terça-feira, 18 de maio de 2021

Nos museus também se pode ser feliz

 

Julgo que hoje é celebrado o Dia dos Museus e lembrei-me que já não vou a um museu desde que começou a pandemia. E como eu muita gente, de certeza. E logo me lembrei do museu de Serralves, no Porto. Para além das exposições e atividades dentro de portas, também o exterior do museu e da Casa são locais onde apetece ficar sempre um bocadinho mais pelo que se vê,  se sente, se cheira, se aprende, se desfruta. 

Já lá participei de vários ateliês de escrita dinamizados pelo escritor Mário Cláudio, de escrita portentosa e saber enciclopédico, onde cabe também o que se passa no tempo atual. Ao longo das sessões, dava-nos tarefas de escrita. Quando um diálogo não estava de acordo com o que as personagens diriam, ele reagia, dizendo que estava pouco real. Por isso, uma das participantes enquadrou uns palavrões num texto, como seria natural no ambiente da história. Porém, ao lê-los, quase tropeçava nas palavras que dizia em voz mais baixa, porque, disse, não estava habituada a dizer palavrões. Houve risota, obviamente.

Também um outro ateliê de escrita, com outro belíssimo escritor, Richard Zimler, me ficou na memória. Chegava sempre com um chapéu largo e de cor garrida. Quando entrava em funções, tirava os sapatos de forma muito discreta e ficava em meias, aproximando-se atentamente e simpaticamente de todos os participantes, nas suas tarefas de escrita, na bela e luminosa biblioteca com as mesas em U, no sentido de os ajudar.

Vou ver se consigo ir lá em breve e num dia de sol. Sem deixar de tomar um café na cafetaria exterior, com esplanada sob velhas glicínias, creio. Por onde não faltam pássaros em cantares livres e festivos.

 

8 comentários:

  1. Moro praticamente dentro de Lisboa. Já visitei alguns museus mas... há mais de 5 anos que não visito nenhum. Desleixo? Sim, confesso que sim. Tenho que rever essa situação.
    .
    Abraço fraterno.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E em Lisboa não faltam ofertas culturais, acho eu. Bem mais do que no Porto, apesar de também por cá haver muita coisa boa. Muitas vezes divulgada e outras tantas desconhecida.
      Abraço, Ricardo, e feliz 4ª f.

      Eliminar
  2. Já não me lembro a ultima vez que fui a um Museu! Porém até gosto.
    -
    Liberdade, em deixar passar o vento ...
    -
    Beijos e um excelente noite...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes, repara-se melhor, vai-se e gosta-se. Felizmente, já há museus que cativam as pessoas para se sentirem bem desfrutando das suas belezas.
      Um beijinho, Cidália.

      Eliminar
  3. Gosto de museus. Não nutro especial gosto pelo de Serralves, mas aproveito sempre que ali vou para espreitar o que há de novo. Mas aprecio todo o enquadramento da quinta, a forma como é tratada, os jardins, essa dita sala de chá (muita vez fechada) com esplanada sob as glicínias. De cada vez que a visito sinto que já lá estive, que a conhecia antes de a conhecer, o que é manifestamente impossível.
    A casa é uma pequena maravilha da arquitectura. Pena que o proprietário não tenha chegado a habitá-la. É tão linda e incompleta. As casas só são verdadeiramente vivas com gente dentro, cheiros, móveis e etc. O sangue das casas são as pessoas.
    É um post bonito para comemorar o dia dos museus. Onde também deixei de ir com a pandemia.

    ResponderEliminar
  4. Olá, Bea. Que bom conhecer estes lugares do Porto. Também gosto muito dos jardins e campos de Serralves, às vezes bem mais do que de algumas exposições. E da casa, que é, de facto, maravilhosa. Às vezes há lá atividades e exposições. Foi lá que esteve a de Miró e a de Paula Rego, por exemplo.
    No Dia Mundial da Criança e do início do outono, há uma festa maravilhosa com imensas atividades onde a natureza tem um lugar privilegiado. A entrada é livre e junta(va)m-se muitas pessoas. Alguns desses espaços exteriores parecem pequenos paraísos, para as crianças e não só.
    Bea, uma tarde boa, calma e amiga.

    ResponderEliminar
  5. São locais onde habitualmente me sinto feliz! E Serralves é especial e completo!

    ResponderEliminar
  6. Também acho muito bonito. Ando com muita vontade de lá voltar e de desfrutar, calmamente, sobretudo do parque.
    Bom fim de semana com bons passeios. Podem acontecer através da leitura.

    ResponderEliminar