Hoje,
a minha aula de Português do 11º ano foi diferente e ainda bem.
Assim
é mais fixe - disseram alguns alunos.
Pois, recorri a uma ferramenta cujo uso é
"proibido" na sala de aula - telemóveis.
Explico, então, o como e o porquê.
Estando a frequentar uma ação de formação - Diferenciação
pedagógca na sociedade de informção, online e offline, criei um blogue
para uso esccolar. Dei-lhe um título: Letras não são tretas.
Claro que tive de ter ajuda das formadoras e de colegas,
porque o wordpress não era, de modo nenhum, "a minha praia".
Criado o blogue - como é bom ver um produto "nosso"
- tinha de o utilizar nas aulas. Foi ontem, então, que passei à prática.
Na sala, só havia um computador e convidei os alunos a
utilizarem os seus telemóveis ou tablets. Ora, num universo de 27 alunos (um
estava a faltar), havia um tablet e uns 25 telemóveis com ligação à internet.
Partilhámos, visionando-os, os posts que eu já havia
colocado no blogue e passámos para a partilha de um trabalho sobre Os Maias
realizado muito recentemente.
Falei-lhes de algumas regras, da desilusão que seria se
fizessem um mau uso de todas as ferramentas disponíveis e que são
extraordinárias na nossa vida.
E houve a escrita de alguns textos e envio de mensagens.
Terei de corrigir muita coisa, mas, embora ainda esteja tudo
muito fresco, acho que houve mais "letras do que tretas", o que me
deu muita satisfação.
E quem passasse junto à sala veria o uso de um instrumento
proibido no Regulamento Interno,. mas, pelo sorriso empenhado dos alunos, logo
se veria que era por uma boa causa.
Assim o espero.