quarta-feira, 19 de maio de 2021

A rapariga e a caturra

 

Fui comprar pão. Só entram duas pessoas de cada vez. Quem chega vai esperando cá fora. À minha frente, estava uma jovem. De repente, uma ave espavorida esvoaça-lhe no ombro. Assustei-me, apesar de estar a uns dois metros de distância. 

Vi depois que o pássaro estava preso por um cadeado fininho e atado por um gancho ao ombro da sua dona, presumo. Achei graça ao exotismo da imagem. Perguntei qual era a ave.

Uma caturra - disse a rapariga.

Reparei que a pousante no ombro era bonita e de crista bem recortadinha.

Que sorte andar a passear - disse eu.

Ela gosta - disse a rapariga do ombro transportador.

Ela gosta? Como se sabe? - interroguei-me eu.

Mas não perguntei mais nada porque era a vez de a rapariga entrar na padaria e eu não sabia se ela era caturra.

 

10 comentários:

  1. Tenho uma caturra. Adoro essa ave!:)
    -
    O silêncio incita o coração...
    -
    Beijos e um excelente fim de tarde!

    ResponderEliminar
  2. Não me lembrava de ter visto antes esta ave, mas achei-a muito elegante e bonita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. E a Caturra não largou nenhuma caturrada no ombro da rapariga?
    .
    Cumprimento fraterno
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jugo que não, Ricardo, parecia só querer desfrutar do passeio limpinho no ombro da sua dona!!!
      Um dia bom e feliz

      Eliminar
  4. Tenho a certeza que a caturra dava sinais visíveis sobre esse gosto de passeio. E a dona interpretava-os.
    Boa noite, Maria.

    ResponderEliminar
  5. Deve ser mesmo assim. Deve ser falta de sensibilidade da minha parte. A cena também deu para eu ter isso mais em conta.
    Um dia feliz, Bea, com o canto feliz dos pássaros.

    ResponderEliminar
  6. Tive que pesquisar para saber o que era uma caturra. São aves bonitas, mas ir à padaria com uma no ombro não lembra nem às caturras...
    Continuação de boa semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Então, fez o mesmo que eu, Jaime. Só tinha uma vaga ideia de que a palavra, quando aplicada a uma pessoa, não era muito elogiosa (teimosa, etc).
    Mas vi que é uma ave bonita. Sim, para mim, também foi surpreendente ver uma ave presa ao ombro da dona. Mais uma vez tive pena de não saber desenhar!
    Abraço e um dia bom.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde. Confesso que não conheço essa ave. Aqui no Brasil temos milhares de aves também.

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que o passeio surpreendente à padaria ajudou a caturrinha a ficar um bocadinho mais conhecida!
    Um abraço, Luíz, e bom fim de semana.

    ResponderEliminar