- Ele é fantástico no trabalho de investigação.
- Também és muito boa no trabalho que fazes.
- Não tem comparação. Ele é dos melhores cientistas nesta área.
- Não duvido, mas duvido que tenha de fazer tudo o que tu fazes!
sábado, 8 de fevereiro de 2020
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020
Árvores floridas - cá e lá
Os pássaros de Brighton
Estive com a família em Brighton este fim de semana. Não conhecia esta cidade, junto ao mar, a sul de Londres.
Há poucos anos, uma ex-aluna escolheu-a para frequentar um curso de Matemática. As Universidades são conhecidas pelo bom trabalho que desenvolvem.
Os belos edifícios da marginal, muitos deles hotéis ou restaurantes, fazem lembrar um passado de prazer e de luxo.
Gostei de ver a praia de pequenas pedras - fazendo-me lembrar o filme 'Na praia de Chesil', baseado num livro de Ian McEwan - as esplanadas com mesas toscas de madeira, os passeios largos junto ao mar, as abundantes diversões para as crianças, o cheiro quente a crepes de chocolate, as pessoas descontraídas a caminhar (aparentemente) felizes...
E fascinaram-me sobremaneira os bandos coesos de andorinhas a dançar sobre o mar ao fim da tarde.
Havia muitos observadores que, perante o canto em rápido e circular movimento de tantas aves, esqueciam o frio, o vento e, tal qual como eu, não esqueceriam os pássaros de Brighton.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2020
CNL em Gondomar, uma homenagem a Agustina Bessa-Luís
Ontem, dia 28 de janeiro, realizou-se, no Auditório Municipal de Gondomar, a fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, destinada a alunos do 1º ciclo ao Secundário. O trabalho foi organizado pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Gondomar, pelos responsáveis das Bibliotecas Escolares e por muitos professores dos diferentes ciclos que motivaram e acompanharam os alunos.
Também foi bonito ver encarregados de educação com os filhos. De facto, se a Autarquia e a Escola são muito importantes na promoção do gosto pela leitura, o estímulo em casa é fundamental.
Este ano, a escritora Agustina Bessa-Luís foi a homenageada e alguns dos seus livros foram escolhidos para serem lidos pelos alunos.
1º ciclo - O Dourado
2º ciclo - Colar de Flores Bravias
3º ciclo - Vento, Areia e Amoras Bravas
Secundário - As Estações da Vida
A partir de cada um destes livros - alguns cedidos pela filha da escritora - , os alunos responderam a questões por escrito (da parte da manhã); leram e interpretaram (da parte da tarde) a obra literária que lhes coube. Todos ficaram, com certeza, a aprender mais, apostando mais ainda, tanto nos pontos fortes como nos pontos mais fracos.
Ver crianças e jovens a participarem num concurso de leitura, com entusiasmo, leva a acreditar ainda mais nas gerações mais novas.
Porém, as coisas não acontecem por acaso e quando são envolvidas dezenas de alunos tem de haver uma organização ao pormenor, como foi o caso.
E o retrato de Agustina Bessa-Luís, em grandes dimensões, estava no palco do Auditório, ao lado das cinco cadeiras ocupadas pelos alunos de cada ciclo e selecionados para a prova oral.
A pintura é da artista plástica Maria do Carmo Vieira que se tem dedicado ao retrato de escritores, para além de pintores e músicos. A pintora tem trabalhos que podem ser vistos em vários locais do país, como, por exemplo, um retrato de Miguel Torga, em S. Martinho de Anta.
E como o diálogo entre gerações é muito importante, a Universidade Senior de Gondomar esteve representada por duas professoras apresentadoras que também leram com muita força expressiva excertos de duas obras de Agustina - A Sibila e Joia de Família, acompanhadas à viola e ao violino por dois músicos da mesma instituição.
Foi, portanto, um dia de trabalho estimulante que, como muitos que acontecem e tantas vezes se desconhecem, vão (re)construindo o mundo que todos desejamos.
