quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Bons sabores de outono!

 

Deram-me esta abóbora. Bem bonita, por sinal. Obrigada, Rosa.

Resolvi fazer doce com uma boa parte. Alguns frasquinhos poderão ser presentes de Natal. Espero que fique com bom sabor. Para que os rótulos bonitos que irei pôr por fora fiquem a condizer com o conteúdo!

Deixo aqui algumas fotos que fui tirando enquanto preparava esta doçura que, neste momento, ainda está quentinha.

Espero que gostem. 

A mãe de toda esta compota

A abóbora com o açúcar e paus de canela

A abóbora já cozida

Amêndoa moída para juntar à panela 




A abóbora com a amêndoa

Da panela para os frascos

Arrefecendo e criando vacuum (para não criar bolor)

 

Pus o resto da abóbora em saquinhos e congelei. Para sopa, por exemplo.

Bons sabores de outono! 

 

 

14 comentários:

  1. Bom dia
    Que pena não ser seu vizinho e ser um dos comtemplados pelo Natal.(estou a brincar).
    A minha mãe fazia delicias com aboboras !!

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah. Gosto do bom humor, que sabe bem logo pela manhã. Tal como a compota - a mim, é claro.
      Um fim de semana bem gostoso.

      Eliminar
  2. Em pequeno não gostava de abóbora na sopa...
    Bom fim de semana, amiga Maria Dolores.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sempre gostei de vegetais - vantagem de se viver na aldeia.
      Um bom fim de semana, Jaime, com belo sol de outono.

      Eliminar
  3. Acredito que fique um doce de abóbora delicioso.
    .
    Feliz fim de semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que fiquei boa. Espero é que não seja só eu a dizer.
      Bom fim de semana com boas delícias do outono.

      Eliminar
  4. Capaz de ficar um bom doce com amêndoa. Gosto bastante do doce de abóbora mas daquelas pequenas, em forma de pêra e muito cor de laranja madura. São as minhas preferidas em compota.
    De certeza que os amigos vão adorar a lembrança:). Tudo que é feito com amor, vale.
    Bom fim de semana, Maria.

    ResponderEliminar
  5. Também prefiro essas abóboras, mas como me deram esta e tinha aspeto de madurinha, já virou compota.
    As outras também as tive no quintal este ano e têm adoçado as sopinhas do meu neto mais pequenino.
    Um bom fim de semana, Bea, com muito amor que dedica ao que faz.

    ResponderEliminar
  6. Na minha terra essa abóbora chama-se abóbora porqueira, damo-la aos porcos:). Ou partimos e fazemos sopa. Em meus tempos de quinteira descasquei e parti bastante. Nem sabia que dela também se fazia doce. A compota de abóbora menina - tb conhecida por abóbora manteiga - agrada-me pela suavidade, tem uma textura específica e não muito doce. São as abóboras que a Nestlé usa para fazer a papa dos bebés (as cérélac). Há perto daqui uma senhora que as planta e a Nestlé vai colhê-las.
    Bom sábado, Maria.

    ResponderEliminar
  7. Ouvia falar da abóbora porqueira, mas não sabia que era esta. Costumava a haver muitas por aqui. Nasciam-me até no quintal, mesmo sem eu as semear. Talvez fossem lá parar ou talvez ficassem na terra, mas este ano não apareceram.
    As outras - menina ou manteiga - nasceram a partir das sementes em espaço que escolhi e parece que acertei porque tive várias, pequenas mas bonitas.
    Não sei se a minha filha compra dessas papas da Nestlé. Vou-lhe dizer.
    Um sábado bem luminoso, Bea.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Dessas aulas precisaria eu, Justine.
      Uma semana bem doce, ainda que com poucos doces, é claro.

      Eliminar
  9. Em nossa casa... nunca falta a abóbora!
    Gosto dela em doce... Bj

    ResponderEliminar
  10. Eu também. Também gosto de abóbora-manteiga assada. Misturada com batata doce, acho muito bom.
    Boa semana, Gracinha, com estas delícias de outono.

    ResponderEliminar