quarta-feira, 2 de março de 2016

O diário de Mariana


Há quanto tempo!!! Voltei!!!



Querido diário,

Há que tempos não escrevia para te contar novidades!.

Não vale a pena explicar as razões de não escrever mais vezes. Mais assiduamente, diria a minha professora de Português que diz sempre que devemos falar e escrever simples mas com correção!!!

Mas foi ela que me levou a escrever esta página. Foi mesmo giro.

Eu hoje acabei as aulas ao meio-dia. Como ainda era cedo, fui com o Gi e com a Bea para o polivalente. Estava a chover e lá até nem estava frio. Foi então que a minha setora de Português passou para ir tomar café. Viu-me, aproximou-se e disse assim:

- Mariana, queres vir a esta aula do Profissional? Convidei uma professora para ir lá falar sobre uns pequenos contos que ela escreve de vez em quando.

Eu, então, disse logo:

- Ó setora, eu vou.

Como sabes, querido diário, também gosto de escrever pequenas histórias do tipo de "Uma aventura no 11", como uma vez a setora nos leu de uma aluna dela e que faz parte desta turma. Mesmo fixe. Só é pena falar tanto do Benfica!!!

O Gi disse logo:

- Já sabia, Mariana, que não ias parar aqui muito tempo.

E a Bea - que estuda tanto, tanto, tanto que sabe mesmo as coisas mas miudinhas que saem nos testes -, disse que ia para casa para aproveitar a tarde.

Boa viagem. Lá por sermos amigos (o Gi é um amigo especial!) não somos siameses!

Quando cheguei à sala, já lá estavam as duas setoras. Entrei um bocadinho desconfiada, mas como quem não arrisca não petisca, sentei-me para ouvir a professora que escreve as tais pequenas estórias e que é amiga da minha setora de Português há muitos anos. Pelo que percebi, gostam de ler e de escrever. Uma rapariga até disse: ó setora, quando é que publica as histórias da Ana? Estamos à espera há muito tempo. A outra professora disse logo que também estava à espera.

E foi então que compreendi por que é que ouvi uma vez a setora de Português dizer para umas colegas: "Os meus meninos". Era esta turma. Eu não fiquei com ciúmes, porque a setora, apesar de ser magrinha e não muito alta, conhece-nos sempre, ensina muito bem e gosta de nos ajudar a todos.

Foi quando a professora convidada disse bom-dia (ou boa tarde? Já nem sei!), agradeceu o convite e mostrou umas estórias pequeninas numas folhas A4, em forma de livrinho. 
A minha setora é que leu porque é mais nova e vê melhor.

Eu por acaso, tinha achado que, se calhar, ia ser seca. Nada disso. A turma estava tão atenta e interessada. Eu até acho que muita gente devia ver pra não estar sempre a dizer que os jovens não ligam nada e não sei quê.

 Quando contar ao Gi, ele nem vai acreditar. Vai dizer: Tens tanta imaginação, Mariana!

Já sei, tenho de insistir várias vezes!! Teimoso!!

No final da conversa - de praí uns 45 minutos - , a minha setora e os alunos agradeceram à convidada e um rapaz muito simpático desejou-lhe felicidades. Achei mesmo fixe e acho que a professora também porque parecia muito feliz.

Quando eu ia a sair, ouvi a professora das estórias a dizer para a minha setora:

- Já ganhei o dia!

E eu também, querido diário, porque estou muito contente por ter tido vontade de te visitar outra vez.

Um abracinho

Mariana

4 comentários:

  1. Ainda bem que a Mariana gostou. Acho que a Ana também, talvez nos conte...

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito, como eu disse.
    Que fixe a Ana ter escrito. Gostava de ler. Posso?

    Um abracinho para si e também para "os seus meninos" da turma que ontem conheci melhor.
    Mariana

    ResponderEliminar
  3. Seja bem-vinda, menina Mariana! E pelos melhores motivos. A leitura! As histórias! As pessoas que as fazem, que as leem e as ouvem ler...

    Pois, eu também teria gostado muito de ter assistido a uma aula tão criativa e recheada de pequenas-grandes ficções!
    Assim é tão fácil vir à escola. Tenho pena que o Gi e a Bea não tenham assistido... :(
    Ficará para uma próxima. Quanto ao conto do post anterior, também já tinha saudades dele.
    É tão bom quando as "coisas" nos revisitam e vêm ter connosco quando menos esperamos! E quando têm chocolate dentro ainda sabem melhor!
    bom domingo para todos!
    beijinho,
    IA

    ResponderEliminar
  4. Obrigada obrigada.
    Pois eu já assisti a uma aula sua em que falou do seu livro O Tesouro. lembra-se? Foi a minha professora que a convidou e disse que era mesmo um Tesouro. Eu acho que ela estava a falar do livro e da setora.
    A turma nem parecia a mesma naquela hora. Depois a nossa professora pediu que escrevêssemos um texto de opinião e alguns disseram que a sua presença parecia que dava um valor mais forte a cada um. Foi mesmo fixe. Adorei e os meus colegas também.
    Um abracinho e continue a escrever sempre porque eu também acho que as histórias também são um tesouro.
    Mariana

    ResponderEliminar