sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Entre cartões e recibos, também pode haver poesia!

 

Abri o porta moedas e, entre cartões e recibos, encontrei este pedacito de jornal. Já não sei donde o retirei, mas sei que gosto muito da poesia de Adélia Prado - muito ligada ao quotidiano (ainda que só dizer isto seja redutor) e a reflexões que ele nos traz. Quando puder, vou estudar um bocadinho para poder dizer coisas mais sustentadas sobre esta grande poeta, nascida em 1935, em Minas Gerais, Brasil. 


 

Depois, foi só procurar um poema na net que me pareceu vir a propósito (tenho um livro de Adélia Prado e hei de relê-lo).

 Momento

Enquanto eu fiquei alegre,
permaneceram um bule azul com um descascado no bico,
uma garrafa de pimenta pelo meio,
um latido e um céu limpidíssimo
com recém-feitas estrelas.
Resistiram nos seu lugares, em seus ofícios,
constituindo o mundo pra mim, anteparo
para o que foi um acometimento:
súbito é bom ter um corpo pra rir
e sacudir a cabeça. A vida é mais tempo
alegre do que triste. Melhor é ser.

Adélia Prado

 

5 comentários:

  1. Uma grande poeta.
    O poema escolhido é muito bom, como quase todos os que ela escreveu.
    Bom fim de semana, amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, uma grande poeta, pelo pouco que conheço dela.
      Bom fim de semana também, amigo Jaime.

      Eliminar
  2. Conheço alguma poesia de Adélia Prado. Gosto sem dúvida alguma da sua forma de escrever.
    .
    Cordiais saudações.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Olhe, desconhecia totalmente, mas pelo recorte fiquei muito curiosa para a pesquisa :))
    -
    Silêncio tão denso...
    -
    Beijo, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Vale a pena ler alguma coisa de Adélia Prado. Na net, há poemas dela muito bonitos.
    Um beijinho e excelente fim de semana também.

    ResponderEliminar