida, ter podido fazer algumas viagens. No entanto, agora prefiro as proximidades, mas neste caso é diferente, embora continue a haver constrangimentos e, sobretudo, não querer contribuir para eles.
    Um abraço, Bea.

    ResponderEliminar
  3. Como não te vi, andando pela minha terra?!!!
    Vieste de barco? De avião?
    Com tanta obra na rua, a cidade está um caos.
    Os U2 falam de uma cidade "where the streets have no name".

    https://youtu.be/1iFwg-VXTxQ

    Espinho continua a ser a cidade "where the streets have or are known by numbers". Há, contudo, de momento, um problema: "there are no streets to move on".
    Rsrsrsrsrs!!!
    Bom fim de semana.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Realmente Espinho é mesmo um bico de obra devido a tantas obras. É desvio em tudo que é rua. E o estacionamento também é complicado, para além de caro.
    Para quem lá vive não deve ser fácil e o pó anda sempre no ar.
    Mas, convenhamos, Espinho é uma cidade muito bonita. Vai ficar ainda melhor? Esperemos que sim, mas que seja mais rápido!
    Um abraço, Vítor.

    ResponderEliminar
  5. Nunca fui a Espinho...mas gostei do post!

    ResponderEliminar