quarta-feira, 10 de novembro de 2021

E se as árvores não fossem alvos de cobiça?

 




11 comentários:

  1. Uma boa pergunta ... de difícil resposta
    .
    Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também aqui cada um de nós pode fazer alguma coisa, ainda que pareça pouco.
      Saudações também, Ricardo.

      Eliminar
  2. As árvores irão sobreviver às cobiças assassinas, as árvores têm de sobreviver, se não a humanidade morrerá com elas!

    ResponderEliminar
  3. Oxalá que tal aconteça e que não demore muito. E que todos tomem consciência da falta que fazem à humanidade.
    E que as madeiras exóticas deixem de ser escolhidas. Se assim for, a cobiça pode diminuir.

    ResponderEliminar
  4. A mim o que me preocupa seriamente é a desflorestação massiva para obter terrenos destinados a construir urbanizações em zonas impróprias. Isto já para não falarmos nos criminosos fogos postos que desvastam áreas florestais enormes e de difícil acesso aos operacionais, na extinção do fogo, causando danos irreparáveis.
    De resto, ninguém 'cobiça' uma árvore como se fosse um carro de luxo. As madeiras exóticas são todas, ou quase todas, provenientes de países africanos exlusivamente destidas ao mobiliário.

    Muito havia para dizer, mas penso que a Maria Dolores sabe como e quando é condenável o abate de árvores e quando esse abate
    e necessário.

    Um beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a desflorestação parece ser um dos males que está a atingir a vida humana. E de que maneira. Agora fala-se bastante do tema - embora o problema não pare de aumentar - e este assunto já é referido há muitos, muitos anos.
      O que sei sobre o assunto é o comum mas há muitas madeiras exóticas que vêm também da floresta amazónica, não de um abate natural e necessário, mas de forma ilegal para obter grandes lucros.
      A mobília que tenho já me basta, mas penso que seria incapaz de comprar um móvel de madeira exótica, atendendo a tudo que se vai sabendo.
      Um abracinho, amiga Janita, e um dia bom.

      Eliminar
  5. Um dia... o mundo pagará se não parar a tempo! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o pior é que já não se poderá voltar atrás.
      Um beijinho, Gracinha.

      Eliminar
  6. Tenho em relação às árvores aquele sentimento de certo chefe índio, são minhas irmãs. E portanto magoam-me todos os golpes que as atingem. Naturais ou humanos. Com a agravante dos humanos serem os mais malvados e que mais as dizimam. Tanto nos dão e tudo lhes tiramos. Sem respeito, injustos e desapiedados. São seres vivos incapazes de fuga.

    ResponderEliminar
  7. É tão bom e saudável esse sentimento, porque muitas vezes esquecemos os bens que as árvores nos oferecem, e que, sem eles, não podemos viver. A sua última frase, Bea, mostra bem como árvores e humanos têm de se respeitar mais.
    Um dia com sol e bom ar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou melhor, como os humanos têm de respeitar mais as árvores, porque elas vão crescendo, cumprindo a sua função natural, mas a função desejada, em muitos casos, não é essa.

      Eliminar