segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Desculpem, não é assunto para começar uma semana.

 

Não gosto muito de me queixar, mas deixem-me dizer que ando cansada.

Cansada de políticos com palavras e sorrisos dúbios, cá dentro e lá fora.

Cansada do barulho que o meu vizinho faz constantemente com as obras na casa que são intermináveis.

Cansada de ver pessoas a sofrer em fronteiras que podem ser as últimas das suas vidas.

Cansada de só saber usar algumas valências básicas do computador e tantas vezes precisar de saber mais.

Cansada de ouvir o pobre do Manel a vociferar pela rua fora com pacote de vinho na mão e feridas na cara desvairada e alcoólica.

Cansada de ver sempre as mesmas pessoas a ganhar prémios, como se a mesa só fosse posta para alguns.

Cansada de ter uma  banheira entupida quase sem remédio por seguir conselhos que não devia seguir como pôr soda cáustica no raro.

Cansada de não ver a minha filha nem a minha neta por causa da covid e de ver o sr. Boris sempre despenteado e ar de quem atrapalha tudo, mas que nunca se atrapalha.

Cansada de ouvir outro vizinho a consertar o motor da mota sempre ao fim de semana, enevoando tudo de ruído.

Cansada de não ter tempo livre, de não terminar a leitura do livro que comecei, de deixar sempre coisas em cima da mesa, etc. etc. 

Cansada de não ser mais organizada, mais sensata, mais paciente, mais sábia, mais tolerante, mais criativa, mais magra, mais segura, de ter dores nos joelhos, de não andar mais a pé, de não ter a palavra certa no momento certo, de não agir com eficácia, de... de...

Cansada de achar que o que faço e o que digo ficam muito aquém do que gostava de fazer e de dizer.

Ando cansada, pronto, ando cansada. Desculpem. Isto não é assunto que se traga em início de semana.

'Erros meus, má fortuna...'

Mas a todos desejo uma Boa Semana.


23 comentários:

  1. Bom dia
    Deixe-me ser um pouco irónico.
    Se não sentíssemos o cansaço , não dávamos valor ao descanso .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Joaquim.
      É como a saúde e muitas coisas mais. faz parte da vida, não é verdade?
      Bom fim de tarde.

      Eliminar
  2. Na realidade, o cansaço está a atingir um grau muitíssimo elevado. Fosse possível uma estatística e decerto nos assustaríamos com ela.
    Também ando cansado.
    O tema cabe em qualquer altura. Não podemos fugir à realidade.
    Boa semana, Mariana (rimei!).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, António, bem-vindo.
      Sim, há muita coisa que nos cansa, mas, felizmente, também existem outras coisas que nos descansam. Só que há momentos em que, se calhar, olhamos mais para uma parte da realidade.
      Mas também há o lado bom, felizmente. E palavras amigas também o são.
      Bom pôr do sol.

      Eliminar
  3. Identifico-me bastante com o seu texto. Parece que a vida para alguns é um mar de rosas quando na verdade, é um desastre, mas continuam, assobiando para o lado.
    -
    Podem os pensamentos serem frios d'amor
    -
    Beijo, e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é,Cidália, mas a realidade é o que é e o melhor é aprendermos a viver com ela. Mas, se calhar, nem eu nem a Cidália nos podemos queixar muito face, a outras realidades, não acha?
      Um beijinho amigo

      Eliminar
  4. Por esta ou aquela ( por uma ou outra) razão todo o ser humano anda cansado.
    .
    Uma semana feliz …cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, todos temos o lado menos solar em cada dia. É vida e mesmo o sol não brilha sempre.
      Um fim de tarde bem poético para si, Ricardo.

      Eliminar
  5. Tão querida no seu desabafo, Maria. Afinal é humana. E ainda criou coragem para nos desejar boa semana:).
    Mas não, aprendi no cedo que a mesa não é posta para todos e A Canção da Cerejeira que havia no livro de leitura, também não é bem como lá se diz. E que me canso disso de que a Maria se queixa e mais de umas coisinhas pequenas que me pertencem.
    Pensando bem, eu não me canso, desanimo com o mundo e comigo que tão pouco nele mudei. Mas, como a vida é uma só, também me custa vê-la passar em desânimo. Portanto, toca a arribar. Com a mesma música, pois claro.
    Boa noite, Maria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queridas foram as suas palavras, Bea. Mesmo. Obrigada. Também fico triste por vezes e comigo incluída. Tantas vezes.
      Sim, também acho que a vida é para ser levada de forma positiva e esse 'toca a arribar' também é muito cá do Norte e sabe bem ouvir.
      Um abracinho, Bea.

      Eliminar
    2. Parece-me que melhorou:). Tenho vindo auscultar o seu ânimo e já estava receosa:)

      Eliminar
    3. Oh! Que bom! Como não poderia assim ficar mais animada?!

      Eliminar
  6. Que a alvorada de um novo dia lhe traga andorinhas de paz Maria Dolores.

    ResponderEliminar
  7. Andamos todos a ficar muito cansados. Faça uma pausa. Às vezes são essenciais. A soda cáustica serviria para desentupir se ela não se transformasse num bloco entupindo muito mais, quando a água fria a atinge.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, andamos e temos é de valorizar os bons momentos, antes que passem!!!
      Afinal, o cano estava entupido mas não pela soda cáustica. O chão teve de ser rebentado e no cano foi encontrado um ponteiro de ferro que já lá devia estar há uns vinte anos. Nem queríamos crer!!!
      Contei a uma amiga e disse-me: é como quando deixam um objeto dentro da gente depois de uma operação.
      Um abraço, Elvira, e espero que a saúde tenha melhorado.

      Eliminar
  8. Huuummm...
    Estamos a precisar de tomar um cafezinho e dar um abracinho!
    Beijinho.
    (Isto por aqui também não anda fácil... nada fácil.)
    Vamos lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Vítor. Obrigada. Oxalá seja para breve.
      Enquanto não vem o abracinho, fica o meu abraço.

      Eliminar
  9. E assim lembrei Campos...

    https://carruagem23.blogspot.com/2014/06/sobretudo-cansaco.html

    ResponderEliminar
  10. Belo pena, mesmo à Álvaro de Campos (em determinadas fases, é claro).
    Mas retenho, Vítor, umas palavras tuas: 'é preciso contrariar esta sensação'. Se é. Basta ver as notícias em qualquer canal. Se não podemos mudar algumas realidades, convém, pelo menos, reparar no que se pode fazer e no que se pode viver.
    Um abraço, Vítor, e um céu inspirador de fim de tarde, daqueles que captas e fotografas tão bem.

    ResponderEliminar
  11. Claro que queria dizer poema, Vítor.
    Parece 'Perdigão perdeu a pena...'

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Camões, Camões... ("quão semelhante é teu destino ao meu").
      ;)

      Eliminar
  12. Às vezes até parece, mas outras, felizmente, já não! Enquanto assim for, nada mau!!!

    ResponderEliminar