sábado, 14 de novembro de 2020

Casa - palavra dita, cantada, repetida...

 

A palavra 'casa', em dias de pandemia e de alguns confinamentos, é ouvida, dita, repetida...

para que o vírus não continue a propagar-se como tem acontecido nos últimos tempos.

Dizem os técnicos de saúde que temos mesmo de passar todo o tempo possível em casa.

Os apelos e as dúvidas fazem eco por toda a parte:

Fique em casa!

Não saia de casa!

Se transgredir as regras de confinamento, será conduzido a casa.

Quando se poderá sair de casa à vontade?

Estou farto de estar em casa!

Não me importo de ficar em casa, porque tenho sempre que fazer!

Com os miúdos em casa, não tenho sossego!

...

 

Procurei alguns poemas em que a palavra 'casa' surgisse escrita ou cantada. Partilho alguns exemplos de que gostei. 

Estou em casa e são raros os carros que passam na rua, bem mais silenciosa nesta tarde. Alguns irão, por certo, em direção a casa. 

Não sei é se vão a cantarolar: 'Ai que saudades eu tinha da minha alegre casinha...'


8 comentários:

  1. Ai, prefiro o vale, a montanha, o monte, qual cavaleiro monge, montado em cavalo de sombra! (Pronto... o poema também tem a palavra "casas", a par de prados, quinta, fonte).
    E Monserrate é tão lindo!

    https://carruagem23.blogspot.com/2009/03/poesiasom-e-vozes-em-pessoa.html

    Bom fim de semana.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é verdade. É maravilhoso. Quando puder, também o partilho. Obrigada pela boa sugestão.
      Continuação de tarde feliz! Em casa, é claro!
      Beijinho
      M.

      Eliminar
  2. Já para não lembrar a expressão 'quem casa, quer casa' 😊
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e não fui pelas expressões que, julgo, devem ser imensas. Deixou-me a ideia. Obrigada.
      Uma tarde feliz, em casa, naturalmente!
      M.

      Eliminar
  3. Concordo na íntegra. A palavra "CASA" deverá ser, atualmente, a palavra mais pronunciada pelos portugueses. Eu não digo que fico em casa. Eu digo que fico na minha "barraquinha", lol
    .
    Feliz fim de semana
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. E assim a casa ganha ainda mais afeto!
    Feliz fim de semana também!
    M.

    ResponderEliminar
  5. Da varanda avisto toda a terra e Gondomar é a minha casa.
    Clémie

    ResponderEliminar
  6. E também avistas o mar! E ainda mais em dias claros, julgo eu.

    Apetece parafrasear Vergílio Ferreira: "Da minha língua vê-se o mar".

    Um beijinho e uma tarde inspiradora, ainda que confinada.
    M.

    ResponderEliminar