terça-feira, 24 de novembro de 2020

Eu sei que se deve falar, mas...

 

Uma boa parte dos telejornais é preenchida com notícias covid-19. Não podemos ignorar o problema, é preciso falar dele, mostrar evidências de que pode trazer muitos perigos para as diferentes gerações e que temos mesmo de tomar precauções para evitar e não transmitir a doença.

Porém, ouvir falar do mesmo assunto vezes sem conta e em todos os canais simultaneamente também pode trazer cansaço, medo e desejo de fuga perante a gravidade da pandemia.

Não será por acaso que as esplanadas se enchem ao sábado e domingo de manhã, enquanto se pode estar fora de casa. A região norte de Portugal é das zonas europeias mais atingidas pela covid-19 e, aparentemente, as regras sanitárias são seguidas pela maior parte das pessoas. Serão mesmo? Então, o que se passa?

Em março, quando a doença começava a alastrar, eu também fiquei infetada. Tentei seguir as regras da DGS, como desinfeção de superfícies (até estraguei o teclado do computador), distanciamento social, lavagem das mãos com muita frequência, etc. e a cura foi em casa. Apesar de não ter sido muito grave, sentia muito cansaço se falasse durante uns minutos, a tosse demorou a passar e o olfato ficou muito reduzido. Naquela altura, só se tinha alta ao fim de dois testes negativos, como, felizmente, veio a acontecer após o primeiro teste positivo.

Ora, quem está ou não infetado e vive em casas pequenas, sem espaços exteriores onde possa respirar mais à vontade, ao ver tantos números, imagens de hospitais superlotados, pessoas a sofrer... escolhe alternativas para se desligar dessa realidade, o que também não é bom.

De facto, muito errado seria não se falar do assunto para fazer de conta que não existe (como fazia Trump). Não sou profissional de saúde nem comentadora, mas as imagens da comunicação social deviam ser repensadas, na minha opinião, de forma a serem mais pedagógicas e menos repetitivas e assustadoras. 

Felizmente que a vacina agora também é assunto recorrente. Ainda bem que a Ciência, também no âmbito desta descoberta, avançou ao longo destes meses para que a Humanidade também avance.


4 comentários:

  1. O covid-19 "nasceu" para matar. Não é brincadeira não. Não o respeitar é brincar com a própria saúde e saúde dos outros.
    .
    Saudação amiga

    ResponderEliminar
  2. Ficamos doentes só de tanta noticia ruim!
    --
    Sinto que a minha alma se solta ...
    -
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  3. É verdade. Claro que devemos estar informados, mas às vezes há demasiadas repetições.

    ResponderEliminar