Ontem, num jantar de amigos, para além de muitas conversas e gargalhadas que ocorrem entre amigos que são amigos de verdade e de carne e osso porque podem falar e rir-se à vontade, havia petiscos saborosos, rostos felizes à volta da mesa, muitas histórias engraçadas... E também flores E poemas sobre a amizade. Quando são bons os momentos, nem se sabe dizer qual o mais poético!
Obrigada, Gábi, pelos teus comentários. Fico muito contente quando há reação, ainda que breve, àquilo que vou publicando. E os teus comentários são sempre desejados e muito bem-vindos. Não precisas das minhas lições (és tão criativa e escreves tão bem!), mas,como pões a questão, em relação ao verbo 'Haver', quando é sinónimo de existir, é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular. Quando é auxiliar de outro verbo, já se usa em todas as pessoas. Ex. Duvido que tenham dito isso/ Duvido que hajam dito isso. Um beijinho e boa semana M.
Muito bom haver jantares assim, que haja muitos mais!
ResponderEliminare agora fui ver no Google e afinal poderia estar bem, poderemos escrever hajam?
E encontrei a resposta aqui
ResponderEliminarhttps://www.flip.pt/language/en-US/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/did/554
Sorry
Obrigada, Gábi, pelos teus comentários.
ResponderEliminarFico muito contente quando há reação, ainda que breve, àquilo que vou publicando. E os teus comentários são sempre desejados e muito bem-vindos.
Não precisas das minhas lições (és tão criativa e escreves tão bem!), mas,como pões a questão, em relação ao verbo 'Haver', quando é sinónimo de existir, é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular.
Quando é auxiliar de outro verbo, já se usa em todas as pessoas.
Ex. Duvido que tenham dito isso/ Duvido que hajam dito isso.
Um beijinho e boa semana
M.
obrigada :)
ResponderEliminarum beijinho e boa semana também