sexta-feira, 2 de abril de 2021

Um ovo, o nascimento, outro ovo, o som das gaivotas e Feliz Páscoa!

 

Nasci há poucos dias. Sim, nasci na madrugada do dia 29 de março de 2021. Enquanto crescia na barriga da minha mãe, perguntavam-lhe se estava tudo a correr bem e faziam-me festas. Eu gostava imenso do calor da mão que era macio e bom. Cheguei a ouvir a minha bisavó a dizer: 'De mansinho, para não magoar'. A minha mãe ria-se e a mão dela continuava a passear com carinho pelo ovo redondo onde me encontrava. Nas visitas ao médico, eu ia sabendo coisas sobre mim: 'Tem cabelo grande, lá está a pilinha, olhem as mãozinhas'... Uma vez, a minha avó perguntou à minha mãe depois da ecografia: 'Filha, viste os dedinhos todos?' A essa hora, o meu pai já tinha mandado as minhas imagens em três dimensões para a família. Eu devia parecer um fantasminha dentro de um frasco, mas a família dizia: 'Que giro!' e todos encontravam parecenças com a minha mãe e com o meu pai. Quando nasci e pude abrir os olhos, via tudo branco e a respirar à minha volta. Parecia que tinha saído de um ovo de sombra para outro muito maior, com muitas dimensões e cheio de luz.

No berço, com a minha mãe deitada na cama ao meu lado, sentia-lhe o olhar à espera do meu sorriso e se eu respirava e se eu estava tranquilo... O meu pai também me olhava com muita ternura e trata de mim com tanto jeito que a enfermeira pensou que já estivesse habituado. Depois de me mudar a fralda, pega em mim com as mãos grandes e sinto-me muito seguro. Quando tenho fome, desato a chorar, a minha mãe faz tudo para eu mamar, mas vejo que tem muita pena porque ainda se desprende pouco leite. Depois de muito esforço e de muitas posições, dão-me biberão, mas gosto mais do leite da minha mãe, embora não tenha muita paciência para esperar que corra. Do biberão, corre melhor e fico tão satisfeito que adormeço logo.

Como eu tinha sido muito desejado pelos meus pais e pela família, julgava que ia receber visitas quando nascesse, mas não e as pessoas que vêm em trabalho usam máscara,  tal como os meus pais, afastam-se umas das outras, lavam e desinfetam as mãos muitas vezes e dizem: 'Temos de ter cuidado'. Também já tinha ouvido isso enquanto estava na barriga da minha mãe, sem  compreender o que se passava. Como estávamos só os três no hospital, os meus pais olhavam para mim com todo o tempo do mundo, pegavam-me na mão devagarinho, diziam baixinho e com doçura: 'Então, então'... para me consolarem quando eu chorava e tiravam-me fotos que enviavam com mensagens. E também recebiam muitas. Algumas eram lidas em voz alta. Numa delas, a minha tia dizia para a minha mãe tirar a máscara de vez em quando para eu ver os rostos completos e começar a reconhecê-los. Não sei se foi por isso, mas abri os olhos e vi que os meus pais eram muito bonitos, sorriam, estavam sempre a olhar para mim, e diziam: 'É tão bonito e perfeitinho'. Uma bênção! Fiquei muito contente de ouvir isso e ainda mais de os ver e de começar a conhecer o ovo grande que é o mundo. Ah, a minha tia também disse para a minha mãe me pôr sobre o peito dela, só com a fraldinha e pele com pele. Foi tão bom e confortável. Eu acho que a família e os amigos me querem ver. Só  me conhecem por fotografias e sei que dizem: 'Que lindo. Parece sossegadinho. Olha que lourinho'. Até ouvi que o meu cabelo era loiro acobreado. E também: 'É todo pai, a boquinha é da mãe'... Eu compreendo as reações porque só agora saí do ovo. Deve ser por isso que a minha prima, que tem cinco anos e vive longe, olha para as fotos, sorri e parece dizer: 'Cresce, que assim não posso brincar contigo!'

Já chegámos a casa e acho que vi uma gaivota no rio. Só as conhecia pela voz enquanto crescia na barriga da minha mãe. 

A minha avó já me visitou e dizia muita encantada: 'Que riqueza! Que maravilha'. Ouvi-a falar com a minha mãe sobre a Páscoa - que cada um vai passar em sua casa - e diziam que eu era o melhor que podia acontecer para a celebrar. E fiquei mais uma vez muito feliz por ter nascido.

A minha vida é ainda muito curtinha, mas  gostava de desejar a todos muito boa Páscoa! 

E a minha avó também!


