sábado, 19 de maio de 2018

Flashes de Londres


O chapéu da senhora japonesa
A senhora japonesa entrou no comboio. Os passageiros vinham quase todos do aeroporto e seguravam malas. Algumas, muito grandes, quase barravam a passagem no corredor da carruagem. Era primavera, o tempo ia frio e as roupas eram escuras.
A senhora japonesa vestia um fato claro e trazia um chapeuzinho de palhinha branca com um raminho de flores num dos lados. Nas mãos, segurava uma pequena carteira e um  telemóvel com rosadas flores de cerejeira na capa.
Uma das malas bateu-lhe ligeiramente no pé. Sorriu, desviou-o e adormeceu, deixando cair o rosto redondinho. Que parecia dar lugar ao redondo chapeuzinho.

A menina e o varão
A carruagem do metro ia quase vazia. Nela entrou uma mulher jovem com uma menina alta, na fronteira de menina pequena para menina grande. A mulher jovem, que devia ser a mãe, ficou de pé, sempre a escrever no telemóvel. Nunca desviou o olhar do ecrã.
A menina, apoiando-se no varão da carruagem, começou a dançar inclinando a cabeça para trás. Rodava e a saia rodada também parecia dançar à volta das pernas altas e esguias.
Não sei se era loucura ou vontade de não desperdiçar nenhum momento de liberdade.

Dá-me a tua mão
Era domingo. A família da menina foi almoçar fora. Escolheu um pub descontraído, como são quase todos em Londres. O sunday roast não era muito caro, sem deixar de ser bom.
As mesas de madeira foram-se enchendo de famílias.
Enquanto os adultos comiam ainda, algumas crianças já corriam entre as mesas. Foi quando se ouviu uma menina dizer para um menino com quem brincava: "Dá-me a tua mão".
Quando a família da menina saiu do pub, a família do menino ainda ficou. Os meninos deram uma abracinho de despedida e as famílias trocaram sorrisos como se todos dessem as mãos.

2 comentários:

  1. Que pena não estar a minha figura num destes flashes londrinos! É que apetece estar aí...

    Beijinho grande e, para sermos "globais", Bonnes vacances!
    IA
    (Isto de misturar ingleses e franceses nem sempre deu bem resultado. Mas aqui vivem sempre em harmonia!)
    Já agora, por falar em "viver em harmonia" e em jeito de felicitação ao novo casal real, vai canção antiguinha:
    https://www.youtube.com/watch?v=TZtiJN6yiik

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Zá, mas o aí já é aqui!!!
    Desta vez, foram poucos dias em Londres, porque outros afazeres familiares se impõem.
    Os flashes ficam sempre na nossa memória e tu bem o sabes porque és escritora e tens a "chave", como diz a nossa amiga Clémie.
    As interações são sempre boas e cada vez mais necessárias, porque, desde o futebol à política global, isto não anda nada bem!
    Vou ouvir a música que mandaste. É bonita de certeza.
    Obrigada e bom domingo!
    M.

    ResponderEliminar