domingo, 21 de maio de 2023

O homem do Lidl e o rapaz da caixa

 

Hoje, logo de manhã, fui ao Lidl. Também podia ir a outro supermercado qualquer, porque abundam perto da zona onde moro, embora prefira os mais sossegados. Ao Pingo Doce quase nem vou, porque os lucros que as notícias lhe atribuem são imensos.

Ai, ele é assim? Penso eu, então há mais aonde ir, incluindo a velhinha mas sempre renovada mercearia da minha aldeia.

Mas, o que tem a ver isto com o que quero dizer? Nada.

Pois bem, lá fiz as compras que tinha a fazer, pus as coisas no tapete rolante e, no momento de as guardar no meu saco, outro cliente tinha ainda as suas no balcão. Perguntei se podia também avançar. Claro que sim, disse o homem, e acrescentou muito mais, com muito boa disposição e muita vontade de falar.

- Cabemos todos. Há pessoas que pensam que não, mas eu acho que sim. E, apontando para o rapaz da caixa, continuou:

- Ele é bom rapaz, mas não sei se concorda comigo, porque fala pouco. Eu conheço toda a gente que trabalha aqui. Já venho cá há anos. Venho ou não venho, perguntou sorridente, dirigindo-se outra vez ao rapaz da caixa.

O rapaz sorriu e, como o velho já tinha pegado no saco com as compras, desejou-lhe bom dia e bom domingo.

E foi quando o velho, acenando para outro funcionário que passava, se voltou de novo para o rapaz da caixa e lhe perguntou quase eufórico:

- Sabes aonde vou hoje de tarde? Vou à praia ver os biquinis.

O rapaz da caixa sorriu de novo, continuando a registar os produtos que lhe passavam pela mão.

Não sei se na sua discreta concentração, o rapaz da caixa ia ouvindo sons de ondas do mar nos clics do contacto com o código de barras.

 

 

4 comentários:

  1. Ora, ora, um velho que vai à praia ver os biquinis tem, de certeza, grande vontade de viver. Ou de recordar, sabemos lá nós. Acho que sou um bocadinho como ele, quanto à conversa com os outros clientes; e como a Maria Dolores - gosto do Lidl por encontrar ali menos gente conhecida; evito o Continente, lugar onde vai toda a gente; e frequento brevemente o Pingo doce porque o Lidl não tem alguns produtos que por lá abundam e preciso.
    Com os desejos de boa semana

    ResponderEliminar
  2. Sabe o que me parece Maria Dolores? Que a solidão na velhice é um assunto muito sério e tudo isso faz parte do envelhecimento do ser humano. Eu vejo por mim: falo mais que antigamente, faço mais conversa de circunstância no supermercado e no café onde tomo a bica matinal e leio as notícias, interesso-me mais pelos outros. Então desde que passeio no parque a cadelinha da minha filha...

    ResponderEliminar