segunda-feira, 27 de janeiro de 2020
“Liberté” - Paul Eluard
Sur mes cahiers d’écolier
Sur mon pupitre et les arbres
Sur le sable sur la neige
J’écris ton nom
Sur toutes les pages lues
Sur toutes les pages blanches
Pierre sang papier ou cendre
J’écris ton nom
Sur les images dorées
Sur les armes des guerriers
Sur la couronne des rois
J’écris ton nom
Sur la jungle et le désert
Sur les nids sur les genêts
Sur l’écho de mon enfance
J’écris ton nom
Sur les merveilles des nuits
Sur le pain blanc des journées
Sur les saisons fiancées
J’écris ton nom
Sur tous mes chiffons d’azur
Sur l’étang soleil moisi
Sur le lac lune vivante
J’écris ton nom
Sur les champs sur l’horizon
Sur les ailes des oiseaux
Et sur le moulin des ombres
J’écris ton nom
Sur chaque bouffée d’aurore
Sur la mer sur les bateaux
Sur la montagne démente
J’écris ton nom
Sur la mousse des nuages
Sur les sueurs de l’orage
Sur la pluie épaisse et fade
J’écris ton nom
Sur les formes scintillantes
Sur les cloches des couleurs
Sur la vérité physique
J’écris ton nom
Sur les sentiers éveillés
Sur les routes déployées
Sur les places qui débordent
J’écris ton nom
Sur la lampe qui s’allume
Sur la lampe qui s’éteint
Sur mes maisons réunies
J’écris ton nom
Sur le fruit coupé en deux
Du miroir et de ma chambre
Sur mon lit coquille vide
J’écris ton nom
Sur mon chien gourmand et tendre
Sur ses oreilles dressées
Sur sa patte maladroite
J’écris ton nom
Sur le tremplin de ma porte
Sur les objets familiers
Sur le flot du feu béni
J’écris ton nom
Sur toute chair accordée
Sur le front de mes amis
Sur chaque main qui se tend
J’écris ton nom
Sur la vitre des surprises
Sur les lèvres attentives
Bien au-dessus du silence
J’écris ton nom
Sur mes refuges détruits
Sur mes phares écroulés
Sur les murs de mon ennui
J’écris ton nom
Sur l’absence sans désir
Sur la solitude nue
Sur les marches de la mort
J’écris ton nom
Sur la santé revenue
Sur le risque disparu
Sur l’espoir sans souvenir
J’écris ton nom
Et par le pouvoir d’un mot
Je recommence ma vie
Je suis né pour te connaître
Pour te nommer
Liberté
domingo, 26 de janeiro de 2020
quinta-feira, 23 de janeiro de 2020
Os leitores e o cantor
Como de costume, chegaram as duas ao hospital. Na carteira, iam as fotocópias dos textos que levavam para partilhar com as pessoas internadas nos serviços continuados.
Um poema de J.P. Messeder sobre janeiro, uns provérbios também sobre este mês, umas quadras e a letra de 'Vamos cantar as janeiras', se o tempo desse e alguém pedisse para cantar.
Quem quer ler? A esta pergunta, como sempre, houve as mesmas respostas: gostava mas estou sem voz, não trouxe os óculos, não sei ler, não estou com disposição...
Mas também:
Posso tentar, consigo ler sem óculos, sempre gostei de ler, quero ler porque é bonito...
Depois das leituras, lá estava ele a olhá-las com ternura. Por trás dele, via-se o sol e o céu porque a janela era larga.
Quer cantar? Gostávamos de o ouvir.
Sim, pode ser um fado de Coimbra.
E começou a cantar com a voz timbrada e macia, pronunciando muito bem as palavras.
No fim, houve aplausos e todos, mesmo os que não cantaram nem leram, ficaram com a cantiga e com as palavras a dar pequenos mimos à memória.
segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
Para a sra Isabel dos Santos
Cinco quadras de António Aleixo
Acho uma moral ruim
trazer o vulgo enganado:
mandarem fazer assim
e eles fazerem assado.
Sou um dos membros malditos
dessa falsa sociedade
que, baseada nos mitos,
pode roubar à vontade.
Esses por quem não te interessas
produzem quanto consomes:
vivem das tuas promessas
ganhando o pão que tu comes.
Não me deem mais desgostos
porque sei raciocinar...
Só os burros estão dispostos
a sofrer sem protestar!
Esta mascarada enorme
com que o mundo nos aldraba,
dura enquanto o povo dorme,
Quando ele acordar, acaba.
domingo, 19 de janeiro de 2020
sábado, 18 de janeiro de 2020
Conversa com ou sem paisagem
- Vamos tomar um café?
- Onde sugeres?
- Há uma confeitaria bonita perto da estação.
- Não conheço, mas concordo. E fica perto.
- Não tem é paisagem.
- Não é preciso.
- Temos a das palavras e a nossa!
- Onde sugeres?
- Há uma confeitaria bonita perto da estação.
- Não conheço, mas concordo. E fica perto.
- Não tem é paisagem.
- Não é preciso.
- Temos a das palavras e a nossa!
Não sou original, mas voto nas coisas simples e boas
Obrigada, Dulce, por esta foto do parque oriental da cidade do Porto.
Cada vez me convenço mais que pequenos pormenores agradam aos olhos e à alma.
E fazem-lhes tão bem.
Cada vez me convenço mais que pequenos pormenores agradam aos olhos e à alma.
E fazem-lhes tão bem.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
A menina grande
Andava no oitavo ano pela terceira vez. Mesmo ouvindo as matérias várias vezes, o rendimento era negativo. Ou melhor, nem sempre as ouvia porque faltava vezes sem conta. O corpo crescia e as ausências também. Quando vinha às aulas alguns dias seguidos, os professores e os colegas estranhavam. Como era maior do que todos os alunos da turma, chamavam-lhe a grande.
