segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O sobe-e-desce na Feira do livro do Porto



         Sábado à noite, fui à Feira do Livro, no Porto, este ano nos jardins do Palácio de Cristal. O arvoredo cria um bom cenário para o passeio entre os stands de livros. Mas não só. Também há um stand de vinhos a copo; outro de francesinhas, comeres e beberes que podem ser consumidos em tempo sossegadamente sentado e conversado, saboreado junto a mesas pequenas onde ardem velas tranquilas. Mesmo ao pé, rasga-se a paisagem e surgem, luminosas, as linhas da marginal do Douro e da ponte da Arrábida.
Na Biblioteca Almeida Garrett, era tempo para ouvir e aplaudir CHULLAGE – em poético e criativo rapp com voz e música a convocar rimas atuais.
Mas até agora – dirá quem me acompanhou até aqui – qual a razão do título?
Ora aqui vai então: para se ver os livros, para serem olhados, tocados, folheados, existem uns estrados junto aos stands. Os estrados são descontínuos, o que implica saltar de um para outro ou descer para logo voltar a subir.
Comentários que ouvi dos vendedores de livros:
- “No próximo ano, terá de ser diferente. Quem vem de cadeira de rodas não consegue chegar aos livros”.
- “Espero que não haja nenhuma queda com tanta subida e descida”.
-“Que ginástica é pedida às pessoas!”
E este bem português:
- “Podia ser pior, podia ser pior!”
Malgré tout, vale a pena visitar a Feira do Livro que decorre nos Jardins do Palácio de Cristal, de 5 a 21 de setembro. Há “Debates”, “Festival de spoken word”, “Dos livros no cinema”, “Animação” e muito mais em passeio acompanhado pelo cheiro colorido dos livros.
Mas, por favor, quem de direito, corte na altura dos stands dos livros e não gaste dinheiro nos estrados. Em tempo de cortes, poderia haver poupança e não se poupava no acesso mais fácil de todos aos livros. Não é para isso que os livros estão expostos na Feira?
Assim, podia ser melhor, podia ser melhor!

2 comentários:

  1. Já estive lá na sexta-feira e como sou distraída tive algum receio de falhar um estrado :)

    ResponderEliminar
  2. Quero lá voltar, mas evitarei, com certeza, o "sobe-e-desce". Para mais, sou mais velha do que tu!!
    Beijinhos
    M.

    ResponderEliminar