domingo, 23 de maio de 2021

Hoje tomei a primeira dose da vacina. 'Voilà'

 
Pelo telefone, avisaram-me da minha vez para tomar a vacina: Multiusos de Gondomar, às 11.30 deste domingo.
Aceita?
Claro que aceito. Posso saber qual é a vacina?
Isso não sei.
Ok, muito obrigada.
 
Cheguei ao Multiusos à espera de uma grande 'turma ex-covid', porque, entretanto, soube de outros casos de pessoas que foram infetadas, como eu, e também chamadas. E assim aconteceu, mas tudo calmo, apesar de haver muita gente. Tinha vestido uma blusa sem manga para tornar mais fácil o ato e desejando que a seringa entrasse rápido e não em perfuração lenta, como às vezes parece na televisão.
 
E tudo decorreu como gosto: espaço para o necessário distanciamento, boa organização, simpatia, pouco tempo de espera. 'Uma boa linha de montagem', como disse um amigo que lá encontrei.
 
Tomei a Astrazeneca que não era, de modo algum, a minha preferida, mas a que hoje estava destinada aos maiores de sessenta. E só uma toma. Indaguei. O motivo era eu já ter tido covid.
 
Hoje vou estar com o meu neto, um novo amor que nasceu há dois meses. Não deve ser nada científico, mas não é que já me sinto um pouco mais segura para me aproximar um pouco mais dele?!
E como vi ontem à noite Barbara Pravi no festival da canção, apetece-me repetir: voilà! 
 
Gostei de ouvir esta música francesa (sempre tive um fraquinho pela música em língua francesa), se calhar, por ser mais sóbria e não com aquele aparato histriónico de quase todos os grupos. Se calhar, por me fazer lembrar a pequena mas gigante Edith Piaf ou o imenso Jacques Brel. Se calhar, pela cantora ter um sorriso cheio de expressividade e de encantamento. Sei lá. Os portugueses também estiveram bem. E é sempre bom falar de amor. 'Voilà'.

9 comentários:

  1. Se a toma da vacina a deixa mais segura e confiante, pois claro que isso é um belo motivo de regozijo. Como tomei a Pfizer e o tempo de intervalo entre a 1ª e 2ª doses é menor do que na AstraZeneca, entre Abril e Maio fiquei despachada. Em boa verdade nunca estive muito preocupada, talvez pela simples razão de ter limitado em muito a minha vida social já de si bastante limitada.

    Em relação ao Eurofestival, eu que durante anos a fio fui uma fã ferrenha, desde que ainda muito jovem assisti à nossa primeira participação, com o António Calvário em 'Oração', enjoei há uma meia dúzia de anos e nunca mais vi. De modo que não conheço nenhuma das canções.

    Que tudo continue a correr a seu contento, amiga Dolores e muita Saúde e Felicidade para o pequenito e demais família.

    Beijinhos, boa semana.

    ResponderEliminar
  2. Que bom que ficou despachada, eu só vou levar a segunda dose no dia 5 de Agosto, e o marido que tomou um mês antes de mim a 9 de Julhos. Ambos tomamos a AstraZeneca. Ele não sentiu nada, e eu levei três dias de cama, com febre, dores de cabeça e corpo, má disposição e vómitos. O festival da canção desde o século passado que não via, mas quando foi o Salvador Sobrar a minha sobrinha, disse-me para ver, a canção era muito boa e ela acreditava que podia vencer. E vi, depois vi o de Lisboa, porque era cá, e já não vi o de Israel. Este ano voltei a ver porque a minha nora me disse que a banda era muito boa e fiquei curiosa. Não gostei da canção que ganhou, a minha preferida era a da Suíça, mas também gostei da França e da Alemanha.
    Abraço, saúde e bom domingo com o netinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que fiquei despachada, pelos vistos, mas como nunca tinha ouvido nada sobre uma toma apenas, fiquei um bocado na dúvida. No entanto, devem ser orientações da DGS e com fundamento, com certeza. Para já, não tive qualquer reação, mas só a tomei há poucas horas.
      Eu também achei que a canção vencedora era muito espetáculo para o meu gosto, mas, confesso, que quando oiço músicas pela primeira vez, raramente me entram no ouvido. Também gostei muito da Suiça e o rapaz era uma simpatia.
      Obrigada, amiga Elvira, já me consolei um bocadinho em tê-lo no meu colo, beijinhos é que ainda não, embora me apetecesse muito.
      Beijinhos e um fim de tarde bem feliz.

      Eliminar
  3. Fiquei admirada foi só haver uma toma de astrazeneca para quem teve covid. Para as minhas filhas foi também uma surpresa. Também nunca estive muito preocupada porque saio pouco, poucas visitas recebo e também não as faço, a não ser à minha mãe. Gostava era de ir a Londres matar saudades da minha neta e, se estiver vacinada, é menos constrangimento.

    Também desliguei do eurofestival nos últimos anos, mas ontem vi bocados, porque quando a gritaria é muita, eu mudo de canal. Também me lembro do António Calvário e da Gigiola Cinquetti (não sei se é assim que se escreve) com uma canção que era uma delícia.
    Beijinhos, amiga Janita, e uma boa semana também.

    ResponderEliminar
  4. Também já tomei a 1ª dose de Astrazeneca. Vou levar a 2ª em 25 Maio às 12H00. Oxalá tudo corra como da 1ª vez que nem a agulha (quase não...) senti. Confio que sim
    .
    Domingo feliz … cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem,Ricardo. Para já, comigo também está tudo bem, felizmente.
    Uma boa noite. Hoje deve ter uma alegria encarnada!

    ResponderEliminar
  6. Ainda não tomei nada mas confesso-me com medo. tenho medo da astrazeneca, mas qualquer uma pode correr mal. Quando chamarem vou e pronto!:)
    -
    Fraquezas no sentido lato
    -
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Não tenha medo, Cidália. Se tiver covid, também pode ser perigoso, mais vale estarmos mais protegidos.
    Um beijinho e uma noite descansada.

    ResponderEliminar
  8. Vou tomar a segunda dose em Junho. Também foi a Astrazeneca. Mas desta vez vou prevenir-me e tomar um Benuron antes, para não ter a reacção que tive com a primeira dose.

    Já teve covid? E teve reacção ou não sentiu nada?

    A música é bonita.

    Beijinhos:))

    ResponderEliminar