A grande parece que encarreirou.
Vamos lá ver se ganha juízo.
Até quando virá à escola?
Mas não, não demorou muito a voltar a faltar. Porém, uns dias antes de uma sessão do Parlamento Jovem, pediu à professora dinamizadora que a deixasse assistir. Vinha uma deputada da Assembleia da República e o tema era a violência doméstica.
A professora disse-lhe que, para assistir, teria de estar inscrita e que, como andava a faltar, não o tinha feito.
Ó setora, deixe-me vir. É muito importante. Nem durmo de noite a pensar nisso. Ó setora, preciso mesmo de vir.
Perante tanta insistência, a professora acabou por aceitar o pedido. E ia pensando por que razão queria ela participar se nada na escola lhe interessava. Seria pelo facto de a deputada ser muito conhecida? Se calhar. Só esperava era que não viesse para estar na conversa e perturbar a sessão. Talvez quisesse recolher imagens para o instagram...
No dia do debate, com tudo a postos e algumas câmaras de televisão no exterior do anfiteatro da escola, lá estava a grande, mais concentrada do que habitualmente, e sentada numa ponta para não tapar as vistas a quem estava atrás.
Depois da apresentação de argumentos dos diferentes grupos participantes, foi a vez de o público intervir. E foi quando a menina se levantou para dar o seu testemunho. Houve um sururu na sala. O que iria a grande dizer?
Com calma e seriedade, contou que vivia com os avós e tinha assistido muitas vezes a cenas de violência doméstica. Um dia, o avô deu facadas na avó e as marcas ficaram-lhe para sempre. Apesar das queixas e do tempo que a avó passou no hospital, nada tinha acontecido ao avô.
A sala ouvia-a atentamente. Com um discurso bem articulado, nem parecia a grande que faltava tantas vezes às aulas e parecia não levar nada a sério. E a mensagem dela foi tão clara e sentida que foi saudada com carinho por todos, incluindo a deputada.
A menina grande era, afinal, uma grande menina.
Não sei se deixou de faltar à escola, mas a escola, afinal, tinha-lhe permitido dizer presente quando quem de direito muitas vezes se afastara.
quinta-feira, 16 de janeiro de 2020
Conversa (s)em sala de professores
- Sabias que os professores de línguas vão poder dar aulas de português?
- Não sabia, mas como vivemos numa aldeia global...
- Se calhar, é por isso que sei contar até 100 em alemão!
- Ainda te vão chamar para ensinares essa língua!!!!
- Não sabia, mas como vivemos numa aldeia global...
- Se calhar, é por isso que sei contar até 100 em alemão!
- Ainda te vão chamar para ensinares essa língua!!!!
Por falar em idade...
Obrigada, Manuel Maria, pela partilha deste vídeo - que faz lembrar os bailes de garagem, os gira-discos, os vinis...
quarta-feira, 15 de janeiro de 2020
Conversa com muita idade
- Que idade é que ela tem?
- Noventa e três anos.
- Já é uma idade bonita.
- Apesar de ela sentir que aumentam as dificuldades. Sobretudo físicas.
- Mas que é uma bonita idade, lá isso é.
- Também acho. Só é pena a vida ir impedindo de ver como a vida é bonita.
- Noventa e três anos.
- Já é uma idade bonita.
- Apesar de ela sentir que aumentam as dificuldades. Sobretudo físicas.
- Mas que é uma bonita idade, lá isso é.
- Também acho. Só é pena a vida ir impedindo de ver como a vida é bonita.
terça-feira, 14 de janeiro de 2020
'To love. To be loved'
“To love. To be loved. To never forget your own insignificance. To never get used to the unspeakable violence and the vulgar disparity of life around you. To seek joy in the saddest places. To pursue beauty to its lair. To never simplify what is complicated or complicate what is simple. To respect strength, never power. Above all, to watch. To try and understand. To never look away. And never, never to forget.”
Arundhati Roy, The Cost of Living
segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
Tiempo y silencio - Cesaria Evora & Pedro Guerra
Procurava uma outra música e encontrei esta de que gostei e que agora partilho. Também o título é inspirador.
Boa semana!Conversa com teoria e prática
- Não conhecias esta tesoura de poda?
- Só teoricamente.
- Trabalhas na terra e nunca a usaste?
- Não, só a conhecia teoricamente.
- Achas que estes ramos ainda cabem no trator?
- Teoricamente, acho que sim.
- Então, vai levando estes mais grossos.
- Teoricamente, acho que cabe tudo.
- O pior é se o trator vira, o que não é nada prático!
- Só teoricamente.
- Trabalhas na terra e nunca a usaste?
- Não, só a conhecia teoricamente.
- Achas que estes ramos ainda cabem no trator?
- Teoricamente, acho que sim.
- Então, vai levando estes mais grossos.
- Teoricamente, acho que cabe tudo.
- O pior é se o trator vira, o que não é nada prático!
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