18 comentários:

  1. Bonito texto. Amei ler!! :)
    -
    É preciso união... a esperança não acabou
    -
    Um excelente fim de semana de Páscoa, para todos, com; Saúde, Paz, Compreensão e muita Prudência, extensivo a todos os vossos familiares e amigos. Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Cidália!
    Uma Páscoa feliz para si e para a sua família.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Que ternurinha, Maria. Tive assim um loirinho que toda a gente ia visitar no berçário, diziam que era o bebé mais bonito que lá estava. Capaz de ser verdade, uma das minhas irmãs ainda hoje afirma cheia de certezas peremptórias, o bebé mais bonito que já vi na vida foi ele, era lindo. A mim encantou-me por ser o primeiro e inesperadamente loiro e de olho claro. Até aos nove meses não me deixou dormir, quase adoeci de exaustão. Mas era certo, se o punha sobre o peito, pele com pele, calava-se era como se sentisse que estava no ninho.
    Parabéns aos pais, vão aprender muito, fazer grandes modificações que na verdade não lhes vão custar assim tanto, os filhos abrem-nos a um amor altruísta e nem acredito que haja outro humanamente maior.
    Que maravilha de crónica, Maria. E que bom que não seja inventada e a gente saiba que a Páscoa vos trouxe o melhor presente e estão felizes. Parabéns a todos. Que o bebé goste deste mundo e venha a descobrir que é um ovo muito maior e mais surpreendente do que julga.
    Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Bea, até fiquei comovida com o seu comentário. Vou dizer à minha filha para o ler. Sim, é tudo verdade. O que o bebé via e ouvia, claro, que inventei, embora o que referi corresponda ao que poderia ver e ouvir.
    Deus queira que continue a dormir bem, porque imagino, Bea, o que é não poder dormir durante muito tempo.
    Também concordo que a vida muda muda mesmo muito com a chegada de um filho, e que o amor que nos traz não pode ser superado.
    O bebé, tanto do lado da mãe como do pai, tem pessoas com olhos azuis. Tenha ou não tenha,para nós é o 'menino mais bonito do mundo'!!!!
    Um abraço, Bea, e uma Páscoa muito feliz!

    ResponderEliminar
  5. Bem-vindo ao grande ovo, Pedrinho! Que aqui encontres todas as coisas boas que desejares!
    Eu cá estarei à espera de te ver. Brevemente e sem máscaras!
    És mesmo uma riqueza.Tão lindo!
    Obrigada. Boa Páscoa também para ti, para a mamã e para o papá.
    E, claro, para a nova vovó!

    Beijinhos da
    Clémie 🌷


    ResponderEliminar
  6. Obrigaaaada, Clémie. Eu já era, claro, mas agora bisei e estou muito contente. Tu bem sabes, porque a tua bonita conta já vai em três!
    Obrigada pelos votos.
    Páscoa feliz para todos vocês.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Gostei do texto, muito criativo (apesar de ter uma base real) e agradável de ler. Parabéns pelo talento.
    Bom fim de semana e uma Páscoa Feliz, dentro do possível, querida amiga Maria Dolores.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Jaime, pelas palavras. Isto de ser avó duas vezes dá uma ajudinha!!!!
    Abraço e uma Páscoa muito feliz

    ResponderEliminar
  9. Que bonito texto, Dolores! Fiquei a pensar nas sugestões da tia, sobretudo quanto ao tirar da máscara. Os bebés da nova era vão ter que ultrapassar uns obstáculos novos nesse seu envolvimento com o mundo. Mas que felicidade é sempre o nascimento de um bebé, sobretudo se muito desejado! E disso dá conta o teu texto. Beijo grande para todos, um especial para a mamã

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela visita e pelas palavras, Rosário. Que bom! Sim, mas o conselho foi tirar a máscara só de vez em quando!! Uma felicidade muito grande, como tu bem sabes. E contigo a felicidade foi logo duplicada!
    Beijinhos e uma Páscoa muito feliz.

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo novo membro da família, seu neto, pelo que percebi. Irmão da Clarinha do livro ou primo?
    Parabéns aos pais e a toda a família e que seja muito feliz. Um dia vai gostar de ler este texto que escreveu, de certeza!

    Beijinhos e muitas felicidades:))

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, Isabel. É primo da Clarinha. Nasceu da minha filha mais velha.
    Deus queira que goste e de outros que eu possa escrever.
    Beijinhos, Isabel, e uma Páscoa com muita saúde e muitas alegrias.

    ResponderEliminar
  13. Talvez o mais belo texto que li ultimamente na Bloga, a fazer-me lembrar um livro do Ian McEwan que adorei.
    Agradeço e retribuo, ao Pedrinho e à avó, os votos de Páscoa Feliz, com muita saúde, amor e alegria.
    Curiosidade: a única vez que me foi dado escolher o nome de uma criança, escolhi Pedro :-).

    Beijinho, Dolores.
    🌿🐇

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria, pelas palavras tão elogiosas. Até fiquei sem jeito. Obrigada também pela visita.
      Sim, também é Pedro. Foram os pais que escolheram e gosto muito.
      Beijinhos e uma Páscoa muito feliz e com muita saúde.

      Eliminar
    2. Nada a agradecer, Dolores, já a leio com gosto, há uns tempos, no blog da Isabel e depois no seu; hoje não resisti a comentar :-)

      Beijinhos e dias felizes!
      🌿🐣

      Eliminar
  14. E fiquei muito feliz, Maria. Que bom.
    Beijinhos e dias luminosos.

    ResponderEliminar
  15. Parabéns à avó, novo netinho está cheio de sorte com a avó que tem :)
    um beijinho e bom Domingo de Páscoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gábi. És muito querida.
      Beijinhos e bom finalzinho de Domingo de Páscoa.

      Eliminar