domingo, 19 de outubro de 2025

'Bom sol em Spinum'


Ontem fui à 'minha' cidade com mar ao fundo. Disse a uma amiga que ia lá passar o dia. Ela, com graça, desejou-me bom sol em Spinum e pensei para mim: o raio da spinumviva salta logo à ideia quando se fala de Espinho, o que não tem graça nenhuma. Também há anos o Valentim Loureiro vinha logo à baila quando se falava de Gondomar, como se toda a gente recebesse eletrodomésticos do ruidoso major.

Pois bem, soube-me bem o dia calmo e despreocupado de ontem, sem ter nada marcado nem nada de especial para fazer.  Tomei um café devagar, vi o mar, embora de longe (sou preguiçosa tantas vezes!) e, depois de almoço, passei no jardim junto à biblioteca. Num banco, havia uma mulher ao sol; mais à frente, um jovem casal chamava pela filha pequenina que corria atrás dos pombos que entravam na brincadeira e corriam ainda mais. Ou então fugiam do perigo. Entrei na Biblioteca. Um homem lia o jornal e uma mulher usava um computador. Li os anúncios, os titulos dos jornais, a biografia da autora do mês e saí. 

O casal e a criança já não estavam no jardim, a mulher continuava sentada ao sol. Na rua também já não se ouviam as vozes das peixeiras a apregoar o peixe miúdo. Algumas lojas tinham fechado por ser fim de semana e as espalanadas iam-se enchendo, com muita gente a desfrutar do sol e das horas livres. 

Para hoje prevê-se chuva aqui no Norte. Por mim, será bem-vinda, tal como foi ontem o sol em Spinum. As confusões da Spinumviva é que nunca o serão. Livra!


6 comentários:

  1. Independentemente da publicação que vi, li, e elogio, , passo para desejar um domingo feliz e em seu coração exista sempre Paz e Amor, extensivo a toda a sua familia e demais pessoas que residam em seu coração.
    .
    Poema: “ SAUDADE “ .
    .

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Ticardo, para si também. Um abraço amigo

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Ouvir falar de Espinho , é para mim uma bênção , pois á cidade (antiga vila) mais próxima da minha terra natal e onde passo muitas horas de lazer .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, então, Joaquim. Continue a desfrutar das belezas desta cidade. Eu também vou desfrutando dela, sempre que posso.
      Uma boa semana para si!

      Eliminar
  4. Gondomar
    20-10-25

    Minha querida Dolores:
    Estou certa de que a tua manhã de sol em Espinho foi bonita e limpa.
    Amiga, estamos todos numa encruzilhada. Desconhecemos o rumo que o mundo vai tomar. Mais do que nunca, e por redobradas razões, são necessárias palavras de protesto. Tu fizeste-nos escutar as tuas. Obrigada.
    (e dizes tu que não és corajosa?! )

    Afetuosamente,
    Clémie

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Clémie, obrigada pelas tuas palavras. Sim, a par das coisas bonitas da vida - cada vez mais importantes e necessárias - vamos nomeando coisas que desagradam, ainda que sem grandes brados, porque há vozes demasiado ruidosas que só pretendem confusão.
      Um abraço e boa semana para ti

      Eliminar